Dúvidas de donos de oficina: erros na administração que você não deve cometer

dúvidas de donos de oficina

As dúvidas de donos de oficina em relação ao que fazer para o negócio “dar certo” são inúmeras. Pensando nisso, separamos os principais erros cometidos e o que você deve fazer para evitá-los!

É provável que em algum momento tenha te ocorrido abrir uma oficina mecânica por conta da sua paixão por carros que vem desde garoto, ou então porque seu pai era do ramo e você sempre esteve neste universo, enfim, existem histórias de todos os tipos.

Se identificar e gostar da área é um bom começo, mas acredite, é preciso ir além para fazer uma oficina prosperar. E é justamente neste momento que muitos empreendedores erram.

Então, saiba quais são as principais dúvidas de gestores e quais erros na administração sua oficina não deve cometer!

Quais são as principais dúvidas dos donos de oficina?

É muito comum que proprietários de mecânicas tenham conhecimento sobre a parte técnica do trabalho e pouco ou nenhum em relação ao que é necessário para fazer a oficina crescer.

Sendo assim, as dúvidas de donos de oficina mais frequentes estão relacionadas aos seguintes assuntos: 

  • gestão;
  • precificação;
  • marketing/divulgação;
  • comunicação com o cliente;
  • escolha de fornecedores.

Principais erros na administração de uma oficina

Todo dia é uma luta para chegar ao fim do mês com saldo positivo no caixa, faltam processos internos, mão de obra especializada e afins, às vezes você sai vitorioso dessa batalha, outras, não. Essa é a receita para quebrar.

Por isso, confira abaixo áreas em que os erros na administração de uma oficina são comuns e o que fazer para não cometê-los.

Gestão

A gestão da oficina é o cérebro e o coração do negócio. Ou seja, se ela vai mal, nada funciona.

As principais falhas na gestão de oficina estão em não criar processos, misturar contas pessoais com as da empresa, não fazer a gestão de pessoas e muitas outras.

Para que o gerenciamento do seu negócio seja efetivo, algumas medidas são:

  • fazer um planejamento financeiro do ano;
  • criar e organizar processos em todas as áreas;
  • levantar dados para tomadas de decisão embasadas;
  • corrigir as falhas identificadas.

Precificação

Definir o preço correto é um dos erros mais frequentes. Parece algo simples, mas muitas oficinas erram, seja “para mais” ou “para menos”.

Para não se equivocar mais neste ponto, saiba que o cálculo de precificação para oficina não deve ser um “achismo”, mas baseado em pilares como:

  • markup;
  • faturamento;
  • precificação múltipla (produtos/serviços);
  • dentre outros pontos.

Marketing/divulgação

Muitas oficinas não investem em canais de divulgação e dependem apenas da fachada ou de indicações para atrair novos clientes. Grande erro.

A indicação é um fator fundamental para fidelizar e trazer novas pessoas, mas não pode ser o único. O marketing para oficina precisa ir além.

Estude seus clientes, saiba quais canais eles estão e como pesquisam pelos produtos e serviços que você oferece.

Ferramentas como Instagram, Facebook e Perfil da Empresa no Google devem ser incluídas no orçamento de divulgação, pois são bem poderosas.

Comunicação com o cliente

Apenas fazer uma venda não basta. É preciso gerar encantamento. Somente assim os compradores retornam e ainda indicam seu serviço.

Até porque, pensa bem: no fim dia, o que mais importa para a sua oficina aumentar o faturamento e ter vida longa? Sem dúvidas, que os clientes fiquem e tragam seus amigos e parentes.

Então, para ter uma boa comunicação com o cliente, algumas dicas úteis são:

  • foque em resolver problemas e não em “empurrar” um serviço ou produto;
  • pratique a escuta ativa;
  • seja flexível;
  • ofereça diferenciais (atendimento especial, descontos, pós venda e afins).

Escolha de fornecedores

Coloque isto na sua cabeça: o melhor fornecedor nem sempre é aquele que vende mais barato! Simples assim.

É lógico que pagar pouco por matérias primas e ter uma grande margem de lucro é importante, mas levar apenas isso em consideração na hora de escolher parceiros é um erro grave.

Para não errar mais, sempre priorize fornecedores que ofereçam facilidades à sua oficina e atendam às suas necessidades. Via de regra, a conta sempre deve ser: qualidade do produto x preço x margem de lucro x disponibilidade de estoque x agilidade de entrega.

Se esses cinco fatores fizerem sentido para a sua realidade, a chance de uma parceria de sucesso é grande.

Por fim, você reparou que a maioria dos erros e dúvidas de donos de oficina está atrelada à gestão? Pois é! Para não ser mais um no mercado, saiba tudo sobre software de gestão para oficinas e como ele ajuda o seu negócio a decolar

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