O marketing para oficina é uma maneira de atrair o cliente certo e no melhor momento até você. Mas por onde começar e quais são as principais estratégias? Descubra agora!
Confesse, quantas vezes você ouviu por aí “tal negócio fez uma ótima jogada de marketing” e ficou pensando: “ótimos resultados, mas como ele conseguiu tudo isso?”, pois é. O nome disso é estratégia!
Quando se fala em captação e fidelização de clientes e automaticamente sucesso nas vendas, é natural que se pense na aplicação de alguma ideia genial ou jamais vista, mas acredite, tudo isso só acontece quando se trabalha com dados precisos e objetivos bem definidos.
Então, já fique ciente: marketing é sobre agir estrategicamente e não apenas de forma criativa. Continue a leitura deste conteúdo e saiba por onde começar!
Qual a importância do marketing para oficina?
A importância do marketing para oficina está muito além da divulgação, o que é fundamental, mas envolve também a maneira com que o negócio se comporta no mercado, enxerga oportunidades e apresenta soluções.
Ou seja, é impossível ignorar os 4Ps do marketing. São eles:
- produto: aqui você define quais serviços sua oficina irá vender e como eles podem ser úteis aos clientes, quais necessidades eles satisfazem, como serão entregues, como irão se mostrar diferentes, dentre outros pontos;
- preço: você já sabe tudo sobre o seu produto, agora é hora de precificá-lo. Saiba quanto você gasta para fazer o serviço, o valor que o mercado cobra sobre ele normalmente, analise seus concorrentes e defina uma margem de lucro para oficina que corresponda a isso;
- praça: nada mais é que a localização da sua oficina. Defina onde ela será montada, se o local escolhido é acessível, cheque se existem muitos concorrentes na região e afins;
- promoção: aqui você pensa em maneiras de promover a sua oficina para o público e quais são as melhores formas de divulgá-la no mercado.
Começando o marketing para oficina mecânica
Perfeito, você já conhece o conceito básico sobre os 4Ps do marketing, agora é hora de partir para a parte prática. Vale dizer que uma estratégia de sucesso depende de uma série de fatores sobre o negócio, seu segmento e não existem fórmulas mágicas.
Contudo, um ponto de partida para ter êxito no marketing para oficina mecânica é:
1 – Definição de persona
A persona para oficina é o perfil semi-fictício de cliente ideal baseado em dados demográficos, como idade, localização, poder aquisitivo, estilo de vida, hábitos de compra, grau de instrução, dentre outros. Na verdade, quanto mais informações você tiver, melhor.
A persona é uma referência para você se comunicar com o cliente certo e que se adequa aos 4Ps da oficina.
Para estruturá-la existem duas opções: a primeira é entrevistar seus clientes atuais e analisar as informações que eles possuem em comum e, a outra, é fazer uma pesquisa com os compradores dos seus concorrentes.
2 – Definição de objetivos
Por que investir em marketing para oficina mecânica? Captação? Retenção e satisfação de clientes? Mostrar a sua marca para o mercado? Todos esses são resultados de uma estratégia consistente.
Entretanto, é preciso definir quais objetivos você deseja alcançar antes de investir em marketing, incluindo o orçamento disponível para campanhas e o retorno que se espera delas.
3 – Pesquisa de mercado
Mapeie quais são as principais empresas do mercado, como elas se comunicam e se comportam, quais canais de comunicação investem e qual perfil de cliente, funcionários e fornecedores elas possuem.
Aqui você consegue visualizar pontos positivos dos concorrentes, aplicá-los aplicados na sua oficina e mapear os erros que eles cometem a fim de não fazer o mesmo.
Pronto para iniciar sua estratégia de marketing? Então comece agora mesmo e descubra também o que você precisa fazer para ter uma oficina rentável!