Aprenda a identificar o cliente ideal da sua oficina

Identifique o Cliente Ideal da Sua Oficina

Persona é o termo técnico que o Marketing usa para se referir a um personagem fictício que representa o cliente ideal do seu negócio. Esse personagem serve para direcionar todas as ações e decisões que você e sua equipe tomam.

É importante ter em mente qual é o perfil do cliente ideal porque isso ajuda a saber quando e como fazer cada coisa, melhorando as vendas, aumentando a fidelidade das pessoas e promovendo o seu negócio.

Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a identificar essa persona. Confira!

Quais estratégias de análise sua oficina deveria usar?

Primeiro precisamos entender como colher informações. Uma persona, ou cliente ideal, não é algo que surge do nada. É preciso usar os dados coletados para conhecer o principal perfil de pessoas que frequentam seu negócio.

Como você pode conseguir essas informações? Existem três principais formas.

Formulários de pesquisa

Sua equipe pode disponibilizar um formulário de pesquisa para que seus clientes respondam. Nele, vocês podem identificar dados demográficos (idade, sexo, bairro de residência, ganhos mensais etc.), gostos pessoais, preferências e muito mais.

Para chamar a atenção das pessoas e aumentar a adesão ao formulário, algumas empresas costumam dar uma compensação, como um desconto em algum serviço ou um brinde.

Pesquisa de satisfação

A percepção que seu cliente tem sobre seu serviço também diz muito de quem deveria ser o foco do seu negócio. A pesquisa de satisfação cumpre o papel de nos dar essa informação.

Essa pesquisa precisa ser realizada ao final de cada serviço e o cliente vai avaliar o atendimento, o resultado do trabalho, os preços, a facilidade de entrar em contato com sua equipe e vários outros aspectos importantes sobre os produtos, serviços e pessoas.

É importante sempre deixar um campo de sugestões nessa pesquisa. Assim, além de entender o que as pessoas pensam sobre seu negócio ainda pode ser que tenha alguma ideia interessante que pode ser implementada.

Questionário inicial

Crie o hábito de fazer um questionário inicial sempre que algum cliente chega ao seu negócio pela primeira vez. Nele, guarde informações como o modelo do carro, se foi um automóvel comprado zero ou usado, como a pessoa conheceu sua oficina, ou funilaria, quais serviços ela mais precisa, entre outros.

Use esse questionário inicial para coletar dados sobre quem é a pessoa e quais serviços sua oficina pode oferecer para ela.

Quais informações você precisa para identificar clientes?

Para montar o perfil ideal do seu cliente você e sua equipe precisarão pegar todas as informações coletadas e organizá-las. Cada dado tem um papel diferente e aponta para um direcionamento.

Faixa etária

A faixa etária é decisiva para entender como se comunicar com seu cliente ideal. Mesmo que existam exceções, pessoas mais velhas tendem a gostar de um pouco mais de formalismo enquanto jovens são mais práticos.

Isso também direciona onde o público está no meio online. Quais redes mais acessam, qual é o padrão de consumo de conteúdo e o que tipo de propaganda chama a atenção deles.

Gênero

O gênero é outro ponto que merece atenção. Uma oficina focada em atender mulheres precisa ter uma organização, gama de serviços e identidade visual bem diferente daquela focada no público masculino, por exemplo.

Estilo de vida

Algumas pessoas querem serviços completos e eficientes. Outras preferem apenas uma entrega de qualidade, mas com um preço que caiba em seu orçamento.

O estilo de vida ajuda a identificar se o seu cliente ideal é aquele que quer apenas um serviço contratado ou se ele preza por um atendimento completo e diferenciado, que entrega mais do que apenas o que foi contratado.

De quanto em quanto tempo leva o carro na oficina

A frequência que alguém leva o carro na oficina também é importante. Isso diz tanto do conhecimento da pessoa sobre manutenção de automóveis quanto sobre o cuidado que ela tem com seu veículo.

Principais serviços contratados

Os serviços que o cliente mais contrata são outro indicador importante. Além de facilitar a organização do layout produtivo do seu negócio, essa informação também otimiza a gestão de estoque.

Ticket médio

ticket médio (valor total gasto por cada vez que o cliente contrata seu serviço) permite que você entenda quanto o seu cliente ideal investe no cuidado do próprio automóvel. Dependendo dessa informação e dos serviços contratados é até mesmo interessante criar pacotes que atraiam a atenção dessa pessoa.

Como identificar o cliente ideal da sua oficina?

Até agora falamos sobre as principais informações que sua oficina precisa, como coletá-las e qual é a função delas. Contudo, não explicamos como identificar o seu cliente ideal ainda.

É aqui que temos uma decisão a ser tomada. Algumas empresas criam um cliente ideal com base no que querem para a empresa, depois elas investem bastante dinheiro para atrair essas pessoas e construir uma carteira com consumidores que compartilhem aquele perfil ideal.

Essa é uma boa estratégia, mas é bastante cara e arriscada.

A outra alternativa é olhar para seus clientes e notar o que eles têm em comum. Com base nessa compatibilidade de perfis você e sua equipe podem pegar os traços que mais se repetem e criar uma persona.

Como estamos falando de clientes, que tal aprender algumas dicas para conquistar mais pessoas na sua oficina? Leia agora nosso texto sobre o tema e veja 4 dicas excelentes!

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