Frota circulante no Brasil: resumo do relatório e como usá-lo em prol da sua oficina

Frota circulante no Brasil

O relatório de frota circulante no Brasil está disponível e tem muita informação que pode contribuir com o crescimento da sua oficina. Veja agora neste conteúdo!

A frota circulante no Brasil é um reflexo das complexas dinâmicas que formam o cenário automobilístico do país. Só para você ter uma ideia, a quantidade de veículos com mais de 10 anos está crescendo consistentemente, enquanto que os veículos com menos de 10 anos vêm tendo uma presença menor nas ruas e estradas.

Isso traz uma reflexão importante: como fazer com que os carros mantenham-se em bom estado de conservação e tenham performance e segurança durante todo esse tempo? E é aí que sua oficina entra!

Continue a leitura e saiba mais.

Frota circulante no Brasil: resumo do relatório

Segundo o relatório de frota circulante de automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus, em 2022 foi de 46,9 milhões de unidades.

Se compararmos com o ano anterior, o crescimento foi de apenas 0,6%. Sendo a idade média dos veículos de 10 anos e 7 meses, que vem aumentando desde 2014. 

No período de 2010 a 2022, o envelhecimento elevou-se em quase 2 anos. 

Dito isso, o ranking de frota por estado é o seguinte:

  • São Paulo, com 28,8% do total;
  • Minas Gerais, 13,9%;
  • Rio de Janeiro, 7,5%;
  • Rio Grande do Sul, 7,0%; 
  • Paraná, 6,4%. 

Por uma questão lógica, vemos os grandes centros em destaque, que naturalmente possuem mais habitantes, carros e, automaticamente, mais oficinas mecânicas para reparar esses veículos com mais de 10 anos.

Categoria dos veículos

De acordo com o relatório de frota circulante no Brasil, quando se fala em categoria dos veículos relacionada a idade deles, temos o seguinte cenário:

  • automóveis: 22,7% da frota tem até 5 anos de idade – 56,2% tem entre 6 e 15 anos – 21,1% tem 15 anos ou mais;
  • comerciais leves: 31,1% da frota de veículos tem até 5 anos de idade – 60,9% da frota de veículos tem entre 6 e 15anos de idade – 8,1% da frota de veículos tem 16 anos de idade ou mais;
  • caminhões: 22,9% da frota de veículos tem até 5 anos de idade – 48,4% da frota de veículos tem entre 6 e 15 anos de idade – 28,7% da frota de veículos tem 16 anos de idadeou mais;
  • ônibus: 20,9% da frota de veículos tem até 5 anos de idade – 56,2% da frota de veículos tem entre 6 e 15 anos de idade  – 22,9% da frota de veículos tem 16 anos de idade ou mais;
  • motocicletas: 35,6% da frota de motos tem até 5 anos de idade – 53,9% da frota de motos tem entre 6 e 15 anos de idade – 10,5% da frota de motos tem 16 anos de idade ou mais.

O que se pode notar aqui é que, se de um lado a mão de obra nas oficinas mudou com novas políticas internas e como modelo de negócio, será também necessário investir em habilidades técnicas voltadas à manutenção desses veículos.

Como o mercado de reparação automotiva pode aproveitar esse cenário?

O mercado de reparação automotiva está mais dinâmico do que nunca. Mas, curiosamente, graças à inflação e o cenário político em que o Brasil se encontra nos últimos anos, as pessoas têm trocado cada vez menos seus carros.

Isso é ruim para a sua oficina mecânica? De forma alguma! Na verdade, existem algumas ações para você aumentar o faturamento da oficina em meio a tudo isso. Listamos as principais abaixo.

1 – Especialização em veículos mais antigos

Oferecer serviços especializados para carros com mais de 10 anos de uso, incluindo manutenção preventiva, reparos específicos e soluções para problemas comuns em veículos envelhecidos é essencial para acompanhar a dinâmica do mercado;

2 – Treinamento de equipe

Garanta que os técnicos e mecânicos estejam atualizados com as práticas de reparo e diagnóstico para veículos mais antigos, que podem ter sistemas mecânicos diferentes dos modelos mais recentes. Ou seja, esteja preparado para melhor atender as necessidades do seu público. Invista em treinamentos técnicos e abrace as oportunidades que fizerem sentido com sua análise de negócio e mercado.

3 – Estoque de peças

Mantenha um estoque de peças de reposição para carros mais antigos, facilitando a rápida substituição de componentes desgastados ou danificados. Aproveite seu software de gestão para analisar, por exemplo, quais modelos de veículos mais passam em sua oficina e quais serviços você mais realiza. Isso irá te ajudar a entender a realidade da oficina e se manter preparado.

4 – Preços competitivos

Ofereça preços competitivos para atrair proprietários de veículos mais antigos que buscam uma alternativa econômica à compra de um carro novo. Realize uma pesquisa de mercado para entender como outras oficinas atuam em relação aos preços, calcule os custos do seu negócio e sua magem de lucro. Esse processo irá te ajudar a precificar da melhor forma possível.

5 – Serviços de restauração

Nos pacotes, você pode incluir serviços de restauração para carros clássicos e antigos, aproveitando a paixão de muitos brasileiros por esses veículos.

6 – Marketing direcionado

Sabendo que há muita procura por esse serviço, você pode direcionar o marketing da oficina para a manutenção de carros antigos, criando condições especiais para os proprietários.
Continue ligado nas tendências do mercado! Acompanhe mais conteúdos como este no blog da Ultracar.

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