Separamos ferramentas gratuitas para oficina que vão dar um boom no seu marketing! Leia este conteúdo e descubra quais são elas e como usá-las.
Se você gerencia uma oficina, sabe que o marketing é muito importante para atrair e manter clientes. Afinal, sem isso, o dinheiro não entra.
E a boa notícia que temos é que, no mundo digital de hoje, existem diversas ferramentas gratuitas que podem ajudar a impulsionar sua estratégia de marketing.
Quer saber quais são? Continue a leitura deste conteúdo e veja as ferramentas que separamos, como usá-las e os benefícios dela no dia a dia.
Ferramentas gratuitas para oficina pensando em marketing: são uma boa?
Bom, esse é o momento em que alguém, desconfiado, fala algo como: “se existe uma versão paga, ou gratuita, não é boa”. Mas não é bem assim.
A princípio, as ferramentas gratuitas para oficina ajudam a reduzir custos, permitindo que você aloque mais recursos para outras áreas do seu negócio.
Outro ponto importante é que essas ferramentas são feitas para serem acessíveis e fáceis de usar, mesmo para iniciantes. Ou seja, facilita e muito o marketing da oficina.
Sem mais delongas, vamos às ferramentas!
1. Canva: Design de conteúdo visual e fácil
Primeiramente: só não gosta do Canva quem nunca usou.
Ele é uma ferramenta gratuita e intuitiva para criar materiais de marketing visualmente atraentes.
Com uma variedade de modelos prontos, você pode criar facilmente banners, posts para redes sociais e outros conteúdos visuais sem precisar de experiência em design gráfico.
Tudo já está “pré-montado”, basta você ajustar o layout de acordo com sua preferência.
Então, se você está iniciando os trabalhos de marketing na sua oficina automotiva, aproveite essa ferramenta. Ela irá te ajudar a divulgar seus produtos, serviços com layouts bem profissionais.
2. Mailchimp: E-mail Marketing eficiente
O Mailchimp é uma plataforma de e-mail marketing que oferece uma versão gratuita para pequenas empresas.
Com ela, você pode criar listas de contatos, enviar newsletters personalizadas e acompanhar métricas importantes, como taxas de abertura e cliques.
É uma maneira eficaz de manter contato com os clientes da oficina e promover serviços e ofertas especiais da sua oficina.
Contudo, se você já utiliza o sistema de gestão Ultracar, aproveite o seu CRM para criar estratégias de disparos de e-mail. Ele irá te ajudar a realizar o pós-venda, manter o relacionamento próximo com o cliente da sua oficina e até atrair um novo público.
Tudo vai depender de como irá realizar sua estratégia.

3. Google Meu Negócio: Aumente sua visibilidade online
O Google Meu Negócio é uma ferramenta essencial para qualquer empresa local, incluindo oficinas. Ao criar uma listagem gratuita da sua oficina no Google, você pode garantir que ela seja exibida nos resultados de pesquisa locais e no Google Maps.
Isso ajuda os clientes e potenciais clientes a encontrarem facilmente sua oficina e fornece informações importantes, como horário de funcionamento, endereço e avaliações de clientes.
Para começar, basta acessar a página Google Meu Negócio, clicar em “gerenciar agora” e realizar seu login.
Importante: esse login é o mesmo do Gmail, então caso ainda não tenha, é só criar um acesso seguindo as instruções da página.
4. Hootsuite: Gerenciamento de redes sociais descomplicado
O Hootsuite é uma plataforma de gerenciamento de redes sociais que permite programar postagens, monitorar menções da sua marca e analisar o desempenho das suas redes sociais, tudo em um só lugar.
Com a versão gratuita, você pode gerenciar até três perfis sociais, o que é perfeito para promover seu negócio nas principais redes sociais, monitorar os posts do Instagram da oficina e muito mais.
Por outro lado, é importante lembrar que utilizando o Instagram com o perfil cadastrado como business, a própria plataforma oferece dados práticos de análise como principal idade e sexo dos seus seguidores, cidade, preferência de conteúdo, melhor horário para postagens e muito mais!
5. Google Analytics: analise o desempenho do seu site
Por fim, o Google Analytics é uma ferramenta poderosa para entender como os visitantes interagem com o seu site. Com ele, você pode acompanhar métricas como:
- tráfego de site;
- tempo de permanência;
- origem do tráfego;
- páginas mais acessadas;
- faturamento.
Essas informações são essenciais para melhorar sua estratégia de marketing online e garantir que seu site esteja atraindo e convertendo clientes para sua oficina.
Então, se sua oficina automotiva possui um site, não deixe de acompanhar o seu analytics.
Agora você já tem as ferramentas: hora de fazer o seu marketing para oficinas acontecer
Com essas cinco ferramentas gratuitas de marketing, você pode fortalecer sua presença online, atrair novos clientes e manter os existentes engajados com sua oficina.
Experimente essas ferramentas e descubra como elas podem impulsionar sua estratégia de marketing de forma eficaz e econômica.
Comece agora o seu plano de marketing para oficinas e use todo o potencial das ferramentas que recomendamos.
Agora, contudo, se você já consegue investir um pouco mais no marketing da sua oficina não deixe de buscar o apoio de uma empresa boa especializada. Vale super a pena!
Gostou do conteúdo? Então, deixe seu comentário e compartilhe com os colegas.