Você sabe como fazer promoções na oficina, como vender seus produtos, serviços e aproveitar as oportunidades do mercado? Confira agora o que você deve fazer para ter sucesso e um bom faturamento da sua oficina mecânica.
Divulgar o seu negócio é algo muito importante para que as pessoas tenham conhecimento sobre ele e para comprarem com você. Além disso, ações bem planejadas contribuem diretamente para a margem de lucro da oficina mecânica e ajudam a movimentar produtos e serviços que não estão girando no seu estoque.
Agora, por onde começar, quais estratégias adotar e como utilizar o calendário a favor do lucro da oficina mecânica? Leia ao longo deste conteúdo!
A base de uma estratégia de marketing para oficina
O marketing para oficina deve ser orientado por dados demográficos e vários outros, importados por meio de diferentes canais. Um exemplo de como obter esses dados é aproveitando ao máximo as ferramentas e estratégias gratuitas disponíveis no mercado.
Ferramentas como o Instagram Insights ou Google Analytics são ótimas aliadas. Elas oferecem vários dados interessantes como melhores horários para publicações, análise de público, região e vários outros.
Para ainda mais eficiência, um sistema para oficina mecânica grátis por 7 dias pode centralizar informações e automatizar campanhas de marketing, economizando tempo e evitando erros.
Uma outra opção é realizar pesquisas com os próprios clientes da sua oficina. Existem diversas metodologias simples para executar.
Crie um formulário e utilize o CRM integrado ao sistema para oficina mecânica e ao software de gestão para fazer um disparo automatizado. Ele irá ajudar a economizar tempo e evitar falhas nesse processo.
Isso tudo faz parte da dinâmica necessária para identificar e criar ações e estratégias para melhor alcançar os resultados na sua oficina.
Depois dos dados, o que fazer?
Há muitos fatores a serem considerados ao planejar uma divulgação, como:
- produtos e serviços oferecidos pela oficina;
- persona (perfil de cliente ideal);
- localização da oficina;
- orçamento para divulgação.
Alguns negócios optam por anunciar somente durante determinadas temporadas ou meses do ano. Por exemplo, os varejistas podem anunciar pesadamente durante as festas de fim de ano ou nos períodos de vendas de volta às aulas.
Outros podem optar por anunciar durante todo o ano, mas aumentar o orçamento da oficina durante os períodos de pico. De qualquer forma, é importante planejar cuidadosamente cada ação de divulgação, sempre alinhando com a realidade da sua oficina.
Com base nisso, você pode definir promoções focadas em períodos específicos ou criar campanhas contínuas, sempre alinhadas à margem de lucro da oficina mecânica.
Fábio Moraes, CEO da Ultracar, tem um curso completo sobre gestão da oficina, uma parceria com o pessoal da MTE-Thomson. Vale muito a pena conferir, pois ele irá te ajudar a entender melhor o seu negócio, possibilitando identificar alguns números essenciais para te ajudar em novas ações na oficina.
Assista o Curso Administrando Sua Oficina na Prática.
Quais são as datas sazonais para gerar ideias de divulgação?
As datas sazonais são marcadas por períodos temporários, como Natal, Réveillon e afins. Campanhas sazonais são uma das maneiras mais eficazes de elevar o faturamento da sua oficina mecânica. Aqui estão algumas datas estratégicas para o setor:
- Dia Mundial do Consumidor (15 de março)
- Dia do Automóvel (13 de maio)
- Black Friday (25 de novembro)
- Cyber Monday (29 de novembro)
- Natal (25 de dezembro)
- Outros.
Existem alguns calendários disponíveis na internet que mostram datas do ano inteiro. Eles irão te ajudar no planejamento para ações internas (com funcionários da oficina) e externas como ações e estratégias com o foco em vendas.
Além disso, no sistema para oficina mecânica e automotiva da Ultracar nós criamos um modelo simples de calendário de postagem. Você pode aproveitá-lo para criar uma organização de publicações das redes sociais da sua oficina automotiva.
Faça o download gratuito do Modelo de Calendário de Postagem!
Como divulgar minha oficina?
Instagram para oficina, investir na fachada, distribuir panfletos e anunciar na internet são recursos que não só podem como devem ser usados, mas é preciso ir além. Ou melhor, é como dizem, “fazer o básico bem feito”.
Todos esses recursos são poderosos, mas o relacionamento com o dono do carro por meio do pós-venda, criar planos de fidelidade e promoções para clientes fiéis é um enorme diferencial.
Algumas medidas que você pode adotar para divulgar sua oficina naturalmente são:
- Redes sociais: anuncie suas promoções no Instagram, Facebook e WhatsApp. Aproveite as ferramentas pagas para impulsionar as publicações e alcançar mais pessoas;
- Fachada da oficina: um bom visual chama a atenção de quem passa por perto. Invista em banners e materiais impressos;
- Brindes e descontos: crie ações especiais, como descontos para clientes recorrentes ou brindes após um certo número de visitas;
- Pós-venda eficiente: mantenha contato com seus clientes para medir a satisfação e oferecer promoções personalizadas;
- Sistema de fidelidade: ofereça benefícios exclusivos para clientes fieis, incentivando o retorno contínuo.
Um sistema para oficina mecânica ou um CRM integrado são ferramentas essenciais para gerenciar essas estratégias, mantendo o controle dos clientes participantes.
A principal maneira de aumentar a receita da oficina é garantir que seus clientes retornem e, mais do que isso, indiquem os seus serviços e produtos a amigos e parentes. Assim, se tem um aumento da clientela a um custo de aquisição zero.
Promoções na oficina: por que elas são tão importantes
As promoções na oficina são uma maneira de fazer as pessoas perceberem valor nos seus produtos e/ou serviços, impactando diretamente no lucro da oficina mecânica e na sua competitividade no mercado.
Você também pode aproveitar esses momentos para divulgar novos serviços, aumentar a saída de um produto que esteja preso no estoque, além de outras estratégias para promover os diferenciais da sua oficina.
As promoções são também grandes oportunidades de mercado, ainda mais se aliadas a um contexto, como os períodos sazonais e ações de divulgação visando fidelização e atração de novos clientes.
Seja qual for a estratégia que você decida utilizar, não deixe de fazer sempre com base nos números da sua oficina, como a margem de lucro da oficina mecânica. Eles são fundamentais para te orientar até onde e como ir.
Eleve o sucesso da sua oficina com promoções estratégicas
Promoções bem executadas, aliadas a uma boa gestão, ajudam a responder à pergunta que muitos donos de oficina fazem: “quanto fatura uma oficina mecânica?”
A resposta varia conforme o tamanho da operação, a qualidade do atendimento e as estratégias aplicadas. No entanto, utilizar ferramentas modernas, como um sistema para oficina mecânica grátis por 7 dias, pode transformar o desempenho da oficina, aumentando a eficiência e otimizando os resultados financeiros.
É sempre possível aproveitar diversas ações, porém elas devem ser analisadas e planejadas conforme a realidade de cada negócio. Agora, conte para a gente. Qual ação você já fez na sua oficina? Conseguiu ter bons resultados?Seu feedback com certeza irá ajudar outras oficinas. E não se esqueça, se gostou deste conteúdo, não deixe de compartilhar com os amigos! Invista em promoções e veja como suas vendas e lucro da oficina mecânica podem decolar!