Como evitar retrabalhos em oficina: 3 dicas para tornar sua operação mais eficiente

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Retrabalhos em oficina deixam qualquer um de cabelo em pé, até porque ninguém gosta de fazer a mesma coisa mais de uma vez (e sem lucro em cima do serviço). Porém, existem maneiras de driblar isso. Confira neste conteúdo quais são as principais.

Não queremos te desanimar, mas vamos trazer aqui uma verdade incômoda: por melhor que sejam seus produtos e por mais competente que sua equipe seja, é natural que alguns retrabalhos ocorram. 

Sempre tem um ajuste ali, uma nova checagem de um serviço, revisão de uma peça e por aí vai. Ou seja, de um modo ou de outro vai acontecer em alguns casos.

Agora, o que não dá é pra sua oficina sempre ter uma correção para realizar!

Então, confira neste conteúdo 3 dicas de como reduzir os retornos e garantir a produtividade da sua mecânica!

Por que você deve evitar retrabalhos em oficina

Você, mecânico ou dono de oficina mecânica, sabe muito bem que retrabalhos podem ser um verdadeiro pesadelo. Afinal, eles representam perda de produtividade, reclamações de clientes, insatisfação de colaboradores e queda no faturamento. Por isso, é importante saber como evitá-los.

1 – Perda de produtividade

Pensa bem, se sua equipe sempre está ocupada com os retornos, como ela irá atender bem os novos clientes que chegam?

Com o tempo, é natural que os profissionais da oficina não deem conta do trabalho e você perca clientes em consequência disso.

2 – Reclamações de clientes

O canal de comunicação com o cliente deve ser livre e transparente. Seguindo essa linha, nenhum deles retorna feliz para a oficina tendo que resolver o mesmo problema.

A consequência disso são reclamações excessivas que resultam em perda desse cliente e o mais complicado: má reputação no mercado. Inclusive há uma chance do cliente deixar uma avaliação negativa sobre a oficina nas redes sociais.

3 – Insatisfação de colaboradores

Além dos clientes, os colaboradores também acabam reclamando dos retornos. Normalmente, quando um profissional faz a mesma tarefa repetidamente por conta de erros, é natural que ele fique desmotivado e insatisfeito.

Por isso é tão importante saber contornar a situação, dar feedbacks para os funcionários e recebê-los também.

4 – Prejuízo financeiro

Retornos em excesso, equipe improdutiva, clientes insatisfeitos e colaboradores desmotivados, essa é a receita para uma oficina fechar no vermelho. Simples assim.

3 dicas para evitar retrabalhos e retornos na oficina

Antes de qualquer coisa, o primeiro passo para evitar retrabalhos é identificar suas causas mais comuns. Entre elas, podemos citar problemas na comunicação com o cliente, falta de capacitação dos funcionários, ausência de um checklist, entre outros. 

Cada um desses problemas pode causar prejuízos diversos, mas todos eles afetam a qualidade do serviço prestado. Veja abaixo no detalhe:

1 – Tenha boa comunicação com o cliente

Você realmente propõe soluções ao seu cliente ou apenas faz uma venda? Existe muita diferença nisso.

Sempre dê espaço para seus clientes falarem e esteja atento em atender suas necessidades. Alguns passos para fazer isso são:

  • escutar as necessidades do cliente;
  • explicar cada etapa do serviço com clareza;
  • fazer pesquisas de satisfação;
  • disponibilizar canais de comunicação;
  • solicitar feedbacks técnicos e de atendimento;
  • oferecer serviço pós-venda.

2 – Invista na capacitação dos funcionários

Dê feedbacks, treinamentos e invista em cursos na oficina para que seus funcionários se desenvolvam e elevem o nível do negócio em todas as pontas, tanto tecnicamente quanto em no relacionamento e atendimento aos clientes e fornecedores.

Tenha em mente que treinamentos são investimentos. Quanto mais você investe, maiores serão os retornos para a oficina. Afinal, você e sua equipe estarão mais preparados para:

  1. Resolver novos problemas. Com isso, a oficina pode oferecer novos tipos de serviços e crescer o faturamento.
  2. Resolver problemas corriqueiros. Isso aumenta a produtividade e a qualidade da oficina, aumentando também a passagem de carros.

Confira aqui nesse texto como montar um plano de treinamentos para sua equipe!

plano de treinamentos para evitar retrabalhos

3 – Tenha um bom checklist de serviços

Crie processos internos e checklists de entrada e saída, para que todos os funcionários saibam o que fazer em relação a cada serviço. Quanto mais completo, detalhado e prático for o checklist, maior será a qualidade do trabalho executado.

Assim, a oficina garante que todas as etapas de um trabalho sejam realizadas e reduz qualquer possibilidade de retrabalho.

Por fim, é fundamental destacar a importância da gestão para evitar retrabalhos. É preciso definir bem os processos operacionais e garantir que cada área desempenhe o seu papel com competência. 

Uma gestão eficiente garante que a oficina tenha um bom relacionamento com os clientes, funcionários capacitados e procedimentos claros e controle sobre tudo o que está sendo realizado para evitar erros e retrabalhos.

Para isso, recomendamos que você conte com o poder da tecnologia! Saiba como o Ultracar, software de gestão especializado para oficinas, te ajuda a zerar os retrabalhos.

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