Ticket médio da oficina: saiba tudo sobre o assunto

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O ticket médio da oficina é um indicador importante para a sua saúde financeira! Saiba por que, como calculá-lo e confira dicas para aumentá-lo!

E se nós dissermos que nem sempre importa o tanto que você vende, mas sim o valor e a margem de lucro em cima da venda? Podem parecer coisas iguais na teoria, mas na prática são bem diferentes.

Pense, se dois estabelecimentos possuem R$10k de custo fixo, mas um tem o ticket médio de R$500,00 e o outro de R$200,00, qual consegue se manter com mais facilidade? Pois é. Esse é o ponto.

Então, veja neste conteúdo tudo sobre ticket médio da oficina!

O que é ticket médio da oficina?

O ticket médio da oficina é também conhecido como valor médio de compra, uma métrica usada para calcular a média de gastos dos clientes em cada compra única.

Ou seja, se cada cliente gasta, em média R$1k toda vez que vai à sua oficina, esse é o seu ticket médio.

Como calcular ticket médio

Para calcular o ticket médio, basta dividir a receita total gerada pelas vendas pelo número de transações realizadas dentro de um determinado período de tempo. 

Ticket Médio = Faturamento ÷ Vendas

Por exemplo, se sua oficina vendeu R$10.000,00 em um mês e teve um total de 40 vendas nesse período, o ticket médio seria de R$250,00.

Então, para calcular o ticket médio da sua oficina, divida o valor de faturamento em um período pelo número de compras feitas.

7 dicas para aumentar o ticket médio da oficina

Todo mundo quer mais lucratividade e rentabilidade, isso é um fato. Nem sempre é fácil, mas existem algumas medidas que contribuem com o aumento do ticket médio na oficina. 

Veja abaixo algumas delas:

1 – Ofereça serviços adicionais

Se sua oficina é especializada em reparos automotivos, ofereça também alguns produtos ou serviços que podem incentivar os clientes a gastarem mais. Por exemplo:

  • limpeza interna;
  • polimento;
  • troca de óleo;
  • alinhamento e balanceamento;
  • freios (troca de pastilhas ou do fluido);
  • conjunto de embreagem;
  • suspensão (amortecedores, bandejas, buchas ou batentes)
  • reposição de controles e botões do painel e portas.

2 – Pacotes de serviços

Crie pacotes de serviços que incluam uma combinação de serviços por um preço promocional. 

Por exemplo, um pacote de manutenção que inclua a troca de óleo, filtro de ar e verificação de fluidos. Esses pacotes podem atrair os clientes, pois eles perceberão um valor maior por um preço mais atrativo.

Mas sempre analise bem os custos totais e se o faturamento com a venda do pacote realmente irá trazer lucro ou prejuízo.

3 – Upselling de peças e acessórios

Upsell é uma técnica de vendas usada para aumentar o ticket médio dos clientes por meio do oferecimento de uma opção mais completa.

Nesse caso, ao realizar reparos ou manutenção, sugira peças de reposição de qualidade superior ou acessórios relevantes para o veículo do cliente. Explique os benefícios e o impacto positivo que essas peças ou acessórios podem ter no desempenho ou na vida útil do veículo

4 – Programa de fidelidade

Implemente um programa de fidelidade para incentivar os clientes a retornarem à oficina. 

Por exemplo, ofereça descontos progressivos com base no número de visitas ou um sistema de pontos que podem ser trocados por serviços gratuitos ou descontos. Isso não apenas aumentará a satisfação e fidelidade do cliente, mas também incentivará gastos adicionais para acumular benefícios.

5 – Venda sugerida

Treine sua equipe para fazer vendas sugeridas durante o atendimento aos clientes. Por exemplo, se um cliente está trazendo o veículo para um reparo específico, sugira a verificação de outros componentes relacionados que possam precisar de manutenção.

Essa abordagem proativa pode ajudar a identificar oportunidades de vendas adicionais e aumentar o valor total do serviço. Só tome cuidado para não virar uma empurroterapia! 

6 – Ofertas e promoções

Realize promoções sazonais ou ofertas especiais para incentivar os clientes a gastarem mais. Isso pode incluir descontos em serviços específicos, ofertas de “compre um e ganhe outro” ou descontos em serviços combinados.

Divulgue essas promoções por meio de anúncios nas redes sociais da oficina, como Instagram, Facebook, e-mails marketing ou até mesmo em banners dentro da oficina.

7 – Aumente o mix de produtos

O mix de produtos é uma estratégia baseada em expandir o seu catálogo de produtos para aumentar as opções para o cliente, o que automaticamente gera oportunidades de vendas.

Para isso, inclua no seu estoque produtos que tenham ligação não só com os serviços que você oferece, mas também com as necessidades dos mais diferentes perfis de clientes.

Agora que você já sabe tudo sobre ticket médio e como aumentá-lo, veja como passar corretamente o orçamento para cliente na oficina e feche mais vendas.

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