Você sabia que existe um número de funcionários ideal para ter em sua oficina? Pois é, essa é mais uma coisa que você, gestor, precisa tomar cuidado e decidir estrategicamente pensando no desenvolvimento do seu negócio.
Seja para demitir ou contratar funcionários, existem alguns critérios objetivos que precisam ser seguidos, tanto para melhorar a qualidade do trabalho realizado no seu galpão quanto para equilibrar as finanças da oficina.
Vamos ver cada um destes critérios? Continue a leitura e anote os principais pontos!
Necessidades reais da oficina
A primeira variável que precisamos olhar é com relação às necessidades da oficina. Basta olhar para o seu galpão e responder às seguintes perguntas:
- estou tendo atrasos na entrega dos serviços?
- clientes estão reclamando da demora para serem atendidos?
- tenho dificuldade para lidar com o excesso de carros esperando para dar início aos serviços?
Caso essas perguntas sejam respondidas com um “sim”, então é provável que você precise de mais alguém ajudando no galpão.
Contudo, existe também um lado negativo, que não podemos esquecer. Nesse caso, algumas perguntas vão ajudar você a perceber se precisa demitir alguém ou se sua oficina está no equilíbrio entre volume de trabalho e pessoas contratadas. São elas:
- sua equipe está ociosa?
- mais de um funcionário está realizando o trabalho que uma única pessoa poderia fazer?
- existe espaço e equipamento para atender mais carros em sua oficina?
Nesse caso, se as respostas forem positivas elas indicam que talvez seja necessário conduzir alguma demissão, ou encontrar formas de aumentar a receita de seu negócio.
Plano de negócio
O plano de negócios da sua oficina também é outro fator determinante para definir quantos funcionários ter. Dependendo da estratégia adotada você precisará de equipes mais ou menos enxutas.
Logo, é imprescindível que você, gestor, olhe para o futuro, entenda onde quer chegar com sua oficina e depois crie um plano de crescimento levando em consideração as contratações e demissões necessárias em cada período.
Espaço físico
Essa parte é bastante simples, e por isso mesmo ignoramos ela. Mas diga, pensando rapidamente: cabem mais pessoas trabalhando na sua oficina? Alguns galpões podem ficar muito “apertados” com o acréscimo de mais uma pessoa na equipe.
Dê uma olhada na área de trabalho e considere se seus colaboradores têm o espaço necessário para trabalhar confortavelmente (além de peças, ferramentas e maquinário).
Cálculo de despesas fixas
Cada funcionário contratado gera um valor X de despesas fixas por mês. Isso significa que cada pessoa que sua oficina contrata precisa produzir, no mínimo, o suficiente para cobrir o próprio salário, encargos e parte dos gastos variáveis do negócio.
Assim, outro crivo para entender se vale a pena fazer uma contratação é o dinheiro. Sua oficina tem capacidade produtiva para receber serviços o suficiente para que mais uma pessoa trabalhe aí?
Plano de capacitação
Para que todos da sua equipe estejam alinhados, é importante realizar treinamentos e reciclagens ciclicamente. Isso gera um ótimo retorno com os clientes e com a qualidade do serviço, mas também traz um custo a mais.
Então, será que sua oficina consegue oferecer capacitação para mais uma pessoa?
Bom, para entender melhor sobre essa capacitação, e até mesmo sobre o planejamento e os impactos desse processo na rotina do seu negócio, sugerimos que leia um conteúdo nosso que ensina a como criar um planejamento estratégico de treinamento na oficina.
Enquadramento da empresa
O porte da empresa também delimita a quantidade de funcionários que você pode ter. É importante ter cuidado com relação a isso para continuar usufruindo dos benefícios do seu regime fiscal.
Por exemplo: se você é MEI e tem o benefício do Simples Nacional, significa que sua alíquota (percentual do imposto a ser pago) é unificada. Em contrapartida, o faturamento máximo para esse regime tributário é R$ 81.000,00 por ano, e o número máximo de funcionários é 1.
Outros portes de empresa respondem a restrições diferentes. De acordo com o IBGE e SEBRAE a divisão fica assim:
- Microempresa ME: até 9 empregados;
- Empresa de Pequeno Porte (EPP): de 10 a 49 empregados;
- Empresa de Médio Porte: de 50 a 99 empregados;
- Grandes Empresas: 100 ou mais empregados.
Legislação trabalhista e Pessoa Jurídica
Outro cuidado a ser tomado é com relação à Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Dependendo do tipo de serviço que precisa ser feito na sua oficina você terá que decidir se vale mais a pena contratar uma pessoa no regime CLT ou no regime de Pessoa Jurídica (PJ).
Já fizemos uma publicação em nosso blog explicando essa diferença — você pode lê-la clicando aqui —, mas de maneira resumida: a contratação pela CLT é mais estável, mas menos flexível e mais onerosa que a PJ.
Desse modo, a contratação em PJ abre uma gama de opções que você pode explorar para melhorar o serviço da sua oficina, mas sem precisar contratar alguém para trabalhar em tempo integral.
Como um dos fatores para uma nova contratação é a parte financeira, recomendamos que leia nosso conteúdo sobre o que é balancete e como o setor automotivo pode usá-lo.