Como conhecer o cliente da oficina para melhorar seus resultados em 3 passos

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Como conhecer o cliente da oficina para oferecer a melhor experiência a ele? Veja neste conteúdo com 3 passos práticos!

Não tem jeito, em um mercado tão competitivo quanto o nosso, é preciso conhecê-lo bem para se destacar da concorrência.

Isso porque o segmento automotivo tem crescido muito e como consequência disso os clientes acabam tendo mais opções.

Mas, não se assuste. Existe uma forma para conhecer bem e fidelizar a clientela. Ou melhor, três! Veja agora neste conteúdo.

A importância de conhecer o cliente da oficina mecânica

Pense assim, o cliente é um dos principais pilares que mantêm a oficina em crescimento e isso por si só já mostra que ele deve ser tratado como prioridade.

Mais que isso, é preciso conhecê-lo bem para conseguir oferecer uma experiência positiva a ele. Afinal, um cliente fiel não só retorna como recomenda o serviço a clientes e amigos. O que é ótimo para o faturamento da oficina.

Sendo assim, quando for pensar em atendimento ao cliente, sempre considere esses pontos:

  • transparência;
  • escuta ativa;
  • necessidades e desejos;
  • problema a ser resolvido;
  • pesquisa de satisfação sobre o serviço.

Como conhecer o cliente da oficina mecânica: 3 passos práticos

Se quer saber como conhecer o cliente da oficina, nunca ignore esses 3 passos. Veja abaixo quais são eles.

1) Mapear os tipos de veículos que mais entram na oficina

Modelo, ano, marca e afins. Sabendo o tipo de veículo que mais encosta na sua oficina mecânica, você consegue estar preparado para atendê-los, adicionar itens no mix de produtos e, principalmente, entender até o padrão de vida de seus clientes.

Isso colabora não só para você oferecer uma experiência completa, mas também na precificação de peças e serviços. Até porque, se quem procura pela sua oficina procura por valores mais em conta, cobrar acima da média do mercado pode prejudicar suas vendas.

2) Frota que circula no entorno da oficina

Tenha em mente a média de veículos que estão no raio da sua oficina. Como isso? Vamos lá!

Em nossos estudos mais recentes juntamente de especialistas, constatamos que os clientes percorrem em média 20 km para chegar na oficina.

Indo além, você pode analisar os CEPs dos clientes e conferir se essa distância bate com o estudo, por exemplo. Isso já vai mostrar se você atende pessoas da região ou de outros locais.

Depois, você pode fazer uma pesquisa na internet a fim de descobrir qual o número de carros que têm no município e o tamanho do município em km².

Assim, você faz um cálculo básico com uma regra de 3 e tem uma base sobre a frota que circula diariamente no entorno da oficina. É só usar a seguinte fórmula:

Área do Município x Frota no Entorno = Frota Total do Município x Entorno da Oficina

Por exemplo: você atende principalmente carros e digamos que o seu cliente percorre 24,5 km para chegar na oficina, ou algo em torno de 76,93 km². Conforme dados do governo, o seu município conta com 265.000 carros e possui cerca de 4.115 km². Com essas informações em mãos, fazemos o seguinte cálculo:

4.115 km² x F.E. = 265.800 x 76,93 km²

F.E. = (265.800 x 76,93) ÷ 4.115

F.E. = 20.447.994 ÷ 4.115

F.E. = 4.969 carros

Ou seja, são 4.969 carros em média que circulam diariamente no entorno da sua oficina. 4.969 potenciais clientes que circulam na área de 76,93 km² em volta da oficina. Com isso você consegue planejar ações de divulgação direcionadas no online e no offline, além de outras estratégias.

3) Saber quantos carros passam pela sua oficina

Tenha a média de quantos carros passam pela sua oficina semanal e mensalmente. Assim você consegue fazer previsões para os próximos meses e ter um equilíbrio financeiro.

Isso também ajuda a descobrir quais dias, meses e semanas têm menos movimento e permite que você crie estratégias e ações para reduzir o impacto disso, como promoções, investimento em marketing, revisões operacionais e assim por diante.

Para fechar, uma boa dica é saber montar o orçamento para o cliente! Não adianta fazer de qualquer jeito ou sem organização financeira. Então confira aqui 4 passos para você montar o seu de produtos e serviços!

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