Persona: o que é e como criar uma para a sua oficina mecânica

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A persona é uma forma de levar à sua oficina o tipo de cliente certo e no momento mais apropriado! Leia este conteúdo e saiba mais sobre o assunto.

Quando você pensou em empreender certamente visualizou uma oficina movimentada, com profissionais competentes que trabalham com produtos das melhores marcas, um local espaçoso e por aí vai.

Agora, quantas vezes você se preocupou com o tipo de cliente ideal para o seu negócio? É disso que se trata a persona. 

O que é persona?

Persona nada mais é que o perfil semi-fictício de cliente ideal do seu negócio baseado em dados como:

  • escolaridade;
  • interesses pessoais e profissionais;
  • hobbies;
  • redes sociais que consome (Instagram, Twitter, Facebook e afins);
  • salário;
  • onde mora;
  • motivações de compra (o que o consumidor considera antes de escolher uma oficina);
  • dentre outros.

É importante deixar claro que quanto maior o número de informações você coletar, mais adequada será a sua persona, visto que ela estará próxima de um cliente real.

Como é a sua definição e o que levantar para saber qual o cliente da oficina?

Esta é uma dúvida muito comum quando se fala na criação de personas, mas defini-la corretamente é essencial para ter uma estratégia de marketing eficiente, melhorar o atendimento, fazer promoções na oficina que atraiam as pessoas e muito mais.

Sendo assim, algumas estratégias que você pode usar para criar o perfil de cliente ideal da sua mecânica são:

  • entreviste seus clientes atuais e registre quais interesses eles possuem em comum;
  • mapeie seus concorrentes diretos e veja qual é o perfil de cliente deles;
  • faça enquete e posts interativos nas redes sociais da oficina a fim de saber os interesses do público;
  • faça também pesquisas de satisfação com os clientes. Por e-mail e Whatsapp costumam funcionar muito bem;
  • ter um SAC na oficina e outros canais de comunicação com o cliente.

Quais são as diferenças entre persona e público-alvo?

Persona e público-alvo não são a mesma coisa, mas complementares.

Enquanto público-alvo aborda características e informações mais abrangentes, a criação da persona toma isso como ponto de partida. Veja como é na prática:

Público-alvo

Estudo de público-alvo traz pontos como:

  • gênero;
  • idade média do público;
  • hábitos de consumo;
  • objetivos e necessidades;
  • classe social;
  • dentre outros.

Persona

A persona sempre trabalha com dados mais específicos a partir do que foi levantado em relação ao público-alvo, como:

  • homem ou mulher;
  • profissão;
  • por onde se informa;
  • como é influenciado;
  • quais são seus desejos e problemas;
  • dentre outros.

Olha só esse exemplo de uma persona para você se inspirar: 

  • Persona: Celso Alves, homem, morador de São Paulo capital
  • Idade: 68 anos
  • Profissão: aposentado
  • Estado civil: casado
  • Ocupações: fica a maior parte do tempo curtindo a aposentadoria em casa. Assiste TV e sempre acompanha o seu time do coração, o Palmeiras.Gosta muito de ler e buscar informações ou respostas sobre assuntos que te interessam, como esportes, música e política. Ele ama MPB e Bossa Nova.
  • Dificuldades: não é muito ligado em tecnologia, mas não desgruda do WhatsApp. Vive conversando com os irmãos pelo aplicativo, apesar de não usar recursos mais avançados. No computador também usa ferramentas mais básicas e faz pesquisas simples no Google.
  • Paixão: é apaixonado pelos seus filhos, pela netinha e o seu cachorro vira-lata. Faz de tudo por eles.

Viu como funciona? No fim, a persona é fundamental para guiar as ações da sua oficina, seja na hora de criar  ações de marketing e atração de clientes ou fidelizá-los. Quanto mais dados você conseguir coletar, melhor será a estruturação da sua persona e possivelmente seus resultados tendo ela como base.

Agora que você já sabe o que é persona, confira por onde começar na sua estratégia de marketing para oficina.

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