Uma boa comunicação com o cliente é fundamental para atrair novos compradores e também fidelizá-los! Leia este artigo e confira 5 maneiras de realizar um atendimento excelente na sua oficina.
Os clientes são o ativo mais precioso de qualquer negócio e entendê-los é essencial para desempenhar um bom trabalho na oficina.
Até porque, pensa bem, o que você mais deseja enquanto empreendedor? Mais vendas, sem dúvidas.
Então, a melhor forma de garantir que elas aconteçam é investir em ações que encantem os clientes para que eles permaneçam comprando com você e ainda recomendem a sua oficina para amigos e parentes.
Reparou no “efeito cascata”? Por causa de um bom atendimento vários outros interessados no seu serviço podem surgir.
Confira agora as melhores dicas e canais de comunicação com o cliente!
Por que você deve investir em comunicação com o cliente
A comunicação com o cliente é a base para entendê-lo e saber quais são seus desejos, necessidades, interesses e, a partir disso, oferecer soluções assertivas para ele.
Esse é o caminho mais seguro para realizar um bom atendimento baseado na filosofia de encantamento. Ou seja, focar no que o cliente realmente precisa e não apenas induzi-lo a uma compra.
No fim, estar alinhado com o cliente traz muitos benefícios à sua oficina, como:
- pessoas promotoras da sua marca;
- consumidores fiéis;
- aumento do faturamento na oficina;
- fortalecimento da imagem do seu negócio frente ao mercado.
Dicas de comunicação com o cliente
O atendimento ao cliente requer alguns cuidados para ser eficiente e trazer os bons resultados citados acima para sua oficina. Confira abaixo alguns passos a serem seguidos durante a comunicação:
- seja bom ouvinte: foque em ouvir e entender as dores do cliente e deixe-o à vontade durante o atendimento;
- seja flexível: não dê soluções engessadas, sempre leve em consideração que cada caso é único e precisa de abordagens específicas para serem resolvidos;
- seja objetivo: pense que o cliente está na sua oficina para resolver um problema, então vá direto ao ponto e seja transparente;
- seja cuidadoso: foque em gerar satisfação nos clientes, para isso seja cuidadoso ao abordar seus problemas e mostre interesse em resolvê-los sem ser invasivo.
5 canais para melhorar a comunicação com o cliente
Confira os canais que você pode utilizar para melhorar a comunicação nas oficinas automotivas na prática.
1 – WhatsApp
O WhatsApp para oficinas é muito importante para prestar atendimentos rápidos, de pós-venda e fazer o envio de confirmação de compras.
As mensagens instantâneas permitem com que você se comunique com o cliente em tempo real e o direcione de acordo com a sua dúvida. Se tratando de um aplicativo que todo mundo tem instalado no celular, o WhatsApp é indispensável para a sua oficina.
2 – CRM
Bons sistemas de gestão para oficina possuem um CRM que permite com que você tenha acesso ao histórico de interação com o cliente, seus dados de contato e consiga prestar um atendimento muito mais assertivo.
3 – E-mail
Quem acha que o e-mail vem caindo em desuso está muito enganado. Ele ainda é uma excelente ferramenta para enviar recibos, orçamentos e notas fiscais de serviço, por exemplo.
O mais interessante é que você pode utilizar ferramentas para que esses e-mails sejam enviados de maneira automatizada.
4 – Telefonemas
Os telefonemas ainda são muito bons para fortalecer o relacionamento com o cliente. Você pode, por exemplo, ligar para fazer pesquisas de satisfação, pós-vendas e agendar retornos.
5 – Caixas de sugestão
As caixinhas de sugestão podem ser feitas online, via WhatsApp ou e-mail. O ideal é que você disponibilize um canal para o cliente falar sobre sua experiência com a oficina.
Estimule as pessoas a expressarem sua opinião. Para isso, você pode criar condições como “responda à pesquisa de satisfação e ganhe 10% na próxima troca de óleo”, por exemplo.
Esse canal aberto para observações ajuda o seu serviço a melhorar de acordo com as expectativas dos clientes.
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