Como aumentar as vendas na oficina em 5 passos práticos

Como aumentar as vendas na oficina

Você é daqueles que sempre pensa em como aumentar as vendas na oficina mas não sabe o que fazer e nem por onde começar? Então este conteúdo é para você. Confira agora.

Nosso mercado é naturalmente competitivo, logo, vender mais é um desafio. E, principalmente, uma questão de sobrevivência.

A busca por estratégias eficientes para aumentar o faturamento é um bom começo. Mas é preciso ir além, colocar tudo na prática.

Por isso, para acabar com a sua dor de cabeça, trouxemos neste texto 5 passos para você não só vender mais, mas também encantar seus clientes.

Continue a leitura e saiba mais.

Aumentar as vendas na oficina não é tão óbvio quanto parece

Para ter mais vendas, basta ir atrás de novos clientes, certo? Mais ou menos.

Muitas oficinas cometem um erro ao focar apenas na aquisição de novos clientes, mas acabam se esquecendo de algo super importante que contribui muito para o faturamento da oficina: a fidelização.

Pensa bem, se você tem um cliente fiel, ele não apenas retornará para comprar com você, como provavelmente irá indicar sua oficina para amigos e parentes. Ou seja, ele traz novas pessoas para o seu negócio.

Parece óbvio, não é mesmo? Mas muita gente ignora por aí. Infelizmente.

Aumentar as vendas vai além do simples fato de atrair consumidores. A fidelização, que impulsiona o ticket médio da oficina.

Como aumentar o faturamento da oficina?

Vamos à pergunta que não quer calar: como aumentar as vendas da oficina na prática e sem aquelas dicas que a gente vê por aí e que nem sempre trazem resultados?

Veja abaixo, separamos algumas que sem dúvidas irão te ajudar.

1 – Diferencie seu serviço

Oferecer um serviço diferenciado é o primeiro passo para conquistar a preferência dos clientes. E não se engane, aqui não estamos falando apenas de mão de obra de qualidade, existem muitas formas de se diferenciar.

Além de entregar um bom serviço ao cliente (óbvio), a sua oficina deve:

  • oferecer o que seus concorrentes não oferecem;
  • facilitar a comunicação com o cliente via canais digitais;
  • oferecer brindes, descontos e garantias;
  • dentre outros.

2 – Invista na qualidade e agilidade do serviço e atendimento

Guarde essa frase como um mantra: não empurre venda para o cliente, foque em resolver a sua dor.

Quando o cliente detecta um problema na roda do carro, vai até a oficina e chegando lá o responsável por atendê-lo também tenta vender reparos estéticos, troca de fluídos e afins, a venda pode até ser feita, mas o cliente se sente lesado e dificilmente retorna.

Então, um atendimento bom e ágil significa sempre focar em trazer soluções que o cliente precisa. Isso gera confiança e garante que ele volte ou indique a oficina.

3 – Invista em fidelização

Clientes fiéis não só retornam como indicam a sua oficina para amigos e parentes, lembra? 

Então, crie estratégias para deixá-los ainda mais satisfeitos. Algumas delas são cupons de descontos e brindes. Isso faz com que eles se sintam especiais e vejam vantagem em estar com você.

4 – Tenha um preço competitivo

Mapeie seus concorrentes e o poder aquisitivo dos moradores da região antes de precificar seus produtos.

Pensa assim, se você está em um lugar que procura por água, o seu ouro não é tão valioso assim, ainda que seja ouro.

Os preços da sua oficina precisam ser condizentes com a região em que ela está localizada e com o perfil de consumidores dela. Caso contrário, ou é barato demais e você prejudica sua margem de lucro, ou é caro e ninguém compra.

Para uma precificação assertiva, considere:

  • custo dos produtos/mão de obra;
  • despesas fixas;
  • margem condizente com o mercado/consumidor;
  • use um markup e uma margem de lucro.
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5 – Tenha uma gestão inteligente

Como você vai fazer tudo o que foi citado sem organização? Impossível. 

Por isso, investir na gestão da sua oficina é essencial para conseguir focar os esforços em fechar mais vendas. E, nesse caso, um software de gestão cai como uma luva, pois com ele você consegue:

  • automatizar processos burocráticos, como envio de mensagens para retornos dos clientes; pesquisas de satisfação e diagnósticos automotivos;
  • armazenar os dados dos clientes para uma comunicação personalizada e melhorar o atendimento;
  • ver em tempo real o faturamento e comparar períodos.

Vender mais na oficina é sobre qualidade de serviço e relacionamento com o cliente

Vender mais na sua oficina não se resume apenas a fechar negócios. É sobre proporcionar aos clientes uma experiência excepcional, desde o momento em que entram pela porta até a entrega do veículo. 

E para isso você deve investir na fidelização, oferecer um serviço diferenciado, criar uma relação de confiança, ter uma boa precificação e uma gestão eficiente e organizada.

Lembre-se de que o sucesso não acontece da noite para o dia e não há fórmula mágica. 

É a consistência nas práticas recomendadas que construirá uma reputação sólida para sua oficina no mercado automotivo. E, claro, as dicas deste conteúdo podem ser adaptadas à sua realidade.

Confira as vantagens do software de gestão e como ele contribui para o aumento do seu faturamento.

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