Fechamento de mês na oficina é sempre um assunto relevante. O que fazer para ficar no azul? Como evitar prejuízos? Em que ficar de olho? As respostas estão aqui. Veja agora neste conteúdo.
Mais que só “focar no lucro”, o fechamento de mês na oficina é um momento crucial para qualquer empreendedor no ramo automotivo. É a hora de ver o que está certo, o que está errado e o que pode ser melhorado.
Sabe aquela dúvida: “para onde está indo esse dinheiro todo?”, por mais que seja comum, ela não deve existir. E é por isso que você deve ter todas as suas movimentações registradas, seja em uma planilha ou em um sistema de gestão.
Assim tudo fica mais fácil, e é só checar os dados que norteiam a saúde financeira da sua oficina sempre que precisar.
Mas, no que você deve ficar de olho quando falamos de fechamento de mês?
Neste texto, separamos alguns indicadores essenciais para o fechamento do mês na oficina e explicamos pontos importantes sobre eles. Confira agora.
Fechando o mês no positivo com registro e análise dos dados financeiros e fiscais da oficina
A sua oficina deve registrar todas as movimentações financeiras e separá-las por período, como dia, semana, mês e ano. Isso é fundamental para a organização do negócio.
E aqui não estamos falando apenas sobre faturamento e gestão fiscal, mas sobre planejamento e gestão produtiva. Afinal, como você vai expandir se não sabe exatamente onde aloca seus recursos?
O registro e análise dos dados financeiros da sua oficina trazem diversos benefícios, como:
- transparência e conformidade legal: manter registros financeiros é essencial para cumprir obrigações legais e regulatórias;
- tomada de decisão embasada: informações financeiras precisas proporcionam uma base sólida para tomada de decisões. Os gestores podem analisar os registros para entender melhor o desempenho financeiro, identificar áreas de melhoria e tomar decisões estratégicas com base em dados concretos;
- planejamento financeiro: o registro de movimentações financeiras é crucial para o desenvolvimento de planos financeiros a curto, médio e longo prazo. Com dados históricos, é possível projetar tendências, definir metas realistas e elaborar estratégias para atingir os objetivos financeiros da empresa;
- análise de desempenho: a análise regular dos registros financeiros permite avaliar o desempenho da empresa ao longo do tempo. Isso inclui a comparação de receitas e despesas, identificação de padrões sazonais e avaliação do retorno sobre investimento (ROI) em diferentes áreas do negócio;
- identificação de problemas financeiros: manter registros financeiros detalhados facilita a identificação precoce de problemas financeiros, como excesso de despesas, inadimplência de clientes, ou outros indicadores de dificuldades financeiras;
- avaliação de eficiência operacional: os registros financeiros não apenas refletem as atividades comerciais, mas também ajudam a avaliar a eficiência operacional. Isso inclui a análise de custos e despesas em relação à produção, vendas e serviços, permitindo ajustes para otimizar a eficiência.
Fechamento de mês na oficina: 4 indicadores para você ficar de olhos
Antes da gente partir para os indicadores que ajudam no fechamento de mês na oficina, vale deixar claro que você deve fazer o básico primeiro. Como ter um modelo gerencial, seja com um software de gestão ou planilhas e outros recursos.
Assim, você tem a visão dos indicadores que separamos. Veja abaixo:
1. Custos e gastos da oficina
O primeiro indicador que merece atenção é o controle dos custos e gastos da oficina. Isso inclui despesas operacionais, salários, custos com materiais e demais desembolsos.
Manter esses dados organizados e atualizados permite uma visão clara das despesas, facilitando a identificação de áreas onde é possível otimizar os gastos e maximizar os lucros.
É claro que aumentar a lucratividade é importante, mas antes disso, você deve analisar onde sua oficina gasta dinheiro de maneira desnecessária.
Aqui, a dica é: mapeie todas as “saídas” da oficina, como pagamentos, compras,custos fixos e afins e veja quais você pode diminuir. Se puder, o faça.
2. Ticket médio da oficina
O ticket médio é uma métrica valiosa que revela o valor médio gerado por cada cliente.
Por exemplo, se você atendeu 30 clientes no mês e teve um faturamento de 25 mil, a conta é 25.000/30 = 833.
Ou seja, cada pessoa gasta, em média, 833 reais na sua oficina.
Calcular essa média mensalmente possibilita identificar padrões de consumo e ajustar estratégias de vendas. Aumentar o ticket médio significa não apenas oferecer serviços de qualidade, mas também agregar valor aos serviços prestados, aumentando a rentabilidade da oficina.
3. Entrada e saída
Simples assim, tudo o que entra bem como os valores que saem interferem diretamente na sua margem de lucro.
Portanto, é importante você ter controle desses valores para preservar seus lucros. Por incrível que pareça, alguns serviços parecem lucrativos, mas exigem muito da equipe e acabam não compensando.
Ou seja, para realizá-lo você precisará de mais pessoas, mais equipamentos, produtos e talvez esse investimento não seja tão rentável no longo prazo. Pode até ser mais interessante focar em realizar serviços menos complexos e que exigem menos tempo e investimentos.
4. Planejamento mensal e anual
O planejamento é a chave para o sucesso a longo prazo. O planejamento anual estabelece metas e diretrizes gerais, enquanto o planejamento mensal detalha ações específicas para atingir esses objetivos.
Monitorar o progresso em relação ao planejamento ajuda a identificar desvios e ajustar estratégias conforme necessário, mantendo a oficina no caminho certo para o sucesso financeiro.
Ou seja, todo mês, defina uma meta de fechamento, a mesma lógica se aplica para o planejamento anual. Use os períodos anteriores como base para não cometer achismos.
Como analisar o fechamento do mês com a ajuda desses indicadores?
Lembra da análise de comparação dos períodos? Aqui é a mesma coisa.
É a partir daí que você consegue identificar tendências e padrões da sua oficina. Para auxiliar nesse trabalho, gráficos e relatórios financeiros são ferramentas valiosas, pois proporcionam uma visão visual dos dados para uma compreensão mais rápida e clara.
Por exemplo, você pode comparar o seu ano de 2022 com o de 2023 para analisar padrões, erros que se repetiram e o que os meses de maior lucro têm em comum.
Assim, você faz um planejamento anual para 2024 prevenindo erros e investindo em ações que deram certo nos anos anteriores.
É hora de fechar no azul
Em um cenário competitivo, fechar no azul exige uma abordagem estratégica e bem embasada. E desculpa falar, isso não vai acontecer por acaso. Gestão é o caminho.
Portanto, o fechamento de cada mês exige uma análise cuidadosa dos indicadores apresentados neste texto. Identificar padrões é muito importante para que o seu negócio seja financeiramente saudável.
Em outras palavras, tudo o que pode ser medido, pode ser melhorado. Ou seja, não deixe o mês “passar”, acompanhe-o de perto e faça comparações com períodos anteriores para buscar a melhoria contínua.
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