O feedback é uma maneira de garantir que os funcionários se mantenham motivados e produtivos! Conheça a importância deste tema e como aplicá-lo na oficina corretamente.
Qual foi a última vez que você deu a um funcionário orientação individual sobre o trabalho em que ele estava executando e o comportamento dele no dia a dia? Pois, pode ser até que essa pergunta tenha soado “estranha” de tão distante que sua realidade atual está dela.
Mas, acredite, este acompanhamento não é “estranho” e muito menos perda de tempo. Esse hábito pode fazer com que a sua oficina melhore o trabalho que ela oferece continuamente.
Então, saiba o que significa feedback na prática, sua importância e confira dicas para implementá-lo!
O que é feedback?
O feedback nada mais é que uma atividade fundamental para a gestão de pessoas na oficina, pois por meio de um acompanhamento técnico e orientações pontuais sobre o trabalho e comportamento de um funcionário, é possível instruí-lo acerca dos pontos que devem ser melhorados.
Essa conversa será baseada em dados de produtividade e padrão de comportamento. Assim, se tem três tipos de feedbacks:
- feedback positivo: enaltece as qualidades daquele funcionário e seus bons feitos;
- feedback negativo: traz pontos que precisam ser corrigidos imediatamente;
- feedback construtivo: a conversa é baseada em direcionamentos sobre atitudes que podem ser melhoradas e as que devem ser mantidas.
Quais as vantagens do feedback na oficina?
Vale dizer que o comportamento dos colaboradores é determinado no regimento interno da oficina. Ou seja, todos devem saber o que pode ou não ser feito no dia a dia.
Ainda assim, é natural que alguns tenham atitudes indevidas, e é aí que entra o feedback na oficina, que traz os seguintes benefícios:
- colaboradores mais engajados;
- melhoria do trabalho/comportamento;
- correção de pontos fracos;
- melhoria da comunicação interna.
Como dar feedback corretamente?
O feedback, como você já conferiu até aqui, deve ser baseado em dados, seja para promover ou demitir um funcionário. Portanto, você só deverá dar um feedback positivo ou negativo a um colaborador se tiver certeza sobre o seu desempenho e conseguir comprovar os argumentos usados.
Sendo assim, algumas dicar para dar bons feedback na oficina são:
1 – Defina uma periodicidade
Para o feedback ser profundo e assertivo, ele não pode ser feito a todo instante. Então, defina uma data para tal. Quinzenais e mensais são as mais comuns.
Assim você pode se preparar para as conversas, bem como os funcionários.
2 – Traga dados para a conversa
Principalmente em feedbacks negativos, sempre tenha os dados como base para sustentar a conversa.
Por exemplo, em vez de falar para um colaborador que ele sempre chega atrasado e isso atrapalha sua produtividade, você pode imprimir sua folha de ponto, destacar em quais dias houve atraso e perguntar o motivo.
Depois disso, cabe a orientação para se atentar ao horário.
3 – Nunca ignore o feedback positivo
O feedback positivo não é só “elogiar”. Ele é fundamental para manter o funcionário motivado e no caminho certo.
Acredite, falar o “óbvio” não é perda de tempo, mas sim mostrar que você se importa com o que acontece.
De maneira geral, o feedback é essencial para a oficina crescer e fazer com que os colaboradores se sintam parte importante dela. Esse inclusive é um dos segredos para oferecer um serviço de qualidade e encantar os clientes.
Você já sabe a importância da gestão de pessoas, agora descubra o que é preciso para montar uma oficina mecânica!