7 erros na gestão de pessoas que você NUNCA deve cometer na sua oficina

Erros na gestão de pessoas na oficina

Erros na gestão de pessoas na oficina podem comprometer seriamente os resultados. Separamos os principais para que você não sofra com eles. Confira agora.

A gestão de pessoas é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, e oficinas automotivas não são diferentes. 

Investir na gestão eficaz dos colaboradores não apenas melhora o ambiente de trabalho, mas também impacta diretamente na produtividade e qualidade dos serviços prestados.

Aliás, o que não faltam são estudos mostrando que equipes motivadas são mais produtivas e entregam resultados superiores. 

Neste conteúdo, listamos os erros mais comuns na gestão de pessoas na oficina e como evitá-los para garantir um ambiente de trabalho mais saudável e eficiente.

Erros na gestão de pessoas: por que é tão grave?

A gestão de pessoas na oficina é um pilar essencial para o bom funcionamento do negócio. Funcionários motivados não apenas cumprem suas tarefas, mas também contribuem para um ambiente de trabalho mais positivo. 

Equipes motivadas têm uma produtividade até 50% maior, e a qualidade do trabalho é significativamente superior quando comparada a equipes desmotivadas.

Ou seja, você faz a gestão dos funcionários, eles produzem mais e melhor, se sentem bem, clientes saem satisfeitos, voltam, e as vendas da oficina aumentam. Todo mundo ganha.

A gravidade em não se preocupar com gestão de pessoas está justamente em ignorar que são elas quem fazem o negócio dar certo no dia a dia, e por isso merecem atenção.

7 erros de gestão de pessoas na oficina que você não pode cometer

Não investir em gestão sempre custa caro. E cometer erros na gestão de pessoas na oficina não é diferente.

Listamos 7 equívocos que a maioria dos negócios comete. E que se você ainda comete, a partir de hoje será diferente. Veja abaixo:

1 – Não investir em treinamentos

Um erro comum é subestimar a importância do treinamento contínuo. Ignorar o desenvolvimento profissional pode levar a uma equipe desatualizada e ineficiente. 

Investir em cursos e workshops, especialmente sobre novas tecnologias e práticas de manutenção é crucial para manter a oficina competitiva no mercado.

Alguns assuntos que podem ser abordados para treinar funcionários são:

  • novidades sobre o mercado;
  • atualização sobre os processos internos;
  • uso de novas ferramentas e produtos;
  • cursos específicos para cada área (ex. atendimento ao cliente, funilaria, etc).

2 – Não compartilhar informações com a equipe

Manter a equipe no escuro em relação aos objetivos da oficina e aos resultados alcançados cria um ambiente de desconfiança. 

Você deve compartilhar informações relevantes para criar um senso de transparência, incentivando a colaboração e o comprometimento.

Envie comunicados, faça reuniões semanais, use um software de gestão para centralizar informações importantes e o que mais for necessário para manter todos por dentro das novidades.

3 – Não dar feedbacks

A ausência de feedbacks na oficina impede o desenvolvimento dos funcionários. Feedbacks construtivos fornecem orientação e reconhecimento, motivando a equipe a melhorar continuamente. 

Feedbacks mensais gerais e individualizados são essenciais para guiar a equipe.

4 – Não definir metas para todas as áreas

Cada área deve trabalhar por um motivo. Ou seja, para atingir uma meta que seja clara para todos. Esse é o papel do gestor.

Se você quer melhorar a gestão da sua oficina, precisa definir metas para saber se ela está avançando ou não. Algumas exemplos são:

  • número de clientes no mês;
  • número de retornos;
  • qualidade do atendimento ao cliente (NPS na oficina);
  • ROI;
  • dentre outros.

5 – Não ter processos internos bem definidos

Não dá para seguir no improviso, não é mesmo? Uma hora dá errado. Acredite.

A inexistência de processos bem definidos pode levar à confusão e ineficiência. Ter procedimentos claros simplifica as operações diárias, reduz erros e melhora a eficiência operacional.

6 – Não usar tecnologia no dia a dia

Ignorar o uso de softwares de gestão na oficina é um equívoco significativo nos dias de hoje. 

Isso porque as vantagens do software de gestão são inúmeras, como:

  • monitoramento de desempenho em tempo real;
  • otimização de processos internos;
  • automação de tarefas;
  • armazenamento seguro das informações;
  • e muitos outros.

Como complementar ao item 5, se o seu objetivo é melhorar a gestão da oficina de maneira geral, você precisa contar com uma ferramenta de gestão capaz de oferecer todas essas vantagens. 

7 –  Não reconhecer bons funcionários

Profissionais que não estão desempenhando conforme o esperado merecem feedback. Já aqueles que estão acima da média, merecem ser reconhecidos.

A falta de reconhecimento pode resultar em desmotivação. Reconhecer e recompensar o bom desempenho cria um ambiente positivo, incentivando os funcionários a se esforçarem mais.

Ofereça bonificações, folgas, cursos e afins para aqueles que estão fazendo um bom trabalho.

Um negócio de sucesso é sobre pessoas: não ignore a gestão de funcionários

A gestão de pessoas na oficina desempenha um papel crucial no sucesso do negócio. Evitar erros comuns, como falta de treinamento, comunicação deficiente e ausência de feedbacks, é essencial para promover uma cultura organizacional saudável e impulsionar a produtividade. 

Isso não apenas beneficia os funcionários, mas também contribui diretamente para o crescimento e sucesso da oficina automotiva.

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