Vamos reduzir os custos da oficina? Fixo, Variável e Despesa/investimento

Reduzir os custos da oficina

Reduzir os custos da oficina é muito importante. Todas as empresas estão precisando reduzir suas despesas, pois a cada dia o poder aquisitivo dos donos de carros está menor e com isso eles gastam somente o necessário nas revisões, manutenções preventivas e corretivas ou ainda na reparação de funilaria dos seus carros.

Este momento que as oficinas estão vivendo é de cuidar dos custos da empresa e entender de forma clara quais são os seus custos fixos e os custos variáveis.

Reduzir é a palavra de ordem nas oficinas. Reduzir custos é uma questão de sobrevivência, de profissionalismo e principalmente de ser empresário. No processo de redução algumas decisões são difíceis, mas necessárias e é nesse momento que o dono da oficina precisa mostrar para os funcionários e para si mesmo como é importante ser empresário.

É nessa hora que o dono da oficina mostra que a empresa tem CNPJ e não coração e que todo este estudo e processo podem se transformar em oportunidades para um novo modelo de gestão onde os custos são controlados, monitorados e principalmente entendidos pelo proprietário da oficina.

Vamos entender e reduzir os custos da oficina?

Apresentamos abaixo algumas tabelas que vão ajudar você e sua empresa a identificar quais os custos fixos, variáveis e despesas/investimento.

Entender este conceito é o primeiro passo para conseguirmos reduzir os custos de nossa oficina, por isso aplique em sua empresa e encontre alguns dos indicadores mais importantes para acharmos o ponto de equilíbrio e fazer a empresa ser rentável.

Fazendo a lição de casa

Para poder separar os custos fixos dos custos variável, o primeiro passo é levantar todos os gastos de um determinado período de tempo (ex.: um mês). Com eles é possível montar uma planilha para observar a variação mensal e cada item.

Mas antes, baixe gratuitamente a Planilha Custos Fixos e Custos Variáveis da sua oficina!

Custo fixo

Custos fixos, ou despesas são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção (independem portanto, do nível de atividade).

Os custos fixos são aqueles que são menos suscetíveis a apresentar variações de acordo com o volume de produção ou de vendas. Os custos fixos mantem-se estáveis todos os meses independentemente de produzir mais ou menos.

Custo variável

Custos variáveis são aqueles que correspondem aos gastos que aumentam ou diminuem de forma proporcional ao nível de atividade.

Despesas / investimento

Despesas / investimento, é similar ao custo fixo, porém com itens diferentes que são auto explicativos.

Se você gostou desse texto, aproveite para ler um pouco sobre como transformar serviço em dinheiro, sem muita complicação! Não esqueça de deixar o seu comentário!

Fábio Moraes é CEO da empresa Ultracar, com 25 anos de experiência em gestão e administração de oficinas. Matemático, Analista de sistema e Administrador de empresas. Auditor do IQA, (Instituto de Qualidade Automotiva), consultor do IAA e consultor de várias oficinas do Brasil. Está viajando o Brasil inteiro neste ano de 2017 ministrando palestra com o tema “Oficina de sucesso é oficina rentável: transformando reparadores em empresários”.

Gostou do post? Deixe aqui seu e-mail para receber nossas novidades