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Feedback na oficina: conheça sua importância e dicas para implementá-lo corretamente

feedback na oficina

O feedback é uma maneira de garantir que os funcionários se mantenham motivados e produtivos! Conheça a importância deste tema e como aplicá-lo na oficina corretamente.

Qual foi a última vez que você deu a um funcionário orientação individual sobre o trabalho em que ele estava executando e o comportamento dele no dia a dia? Pois, pode ser até que essa pergunta tenha soado “estranha” de tão distante que sua realidade atual está dela.

Mas, acredite, este acompanhamento não é “estranho” e muito menos perda de tempo. Esse hábito pode fazer com que a sua oficina melhore o trabalho que ela oferece continuamente.

Então, saiba o que significa feedback na prática, sua importância e confira dicas para implementá-lo!

O que é feedback?

O feedback nada mais é que uma atividade fundamental para a gestão de pessoas na oficina, pois por meio de um acompanhamento técnico e orientações pontuais sobre o trabalho e comportamento de um funcionário, é possível instruí-lo acerca dos pontos que devem ser melhorados.

Essa conversa será baseada em dados de produtividade e padrão de comportamento. Assim, se tem três tipos de feedbacks:

  • feedback positivo: enaltece as qualidades daquele funcionário e seus bons feitos;
  • feedback negativo: traz pontos que precisam ser corrigidos imediatamente;
  • feedback construtivo: a conversa é baseada em direcionamentos sobre atitudes que podem ser melhoradas e as que devem ser mantidas.

Quais as vantagens do feedback na oficina?

Vale dizer que o comportamento dos colaboradores é determinado no regimento interno da oficina. Ou seja, todos devem saber o que pode ou não ser feito no dia a dia.

Ainda assim, é natural que alguns tenham atitudes indevidas, e é aí que entra o feedback na oficina, que traz os seguintes benefícios:

  • colaboradores mais engajados;
  • melhoria do trabalho/comportamento;
  • correção de pontos fracos;
  • melhoria da comunicação interna.

Como dar feedback corretamente?

O feedback, como você já conferiu até aqui, deve ser baseado em dados, seja para promover ou demitir um funcionário. Portanto, você só deverá dar um feedback positivo ou negativo a um colaborador se tiver certeza sobre o seu desempenho e conseguir comprovar os argumentos usados.

Sendo assim, algumas dicar para dar bons feedback na oficina são:

1 – Defina uma periodicidade

Para o feedback ser profundo e assertivo, ele não pode ser feito a todo instante. Então, defina uma data para tal. Quinzenais e mensais são as mais comuns.

Assim você pode se preparar para as conversas, bem como os funcionários.

2 – Traga dados para a conversa

Principalmente em feedbacks negativos, sempre tenha os dados como base para sustentar a conversa.

Por exemplo, em vez de falar para um colaborador que ele sempre chega atrasado e isso atrapalha sua produtividade, você pode imprimir sua folha de ponto, destacar em quais dias houve atraso e perguntar o motivo.

Depois disso, cabe a orientação para se atentar ao horário.

3 – Nunca ignore o feedback positivo

O feedback positivo não é só “elogiar”. Ele é fundamental para manter o funcionário motivado e no caminho certo.

Acredite, falar o “óbvio” não é perda de tempo, mas sim mostrar que você se importa com o que acontece.

De maneira geral, o feedback é essencial para a oficina crescer e fazer com que os colaboradores se sintam parte importante dela. Esse inclusive é um dos segredos para oferecer um serviço de qualidade e encantar os clientes.

Você já sabe a importância da gestão de pessoas, agora descubra o que é preciso para montar uma oficina mecânica!

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