Por que perdemos dinheiro em uma funilaria?

Perdemos dinheiro em uma funilaria

Por: Fábio Moraes

Você já parou para pensar por que perdemos dinheiro em uma funilaria? Nunca, em minha vida vi algum negócio que tenha tantas variáveis quanto uma oficina de funilaria e pintura.

É uma fábrica de problemas e costumo dizer que os problemas de uma oficina pequena são os mesmos de uma oficina grande, o que muda mesmo é o tamanho do problema.

Por que perdemos dinheiro em uma funilaria?

O dinheiro sai por entre os dedos porque não damos atenção a todos os detalhes. Eles passam despercebidos diante de nossos olhos e não vemos. A todo instante eles nos chamam e não damos ouvidos. Vamos separar a parte produtiva da parte administrativa. Vamos levantar e comentar sobre estes detalhes.

Cada item abaixo deve ser conferido em sua empresa. Você se surpreenderá sobre como estes problemas atrapalham a produção dos funcionários, como eles representam muito dinheiro em nossa empresa que sai por entre os dedos e como é importante tomarmos uma decisão de mudança de postura imediata. A mudança é cultural e começa pelos proprietários.

Produção

1) Linha de ar: quantas vezes “ouvimos” o ar vazando nas mangueiras e não nos preocupamos e arrumar.

Ação: Veja onde tem vazamento e mande arrumar de imediato.

2) Lâmpadas acesas no pátio sem necessidade: as luzes devem ser acesas somente quando for necessário e fundamental para o trabalho ser bem executado.

Ação: Observe durante o dia se não tem luzes acesas. Oriente seus funcionários.

3) Ferramentas sem manutenção: Mande algum funcionário, ou você mesmo, dar uma “corrida” por toda a oficina e fazer um levantamento de todos os equipamentos e quais precisam de reparos ou ate de novos.

Ação: Faça um cronograma das mais baratas para as mais caras e mande arrumar. Lembre-se que estamos nos referindo desde uma “lima na funilaria” ou uma “spooter”, até uma “roquete”. Não saia mandando arrumar sem um cronograma e um orçamento prévio.

4) Compras de peças de veículos sem prévia avaliação: Todo mundo fala que não faz isso, mas dificilmente encontro uma oficina que trabalha corretamente neste item.

Ação: Antes de autorizar o comprador a executar a função de compra, verifique se não existe mecânica “grande” no carro. Peça para o comprador acostumar a verificar se existe peça em “BO” na fábrica, antes de fazer o pedido. Analise os complementares. Isso vai fazer com que você acerte mais na previsão de saída dos carros, junto a seus clientes, e vai fazer você não comprar peças para carros que ainda ter de esperar por alguma peça de fábrica.

Atenção: não venha com essa de que não dá para fazer. Isto é um procedimento que pode ser implementado e seguido em sua oficina. Basta atenção e disposição para segui-lo.

5) Material de consumo, insumo e tintas: custo alto e falta de acompanhamento diário.

Ação: Uma oficina que faz 100 carros mês (com pequena, média e grande monta), deve gastar entre R$ 9.000,00 e R$ 10.000,00 por mês (com material de alta tecnologia). Se isso não estiver acontecendo, não tenha dúvida que você está trabalhando errado, ou acompanhando errado.

Tenha este número como referência e comece a controlar o seu gasto. Converse com seu fornecedor. Mostre seus números a ele. Busque outras opções no mercado. Monitore diariamente.

6) Falta de cumprimento de prazos: por falta de planejamento algumas vezes os veículos são entregues fora do prazo.

Ação: Todas as vezes que entregamos um carro fora da data combinada e não mantemos nosso cliente informado, corremos um sério risco de ter de disponibilizar um “táxi”, um “leva e traz”, um “carro reserva” e muitas vezes colocar nossa “cara a tapa”. Lembre-se de manter seu cliente informado de tudo. Muitas vezes acabamos assumindo uma culpa que não é nossa por falta de informação.

Converse com sua recepcionista ou seus consultores e peça para eles documentarem o atendimento no software de gestão. Quando alterar uma programação de entrega o cliente deve ser o primeiro a ser informado. Isso não é complicado, só deve virar rotina. Se você cobra e acompanha, o procedimento anda.

7) Funcionários demais no setor: nunca tenha funcionários a mais em cada setor.

Ação: Reuniões. Muitas reuniões. Faça reuniões permanentes e rápidas, às vezes de 5 minutos. Mostre que é melhor trabalhar mais enxuto. Busque incentivar o melhor de cada um.

8) Sucata: lembre-se que ela não é lixo. Deve ser armazenada de forma correta.

Ação: Oriente seus lanterneiros, montadores e desmontadores. Peça para armazenarem as peças de sucata corretamente. Guarde os faróis melhores numa caixa separada e os radiadores também. Negocie com seu sucateiro. Conheço oficinas que pagam o 13º salário só com o dinheiro da sucata vendida no decorrer do ano. Cuidado para não misturar as peças de seguradoras (necessárias para fotos ou para serem recolhidas).

Para te ajudar a agilizar e aumentar a produtividade da sua oficina, conte sempre com ferramentas de gestão. Elas, certamente, irão te orientar melhor, identificando gargalos para que tudo seja feito com maior assertividade.

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