Se você está se perguntando como aumentar o faturamento da sua oficina, este texto é para você! Afinal, um dos principais objetivos de toda empresa é ser lucrativa. Além de um fim, o lucro é a consequência de um negócio saudável.
Muitas oficinas focam muito tempo e dedicação em questões técnicas do negócio e negligenciam a importância de outras áreas que são importantes em qualquer empresa, como administração, contabilidade e marketing.
Oferecer um serviço técnico de excelência é muito importante, mas atualmente ele já não é mais suficiente para garantir a sobrevivência e nem a lucratividade de uma oficina.
Foi pensando em como você pode conseguir ter um fechamento de mês mais favorável que fizemos uma lista com algumas sugestões que podem ser aplicadas ao seu negócio. Confira abaixo algumas delas:
Faça promoções
Um dos caminhos mais conhecidos e tradicionais de tentar incentivar as vendas é por meio de promoções e isso independe do segmento de atuação.
O desconto ou a oferta de serviços combinados pode ser uma oportunidade de conseguir fazer com que os clientes se interessem por algum serviço que ainda não estavam cogitando. No entanto, isso só vai acontecer se o incentivo realmente valer a pena.
Promoções com diferenças muito pequenas normalmente não geram efeito nas vendas. Ainda mais atualmente, quando podemos conferir preços de vários concorrentes com a ajuda da internet.
Outro ponto muito importante é fazer as contas e garantir que uma promoção não faça o seu caixa ser prejudicado.
Aumente os serviços
Não é possível conseguir aumentar o volume de vendas para os mesmos clientes se sua oficina tiver poucas coisas para oferecer a eles.
Por isso, veja se os serviços que você tem abrangem várias demandas dos clientes. Não é o caso de sair fazendo de tudo, mas estude o que é possível incrementar de maneira mais prática e lucrativa.
Se sua oficina faz balanceamento, tem que oferecer alinhamento; se tem pintura, pode ter também um martelinho de ouro; se troca óleo, é bom que tenha as marcas mais usadas de óleo disponíveis no estoque.
Avalie o seu espaço e a capacidade dos seus funcionários, e pense em qual tipo de serviço pode acrescentar à lista já oferecida.
Invista em equipamentos
Evitar perder clientes pela falta de equipamentos é muito importante. Sempre tem aquele cliente que passa na oficina sem agendar, precisando de um atendimento naquele momento, sem poder voltar outro dia.
Se nesse momento as únicas ferramentas automotivas para o serviço estiverem sendo usadas em outro veículo, provavelmente ele irá embora, para procurar outra oficina aberta no caminho.
Outro fator importante é a o ambiente da sua oficina. A boa apresentação do negócio, bem como de seus funcionários, é algo que interfere diretamente no faturamento. Por isso, você deve se preocupar em manter tudo bem arrumado.
Esse cuidado com o ambiente da oficina também afeta os clientes que já são mais habituais. Quanto mais apresentável estiver a empresa, mais eles se sentirão confiantes em manter seus veículos sendo trabalhados por você. Por isso não se pode relaxar.
Faça parcerias
Montar parcerias é uma boa medida para aumentar o faturamento da sua oficina. Esteja inserido em grupos que utilizam o tipo de serviço que você oferece.
Taxistas, por exemplo, necessitam de um número considerável de serviços automotivos. Logo, uma parceria com o sindicato dos taxistas, cooperativas ou grupos de motoristas pode ser uma estratégia lucrativa.
Esse tipo de parceria também oferece benefícios indiretos. Como a necessidade desse tipo de atendimento no setor é muito alta, bons trabalhos são divulgados para muito mais pessoas. É possível, até mesmo, que o taxista traga seu carro particular para algum reparo. Afinal, ele já conhece sua oficina e confia na qualidade do seu serviço.
Invista em redes sociais
Uma boa forma de atrair novos clientes e vender mais na oficina é por meio de estratégias de marketing digital. Hoje a internet pode ajudar muito a divulgar seu negócio.
Redes sociais como Facebook e Instagram podem ajudar muito na divulgação, possibilitando que mais pessoas saibam sobre a oficina. O alcance desse tipo de plataforma é surpreendente!
Além disso, as redes sociais também trazem opções de relacionamento com o cliente. Por meio das páginas, é possível fazer entrega de material informativo, divulgação de promoções e outros tipos de conteúdo. Essa é também uma ótima ferramenta para receber feedback dos seus clientes.
É possível vender mais apenas utilizando essas técnicas simples e trazendo hábitos melhores para o ambiente de trabalho. Seguindo essas dicas, você terá condições de aumentar o faturamento da sua oficina!
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