Você já parou para pensar que a gestão é um dos principais responsáveis pelos avanços tecnológicos no mundo? Pois é. À medida que o processo de gerir uma empresa vai ficando mais complexo, os profissionais da Administração criam estratégias e formas de lidar com a demanda.
Pouco a pouco essas estratégias foram precisando de suporte tecnológico, até que chegou o ponto de a gestão ter se tornado um processo tão importante e complexo que softwares de gestão começaram a ser desenvolvidos.
Hoje, praticamente todas as empresas já contam com um sistema de gestão para cuidar da rotina administrativa.
É por isso que hoje separamos uma lista de mitos e verdades sobre os softwares de gestão para oficinas. Assim você também pode conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia.
Softwares de gestão serve para grandes oficinas
Verdade!
Os softwares de gestão para oficinas servem, sim, para grandes oficinas. Mas não apenas para elas! Pequenos e médios negócios também podem se beneficiar dessa tecnologia. Para cada empresa ele oferece vantagens diferentes:
- oficinas pequenas: dá mais controle para o dono e evita perda de dinheiro, além de várias vantagens que já falamos em outro texto e você pode conferir clicando aqui;
- oficinas médias: traz mais confiabilidade para a gestão, ajuda no relacionamento com os clientes e gera relatórios gerenciais claros para a tomada de decisão;
- oficinas grandes: o software de gestão se torna quase obrigatório, uma vez que a gestão analógica de grandes negócios é extremamente complexa, demorada e pouco eficiente.
A implantação do software é lenta e complicada
Mito!
Antigamente era, sim, muito complicado colocar um novo software em uma empresa. Um técnico precisa ir até sua oficina, instalar o programa no computador e fazer todas as configurações.
Mas isso ficou para trás. Os melhores softwares de gestão para oficinas, incluindo o Ultracar, tem seu sistema todo em nuvem. Assim, basta você entrar no site, colocar seu nome de usuário e senha e acessar o software de qualquer lugar que esteja.
Tendo sua conta criada, um consultor vai te ajudar a aprender a utilizar o software e depois é só treinar. Viu? Simples, rápido e direto.
Software de Gestão é custo, não investimento
Mito!
É verdade que existe um custo de software e que você precisará investir um pouco do seu dinheiro nele. Contudo, os sistemas de gestão são grandes investimentos para sua oficina, funilaria ou auto center.
Com um sistema feito sob medida você conseguirá:
- acompanhar a comissão da sua equipe;
- ver, claramente, sua margem de lucro;
- emitir relatórios sobre todas as entradas e saídas de caixa;
- organizar e planejar seu estoque;
- elaborar checklists para ordens de serviço;
- enviar mensagens e orçamentos para seus clientes.
Essas são apenas algumas das várias vantagens que um software pode te oferecer. Cada uma delas dá a oportunidade de você ter mais controle da sua gestão e aumentar a receita da sua oficina.
O armazenamento em nuvem é o mais seguro!
Verdade!
Softwares instalados em máquinas oferecem vários riscos. Alguns exemplos são:
- perda;
- roubo;
- backups corrompidos;
- manutenção cara e demorada;
- vírus;
- etc.
Já com o sistema de gestão na nuvem você não corre nenhum desses riscos. Principalmente quando o armazenamento é feito em um servidor confiável, como é o caso do Ultracar, que fica armazenado nos servidores da Amazon — um dos mais seguros e estáveis atualmente.
O sistema organiza e gerencia tudo automaticamente
Verdade!
Os softwares de gestão agilizam todo o processo de administração do negócio. Mas temos que lembrar que ele não faz milagre.
Para que os sistemas de gestão realmente funcionem, você e sua equipe precisam utilizá-lo corretamente. Ao alimentar o software com informações ele consegue fazer toda a segmentação e emissão de relatórios por você, sem contar nos cálculos que levariam muito tempo caso fossem feitos à mão ou em uma planilha.
Na prática, funciona assim: você e sua equipe recebem acesso ao software e começam a fazer todos os lançamentos nele. Desde vendas de peça e estoque até comissões, orçamentos e pedidos ao fornecedor.
Ao receber essas informações o software vai armazená-las e fazer, automaticamente, tudo o que antes você precisava fazer manualmente.
Mas… que tal sairmos um pouco dessa teoria e irmos para a prática de verdade? Faça o teste grátis do Ultracar e tire suas próprias conclusões.