A persona é uma forma de levar à sua oficina o tipo de cliente certo e no momento mais apropriado! Leia este conteúdo e saiba mais sobre o assunto.
Quando você pensou em empreender certamente visualizou uma oficina movimentada, com profissionais competentes que trabalham com produtos das melhores marcas, um local espaçoso e por aí vai.
Agora, quantas vezes você se preocupou com o tipo de cliente ideal para o seu negócio? É disso que se trata a persona.
O que é persona?
Persona nada mais é que o perfil semi-fictício de cliente ideal do seu negócio baseado em dados como:
- escolaridade;
- interesses pessoais e profissionais;
- hobbies;
- redes sociais que consome (Instagram, Twitter, Facebook e afins);
- salário;
- onde mora;
- motivações de compra (o que o consumidor considera antes de escolher uma oficina);
- dentre outros.
É importante deixar claro que quanto maior o número de informações você coletar, mais adequada será a sua persona, visto que ela estará próxima de um cliente real.
Como é a sua definição e o que levantar para saber qual o cliente da oficina?
Esta é uma dúvida muito comum quando se fala na criação de personas, mas defini-la corretamente é essencial para ter uma estratégia de marketing eficiente, melhorar o atendimento, fazer promoções na oficina que atraiam as pessoas e muito mais.
Sendo assim, algumas estratégias que você pode usar para criar o perfil de cliente ideal da sua mecânica são:
- entreviste seus clientes atuais e registre quais interesses eles possuem em comum;
- mapeie seus concorrentes diretos e veja qual é o perfil de cliente deles;
- faça enquete e posts interativos nas redes sociais da oficina a fim de saber os interesses do público;
- faça também pesquisas de satisfação com os clientes. Por e-mail e Whatsapp costumam funcionar muito bem;
- ter um SAC na oficina e outros canais de comunicação com o cliente.
Quais são as diferenças entre persona e público-alvo?
Persona e público-alvo não são a mesma coisa, mas complementares.
Enquanto público-alvo aborda características e informações mais abrangentes, a criação da persona toma isso como ponto de partida. Veja como é na prática:
Público-alvo
Estudo de público-alvo traz pontos como:
- gênero;
- idade média do público;
- hábitos de consumo;
- objetivos e necessidades;
- classe social;
- dentre outros.
Persona
A persona sempre trabalha com dados mais específicos a partir do que foi levantado em relação ao público-alvo, como:
- homem ou mulher;
- profissão;
- por onde se informa;
- como é influenciado;
- quais são seus desejos e problemas;
- dentre outros.
Olha só esse exemplo de uma persona para você se inspirar:
- Persona: Celso Alves, homem, morador de São Paulo capital
- Idade: 68 anos
- Profissão: aposentado
- Estado civil: casado
- Ocupações: fica a maior parte do tempo curtindo a aposentadoria em casa. Assiste TV e sempre acompanha o seu time do coração, o Palmeiras.Gosta muito de ler e buscar informações ou respostas sobre assuntos que te interessam, como esportes, música e política. Ele ama MPB e Bossa Nova.
- Dificuldades: não é muito ligado em tecnologia, mas não desgruda do WhatsApp. Vive conversando com os irmãos pelo aplicativo, apesar de não usar recursos mais avançados. No computador também usa ferramentas mais básicas e faz pesquisas simples no Google.
- Paixão: é apaixonado pelos seus filhos, pela netinha e o seu cachorro vira-lata. Faz de tudo por eles.
Viu como funciona? No fim, a persona é fundamental para guiar as ações da sua oficina, seja na hora de criar ações de marketing e atração de clientes ou fidelizá-los. Quanto mais dados você conseguir coletar, melhor será a estruturação da sua persona e possivelmente seus resultados tendo ela como base.
Agora que você já sabe o que é persona, confira por onde começar na sua estratégia de marketing para oficina.