Investimentos para oficina: quais você pode fazer e qual a importância deles para o seu negócio

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Investimentos para oficina não têm só a ver com renda fixa, variável e afins. Na verdade, antes de pensar nisso, é preciso considerar outros pontos ainda mais importantes. Saiba quais são neste conteúdo.

Se você é dono de uma oficina mecânica, sabe que a concorrência é acirrada e manter-se competitivo é fundamental para o sucesso do negócio. Então, aqui já deixamos a primeira dica: investir em melhorias e atualizações é uma ótima maneira de crescer e melhorar os serviços oferecidos. 

Neste texto, vamos te mostrar as melhores opções de investimentos que uma oficina automotiva pode fazer para alcançar esse objetivo.

Investimentos para oficina pensando em aumentar a eficiência

Os investimentos para oficina existem por dois motivos: primeiro, trazer segurança ao negócio e, segundo, garantir que ele continue próspero. Isso, inclusive, além de caminhar junto, tem ligação com outro fator: uma boa estrutura de trabalho.

E para alcançá-la, é importante que você:

  • treine os funcionários: um time de mecânicos experientes, atualizados e bem treinados pode trabalhar mais rapidamente e eficientemente, o que também significa menos tempo para consertar um veículo e mais tempo para atender outros clientes com alta performance;
  • tenha um sistema de gestão para oficina: um sistema de gerenciamento pode ajudar a otimizar a programação de trabalhos, acompanhar a disponibilidade de ferramentas e equipamentos, verificar o progresso dos trabalhos, além de evitar falhas que podem ocorrer quando se utiliza planilhas, papelada e outras ferramentas menos automatizadas. 

Investimentos para aumentar a satisfação do cliente

Oferecer serviços adicionais, como detalhamento de veículos, indicações de parceiros, dentre outros, ajuda não só a atrair, mas a fidelizar clientes. Além disso, você pode:

  • criar um site e presença online: um site profissional e atualizado pode ajudar a atrair novos clientes e fornecer informações úteis sobre os serviços oferecidos. Além disso, as redes sociais, como o Instagram para oficinas, podem ser canais de atendimento, vendas e pós-venda. Tudo isso ajuda a aumentar a visibilidade do seu negócio, melhorar e construir uma relação com o público e transmitir maior credibilidade para sua oficina;
  • treinar a equipe de atendimento ao cliente: um time de funcionários amigáveis, informados ​​e bem treinados irá criar uma excelente experiência para os clientes. Pense bem em você como consumidor: já chegou em alguma empresa onde os funcionários estavam mal humorados ou não sabiam informar as coisas direito? Pois bem, temos certeza que sua impressão negativa não ficou apenas em relação aos funcionários, mas sobre a empresa como um todo. Agora lembre-se de outra situação: uma empresa organizada, atendentes prestativos, simpáticos e bem informados. Temos certeza que nessa você indicaria e voltaria mais vezes, correto?
  • investir em marketing: utilizar estratégias de marketing para oficina, seja online ou offline é muito importante para fortalecer a sua marca e divulgar seus produtos e serviços. É aqui que mora o \”pulo do gato\” para te ajudar a vender valor e não somente preço. 
precificação na oficina

Investimentos para melhorar a infraestrutura

Imagine que você seguiu as dicas e o movimento da oficina aumentou. Agora, você tem um novo desafio, atender a todos esses clientes sem perder a qualidade do serviço. Mais que isso, é preciso oferecer a eles uma boa experiência.

Então, alguns investimentos a serem feitos são:

  • expandir o galpão: mude para um endereço maior ou expanda o seu galpão para receber os clientes com conforto e garantir que a área de trabalho esteja organizada e apta para os mecânicos trabalharem;
  • montar uma recepção: garanta que os clientes sejam bem recebidos e atendidos, invista em uma recepção com poltronas, limpeza em dia, água, café e um profissional à disposição para atendê-los;
  • fazer reformas: revitalize as áreas necessárias, especialmente às que o cliente tem acesso, como banheiros, recepção e aquelas que são essenciais para o desenvolvimento do trabalho.

Todo o dinheiro “injetado” na oficina não deve ser considerado gasto, mas sim investimento. Porém, atenção! É importante que você faça a precificação correta de seus serviços e produtos para chegar a uma margem de lucro que pague os investimentos feitos. Para isso, é preciso administrar bem os recursos financeiros do seu negócio. Clique aqui para fazer o teste gratuito e descubra como um software de gestão para oficinas te ajuda com isso!

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