A gestão de pessoas contribui para o desenvolvimento da sua oficina por meio da produtividade, alinhamento e delegação de tarefas! Quer saber como implementá-la e seus benefícios? Leia este conteúdo!
O grande erro da maioria das oficinas é trabalhar de maneira engessada, sem processos bem definidos e achar que só é preciso ter uma conversa com funcionários quando eles cometem algum erro.
O resultado dessas falhas? Bom, improdutividade e insatisfação de todos os lados.
Para garantir que isso não ocorra, a gestão de pessoas é o melhor caminho! Saiba tudo sobre o assunto agora mesmo!
O que é gestão de pessoas?
A gestão de pessoas nada mais é que um conjunto de regras e práticas necessárias para conduzir toda a parte que envolve o ser humano na rotina de trabalho, o que inclui:
- treinamentos;
- orientação;
- feedback;
- recompensas;
- alinhamento de expectativas;
- definição de metas;
- avaliação de desempenho.
Vale dizer que a gestão de pessoas não é apenas uma metodologia a ser implementada, mas deve fazer parte da cultura organizacional da oficina sabendo que elas são o ativo mais valioso.
A importância da gestão de pessoas
Antes de tudo, a gestão de pessoas entende que o ser humano é fundamental para o negócio em todos os âmbitos. Pense bem, o que seria da sua oficina sem você e os conhecimentos que carrega, os funcionários e suas habilidades e fornecedores e clientes sem sua contribuição ? Pois é.
Portanto, priorizar as pessoas é o caminho mais viável e seguro para garantir que a oficina se mantenha em crescimento constante. E o melhor, tudo isso defendendo um regimento interno que garante um ambiente propício para que isso aconteça.
Sendo assim, implementando a gestão de pessoas na oficina você tem os seguintes benefícios:
Mais produtividade
Quando o ambiente é agradável e os funcionários se sentem satisfeitos e pertencentes ao local de trabalho, eles tendem a render mais e melhor.
O motivo é: se as expectativas entre você e os colaboradores estão alinhadas e a oficina fornece material para eles se desenvolverem, as chances de sucesso são grandes.
Redução do turnover
A gestão de pessoas também pode ajudar a reduzir o turnover, pois funcionários satisfeitos tendem a ficar mais tempo na empresa.
Aumento da satisfação dos clientes
Quando os funcionários estão satisfeitos com seu trabalho, isso tende a refletir positivamente na atenção e no cuidado que eles dispensam aos clientes. Clientes satisfeitos tendem a ser mais leais à empresa.
5 passos para implantar a gestão de pessoas de forma prática
Você já sabe do que se trata e a importância do tema, mas como implantar gestão de pessoas de forma prática e efetiva? Veja abaixo 5 passos:
- 1 – defina a função de cada funcionário: isso guia o colaborador para que ele desenvolva seu trabalho com excelência;
- 2 – crie metas para os funcionários: a meta serve para mostrá-los qual o melhor caminho a ser seguido no dia a dia e a recompensa por alcançá-las os mantêm motivados;
- 3 – crie metas para a oficina: por que o trabalho é feito dessa forma? Onde se pretende chegar a curto, médio e longo prazo? Tenha essas perguntas respondidas e crie metas alcançáveis;
- 4 – delegue tarefas com precisão: cada colaborador deve saber exatamente o que e quando deve ser feito, por isso sempre os oriente a fim de mostrar a melhor maneira de entregar cada tarefa;
- 5 – dê comissão aos funcionários: aqui todo mundo ganha. Os colaboradores produzem mais e recebem um valor condizente aos seus esforços e a oficina tem mais produtividade e qualidade de mão de obra.
Gerir pessoas é fundamental, e para isso um software de gestão para oficinas ajuda muito. Saiba agora tudo sobre o software Ultracar!