Diagnóstico automotivo: por que vale a pena cobrar por este serviço

diagnóstico automotivo por que cobrar

O diagnóstico automotivo é o início de um trabalho técnico dentro da oficina. Saiba por que vale a pena cobrar por esse serviço.

Imagine o seguinte cenário: um possível cliente encosta o carro na oficina porque está ouvindo um “barulhinho” na roda dianteira esquerda. 

Ele conta o que está acontecendo, dá ideias sobre como isso pode ser consertado e pede para você dar uma olhada.

Mais um dia de trabalho. Até aí tudo bem. Após checar o veículo você dá o diagnóstico, cobra por isso e passa o orçamento do conserto separadamente.

E aí, isso está certo ou errado?

Essa conduta divide opiniões, mas continue a leitura deste conteúdo e saiba por que vale a pena cobrar pelo diagnóstico automotivo!

A importância do diagnóstico automotivo

Como mencionado no início, o diagnóstico automotivo é o início do trabalho na oficina.

Pensa bem, o fato de “dar uma olhadinha” no carro já significa que o serviço está sendo executado. Afinal, a solicitação do cliente está sendo atendida.

Empresários de primeira viagem possuem essa dúvida com muita frequência ao montar oficina mecânica e, claro, cobrar o diagnóstico não é uma regra, mas uma política aceitável de um comércio.

Além disso, definir um valor a ser pago pela checagem do veículo é importante para não perder o tempo investido naquela tarefa. Até porque, o cliente pode descobrir o que há de errado com o veículo e fechar negócio em outro lugar.

Por que vale a pena cobrar o diagnóstico automotivo

Precificação na oficina é assunto sério e muito delicado para os gestores. Isso porque nem sempre se sabe ao certo qual o preço ideal dos produtos, serviços e afins.

Então, aqui temos o primeiro ponto: tenha muito cuidado durante esse processo. Uma boa dica é utilizar o markup para oficinas.

Sobre o diagnóstico, é importante que ele seja cobrado pelos seguintes motivos:

  • a mão de obra está sendo executada;
  • um funcionário está dedicando tempo (e deverá ser pago) para aquela tarefa;
  • a análise requer experiência/treinamento, ainda que seja rápida ou simples;
  • o diagnóstico é essencial para o faturamento da oficina, pois direciona o cliente.

Não cobro o diagnóstico na minha oficina: como posso recuperar esse valor?

Como dito ao longo deste artigo, não há certo ou errado quando o assunto é cobrar pelo diagnóstico automotivo, embora seja uma política completamente aceitável.

Caso você não queira vender o diagnóstico “avulso”, é possível criar uma condição promocional que funciona da seguinte maneira: o cliente que fechar o conserto, não pagará pela análise inicial do veículo.

Esse tipo de ação costuma dar certo, mas exige um bom planejamento financeiro.

Está pronto para implementar este modelo na sua oficina? Assista a este vídeo e saiba tudo sobre o diagnóstico veicular!

Um pouco sobre a Ultracar

Nos siga nas redes sociais

Últimos posts

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gostou do post? Deixe aqui seu e-mail para receber nossas novidades