Como fazer promoções na oficina: saiba tudo sobre o assunto

como fazer promoções na oficina

Você sabe como fazer promoções na oficina, como vender seus produtos, serviços e aproveitar as oportunidades do mercado? Confira agora o que você deve fazer para ter sucesso.

Divulgar o seu negócio é algo muito importante para que as pessoas tenham conhecimento sobre ele e para que comprem com você.

Agora, por onde começar, quais estratégias adotar e como utilizar o calendário a favor da oficina? Leia ao longo deste conteúdo.

A base de uma estratégia de marketing para oficina

O marketing para oficina deve ser orientado por dados demográficos e vários outros, importados por meio de diferentes canais. Um exemplo de como obter esses dados é aproveitando ao máximo as ferramentas e estratégias gratuitas disponíveis no mercado. 

Se sua oficina tem Instagram, por exemplo, você pode utilizar o Insights deste canal. Ele oferece vários dados interessantes como melhores horários para publicações, análise de público, região e vários outros.

A mesma coisa acontece se sua oficina tiver um site. Através do Analytics do próprio Google, você consegue ter inúmeros relatórios.

Uma outra opção é realizar pesquisas com os próprios clientes da sua oficina. Existem diversas metodologias simples para executar. 

Crie um formulário e utilize o CRM do seu software de gestão para fazer um disparo automatizado. Ele irá ajudar a economizar tempo e evitar falhas nesse processo. 

Isso tudo faz parte da dinâmica necessária para identificar e criar ações e estratégias para melhor alcançar os resultados na sua oficina.

Depois dos dados, o que fazer?

 Há muitos fatores a serem considerados ao planejar uma divulgação, como:

  • produtos e serviços oferecidos pela oficina;
  • persona (perfil de cliente ideal);
  • localização da oficina;
  • orçamento para divulgação.

Alguns negócios optam por anunciar somente durante determinadas temporadas ou meses do ano. Por exemplo, os varejistas podem anunciar pesadamente durante as festas de fim de ano ou nos períodos de vendas de volta às aulas.

Outros podem optar por anunciar durante todo o ano, mas aumentar seu orçamento durante os períodos de pico.

De qualquer forma, é importante planejar cuidadosamente cada ação de divulgação, sempre alinhando com a realidade da sua oficina.

O Fábio Moraes, nosso CEO, tem um curso completo sobre gestão da oficina, uma parceria com o pessoal da MTE-Thomson. Vale muito a pena conferir, pois ele irá te ajudar a entender melhor o seu negócio, possibilitando identificar alguns números essenciais para te ajudar em novas ações na oficina. 

Assista o Curso Administrando Sua Oficina na Prática.

Quais são as datas sazonais para gerar ideias de divulgação?

As datas sazonais são marcadas por períodos temporários, como Natal, Réveillon e afins.

Para mecânicas, os dias do ano que podem ser vistos como oportunidade para aumentar o faturamento da oficina são:

  • dia mundial do consumidor (15 de março);
  • dia do automóvel (13 de maio);
  • Black Friday (25 de novembro);
  • Cyber Monday ( 29 de novembro);
  • Natal (25 de dezembro);
  • outros.

Existem alguns calendários disponíveis na internet que mostram datas do ano inteiro. 

Eles irão te ajudar no planejamento para ações internas (com funcionários da oficina) e externas como ações e estratégias com o foco em vendas. 

Além disso, aqui na Ultracar nós criamos um modelo simples de calendário de postagem. Você pode aproveitá-lo para criar uma organização de publicações das redes sociais da sua oficina automotiva.

Faça o download gratuito do Modelo de Calendário de Postagem!

Como divulgar minha oficina?

Instagram para oficina, investir na fachada, distribuir panfletos e anunciar na internet são recursos que não só podem como devem ser usados, mas é preciso ir além. Ou melhor, é como dizem, “fazer o básico bem feito”.

Todos esses recursos são poderosos, mas o relacionamento com o dono do carro por meio do pós-venda, criar planos de fidelidade e promoções para clientes fiéis é um enorme diferencial.

Algumas medidas que você pode adotar para divulgar sua oficina “naturalmente são”:

  • dar descontos para retornos;
  • dar brindes como produtos e serviços para clientes que retornam 5 vezes ou mais;
  • fazer contato com o cliente para medir seu nível de satisfação com o produto ou serviço comprado (pós-venda);
  • dentre outros.

A principal maneira de aumentar a receita da oficina é garantir que seus clientes retornem e, mais do que isso, indiquem os seus serviços e produtos a amigos e parentes. Assim, se tem um aumento da clientela a um custo de aquisição zero.

Promoções na oficina: por que elas são tão importantes

As promoções na oficina são uma maneira de fazer as pessoas perceberem valor nos seus produtos e/ou serviços. 

Você também pode aproveitar esses momentos para divulgar novos serviços, aumentar a saída de um produto que esteja preso no estoque, além de outras estratégias para promover os diferenciais da sua oficina. 

As promoções são também grandes oportunidades de mercado, ainda mais se aliadas a um contexto, como os períodos sazonais e ações de divulgação visando fidelização e atração de novos clientes.

Seja qual for a estratégia que você decida utilizar, não deixe de fazer sempre com base nos números da sua oficina. Eles são fundamentais para te orientar até onde e como ir. 

É sempre possível aproveitar diversas ações, porém elas devem ser analisadas e planejadas de acordo com a realidade de cada negócio. 

Agora, conte para a gente. Qual ação você já fez na sua oficina? Conseguiu ter bons resultados?

Seu feedback com certeza irá ajudar outras oficinas. E não se esqueça, se gostou deste conteúdo, não deixe de compartilhar com os amigos!

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