Direito do consumidor na oficina: saiba quais são e a importância deles para o seu negócio

Direito do consumidor na Oficina

Direito do consumidor na oficina é coisa séria! Saiba quais são eles e a sua importância para garantir a qualidade do serviço e o bom atendimento ao cliente.

Você não está na oficina “só” para prestar um serviço, vender, e o cliente não está aí só para comprar. Ambos têm que cumprir com algumas obrigações para tudo correr bem. Ou seja, os dois lados têm direitos e deveres.

Seguindo essa linha, muito se fala que “o cliente tem sempre razão”, mas a gente sabe que nem sempre é assim.

Então, quais são os direitos do consumidor de fato e a importância deles estarem claros para todos? 

Continue a leitura deste conteúdo e confira.

O que diz a Lei do Direito do Consumidor? 

O Direito do Consumidor é o ramo do Direito que rege as relações de consumo, as quais se caracterizam pela interação entre fornecedores e consumidores cujo vínculo é estabelecido por ocasião de uma compra ou contratação de bem ou serviço. Está regulamentado pela lei nº 8.070/90 – o Código de Defesa do Consumidor.

Por se tratar de uma lei relativamente nova, muitas pessoas se confundem em relação a ela, mas continue a leitura para acabar com suas dúvidas.

Os principais direitos do consumidor na oficina

O que pode e o que não pode? Separamos os principais direitos do consumidor na oficina para você ficar por dentro e orientar seus clientes sempre que necessário.

Orçamento prévio e autorização para reparos

Ao solicitar um serviço na oficina mecânica, o cliente tem o direito de receber um orçamento prévio detalhado, contendo:

Além disso, nenhum serviço adicional pode ser realizado sem a sua autorização expressa. Por exemplo, se o cliente levar o carro para trocar o óleo e o mecânico sugerir a substituição de uma peça extra, eles devem obter a sua permissão antes de prosseguir.

Informações transparentes e laudo técnico

É essencial que sua oficina forneça informações transparentes sobre os serviços realizados, incluindo qualquer problema identificado e as soluções propostas. Um documento que pode ser muito útil nesse processo de diagnóstico é o checklist, afinal, nele estarão contidas todas as informações detalhadas para que tanto você, quanto seu cliente compreendam completamente o que está sendo feito no seu veículo. 

Se, por exemplo, o cliente levar o carro para resolver um problema de freio e a oficina encontrar outros problemas, como desgaste excessivo dos pneus, eles devem explicar isso de maneira clara e fornecer um laudo técnico para apoiar suas conclusões. E depois o detalhamento do orçamento.

Modelo Checklist

Garantias e qualidade nos serviços

Todo serviço realizado no veículo deve vir com garantias adequadas. Isso significa que se surgir algum problema relacionado ao serviço realizado, o cliente tem o direito de retornar à oficina para que eles corrijam o defeito sem custos adicionais. 

Por exemplo, se você substituir uma peça defeituosa e ela falhar dentro do período de garantia estabelecido, a oficina deve substituí-la sem cobrar novamente pelo serviço.

Conhecer os direitos do consumidor é respeitar o seu cliente e o seu serviço

Ao entender e permitir que os clientes exerçam seus direitos como consumidor da oficina mecânica, você se protege contra possíveis abusos e assegura que o seu serviço receba o reconhecimento adequado. 

Você deve sempre ser transparente com o cliente e estimular que ele exija isso.

Continue se atualizando sobre o mercado automotivo. Explore mais conteúdos como este no Blog Ultracar e assista o vídeo abaixo:

Um pouco sobre a Ultracar

Nos siga nas redes sociais

Últimos posts

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gostou do post? Deixe aqui seu e-mail para receber nossas novidades