Lucrar cada vez mais na oficina ou em qualquer outro negócio, é o sonho de todo empreendedor.
Porém, por incrível que pareça, é comum ver oficinas fechando o mês deixando de lucrar aproveitando detalhes simples ou até pior, ficando no vermelho sem saber o que fazer.
Tudo isso é o resultado de erros que são cometidos em diferentes etapas. Continue a leitura deste conteúdo, confira quais são e como evitá-los.
Como lucrar mais na oficina?
Sem dúvidas você já se fez a pergunta: “por que minha oficina não lucra?” e “o que fazer para lucrar mais?”
Antes de respondê-la, pense em quais pontos você tem focado e quais são menosprezados dentro do seu negócio.
Como vai a gestão da sua oficina? Você consegue interpretar e analisar os números mais importantes? E o atendimento ao cliente, serviços de pós-venda e afins? Tem aproveitado e criado novas oportunidades?
Por mais que tecnicamente a sua oficina seja impecável, somente isso não basta para que os clientes retornem ou para que você consiga verificar a saúde financeira da empresa e atuar em planejamentos e ações de melhorias.
Então, veja onde sua oficina pode estar deixando de ganhar dinheiro:
1 – Não definir o público-alvo
Um negócio que não se dá ao trabalho de entender quem é seu público-alvo provavelmente não terá lucro. Você já presenciou algum colega ou teve a sensação de que estava “atirando para todos os lados”?
O primeiro passo para aumentar o faturamento da oficina é entender quem tem maior probabilidade de comprar seu produto ou serviço.
Uma boa dica para conseguir fazer isso é entrevistar seus clientes atuais a fim de descobrir o que eles têm em comum e como você os alcança. Sem isso é impossível se comunicar com eles de maneira mais assertiva.
Existem diversos caminhos para entender melhor quem é sua principal persona e, independente de qual deles você siga, o fundamental mesmo é definir e analisar esse público.
Esse processo irá te ajudar a identificar e criar novas oportunidades de negócio, além de aproveitar melhor as já existentes.
2 – Não analisar a concorrência
É importante saber o que seus concorrentes estão fazendo e como eles estão se promovendo. Não pesquisar a concorrência pode dificultar a criação de uma proposta de venda exclusiva, a diferenciação e crescimento da oficina.
É sempre importante verificar quais os pontos fortes e fracos, analisar como eles reagem aos momentos de crise, como são seus processos internos e outros detalhes. Isso tudo vai te ajudar na hora de aprimorar as ações da sua empresa.
Oficinas que deixam de analisar e monitorar a concorrência não conseguem identificar oportunidades de mercado e, principalmente, aprender com os erros de terceiros.
3 – Não precificar produtos e serviços corretamente
Esse é um erro comum que os donos de oficinas cometem. Ou cobram muito pouco e não obtêm lucro suficiente ou até mesmo o mínimo para não cair no vermelho, ou cobram muito e automaticamente se colocam fora do mercado.
O cálculo de precificação na oficina não pode ser baseado em achismos ou apenas em “quanto se deseja ganhar”. Ele precisa ser muito bem pensado e considerar diversos fatores para ser preciso.
Pensando em como lucrar com oficina mecânica, funilaria ou outras, a resposta é a seguinte: considere margens de lucros realistas, cheque a concorrência e saiba qual é o valor real de seu produto/serviço.
Entenda os principais indicadores do cálculo e faça com os números reais da sua oficina
Como tirar a oficina do vermelho ou ganhar dinheiro, se você nem sabe quanto deve cobrar pelo seu trabalho e qual o mínimo necessário para pagar todas as contas básicas?
4 – Oferecer muitos serviços ou produtos
Se uma oficina está oferecendo muitos serviços ou produtos, pode ser difícil manter um controle correto e obter lucro.
Nesses casos, normalmente ela foca em ter muitas opções e acaba se perdendo, sem conseguir se concentrar em nada na prática.
Para se tornar uma referência na área, é preciso focar em serviços específicos e fazê-los com excelência. Descubra o diferencial da sua empresa, crie ações que te ajudem a vender o valor deles e foque sempre em melhorias contínuas.
5 – Não ter presença nas mídias sociais
Uma das ferramentas de marketing para oficina mais importantes é a mídia social. Se você não tiver uma forte presença online, os clientes em potencial terão dificuldade em encontrar você.
Certifique-se de estar ativo em todas as principais plataformas de mídia social e de que sua marca seja consistente em todas elas. Lembre-se, a melhor rede social é aquela que seu cliente consome (por isso é importante estudar e definir o público-alvo).
6 – Fraco atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é vital para qualquer empresa.
Se seus clientes não estiverem satisfeitos, eles não voltarão — e definitivamente não vão recomendar sua oficina a amigos e parentes.
Ah, e detalhe! A indicação é fundamental para qualquer empresa. É um processo que requer estratégias e atenção aos detalhes, porém muito mais barato do que o investimento para captar novos clientes ativamente.
Você está no caminho certo!
Agora, conta para a gente: você tem conseguido aproveitar bem as oportunidades do mercado? Qual tem sido a maior dificuldade para lucrar mais na sua oficina?
Bom, uma coisa é certa, se você está lendo esse texto, é porque se importa em investir um tempo estudando e buscando melhorias, e isso já é grande parte do caminho.
Para te ajudar ainda mais nesse processo, que tal aprender algumas estratégias para vender valor e não preço? Assista aqui!