O mix de produtos é uma das principais estratégias utilizadas pelas empresas para se manterem competitivas no mercado. Saiba tudo sobre o assunto!
Você entra em um hipermercado para comprar comida e ao ver uma cadeira exposta se lembra que a da sua casa precisa ser trocada.
Pois bem, despesa do mês finalizada, carrinho cheio. Você caminha até o departamento em que as cadeiras estão, escolhe as que deseja e vai pro caixa.
O que aconteceu aqui? Você gastou mais dinheiro e o mercado aumentou o faturamento. Essa é a lógica do mix de produtos! Continue a leitura e saiba mais.
O que é mix de produtos?
O mix de produtos é a combinação de produtos e serviços que uma empresa oferece ao seu público-alvo e é composta por diversas variáveis.
Esse mix geralmente é pensado como “produtos diferentes mas do mesmo universo” (exemplo do mercado no começo do texto).
O seu objetivo é oferecer ao cliente uma ampla variedade de produtos e serviços que atendam às suas necessidades e desejos. O que, no fim, aumenta a lucratividade da oficina.
Qual é a importância do mix de produtos na oficina?
O mix pode ser uma estratégia inteligente para a sua oficina. Quando você oferece uma ampla variedade de produtos e serviços, é possível atender a uma base maior de clientes, aumentar sua participação de mercado e se diferenciar da concorrência.
Além disso, um mix de produtos e serviços bem definido pode contribuir para o aumento da fidelidade do cliente e da rentabilidade do negócio.
Sem contar que, do ponto de vista financeiro, o mix permite sua oficina aumentar o ticket médio, aumentar o faturamento e, consequentemente, melhorar a lucratividade.
Como definir o mix de um negócio?
A definição do mix de produtos de um negócio deve levar em consideração diversos fatores, tais como:
- análise do segmento de mercado: é importante identificar as tendências e necessidades do mercado, bem como as características dos clientes que são atendidos por ele;
- identificação do perfil do cliente: saiba quais são os desejos do seu cliente, bem como suas preferências em relação a produtos e serviços;
- análise da concorrência: quais produtos seus concorrentes vendem no mix deles? quais são seus preços e opções de pagamentos? Como eles divulgam isso? É importante ter isso mapeado;
- definição da capacidade produtiva: avalie a capacidade de produção de cada produto, bem como a capacidade de armazenamento e distribuição. Às vezes não compensa ter o produto no estoque.
Vantagens do mix de produtos e serviços
Normalmente, uma oficina que tem um mix bem desenvolvido tem as seguintes vantagens em relação àquelas que não têm:
- aumento de faturamento;
- fidelização do cliente;
- diferenciação da concorrência;
- aumento da satisfação do cliente;
- maior participação de mercado e promoções na oficina.
Ou seja, a sua oficina só tem a ganhar quando trabalha bem esse mix! Você consegue se destacar e constrói uma boa reputação no mercado. Afinal, sua oficina é vista como uma empresa antenada nas novidades e que preza pela satisfação dos clientes.
Mas vale lembrar que não adianta nada ampliar o seu mix de produtos ou serviços, sem garantir a qualidade deles também. Então planeje bem antes de incluir um novo item no seu estoque ou acrescentar novo serviço de revisão.
Assim, adotar o mix de produtos e serviços é uma excelente forma de aumentar as vendas. Inclusive, é uma estratégia segura para o ROI da sua oficina. Saiba mais sobre o assunto e como ele pode te ajudar a crescer!
