Entenda a importância de capacitar os funcionários da sua oficina

Capacitar Funcionários

Culturalmente, negócios mais operacionais como oficinas e funilarias, não tem um plano de para capacitar funcionários. Além disso, quando algum treinamento é feito ele tende a ser focado apenas na parte técnica do trabalho, raramente dando atenção a processos internos.

Por mais que seja importante realizar treinamentos pontuais em questões técnicas, a capacitação cíclica, seja sobre o uso de ferramentas, gestão, atendimento ao cliente ou qualquer outra área, feita de maneira estratégica, pode alavancar os resultados da sua oficina.

Veja o verdadeiro poder de um quadro de treinamentos bem elaborado!

Mas antes, veja como aperfeiçoar o processo de CONTRATAÇÃO na sua oficina!

Gestão de pessoas facilitada

Sua equipe sabe o que você espera deles e como agir em diferentes situações, como ao pedir um aumento, solicitar férias ou avisar de uma possível falta, mesmo que justificada?

Essas questões básicas da gestão de pessoas são, normalmente, uma incógnita para os colaboradores. Como as orientações não são dadas de maneira clara, eles precisam utilizar a tentativa e erro para entender o que está dentro das suas possibilidades ou não.

Para evitar isso, capacitar funcionários focados em cada um desses temas é uma forma inteligente e prática de ensinar para sua equipe o que a sua oficina, ou funilaria, espera deles e como eles devem fazer suas solicitações.

Qualidade no atendimento ao cliente

Dentre os campos de treinamento que podem ser abarcados por um planejamento estratégico, o atendimento ao cliente é uma das áreas mais importantes. Saber prestar um bom serviço e conhecer a técnica faz parte da rotina de uma boa oficina, mas tudo isso perde valor se o cliente não está satisfeito.

Assim, capacitar funcionários focados no comportamento dos seus colaboradores e na maneira como devem se relacionar com os clientes ajuda não só nas conversas, mas também minimiza erros e reduz o retrabalho.

Ao ter uma orientação sobre como se portar, sua equipe pode falar com os clientes de maneira mais dinâmica, encontrar os reais problemas que a pessoa enfrenta e oferecer soluções adequadas.

Excelência em serviços e produtos

Já na parte técnica, o mais importante é ter uma rotina que permita que seus colaboradores sempre aprendam novas habilidades ou aperfeiçoem práticas corriqueiras.

Ao adquirir conhecimentos específicos os membros da sua equipe conseguem trabalhar com mais confiança, agilidade e entregando resultados ainda melhores. Pouco a pouco, à medida que participam de treinamentos e colocam as dicas e orientações em práticas, seus colaboradores vão se tornando especialistas no trabalho que fazem.

Além disso, mesmo que sua oficina conte com segmentação de trabalhos, no qual cada pessoa cuida de alguns processos, todos os colaboradores precisam conhecer tudo que acontece no seu negócio para orientar os clientes e entender o fluxo de trabalhos.

Empresa falando a mesma língua

Coesão dentro de qualquer empresa é importante. As pessoas de uma empresa, sendo ela uma oficina ou não, precisam falar a mesma língua, entender os processos internos e seguir uma lógica de trabalho que facilite a convivência e as entregas.

Para conseguir isso, entretanto, alguém precisa ensinar, mostrar “como as coisas funcionam” e o que é esperado da equipe durante seu horário de trabalho.

Capacitar funcionários com foco na rotina operacional, em processos, que mostre para os colaboradores sobre o funcionamento da empresa, como as ferramentas (softwares de gestão, por exemplo) são usadas, a maneira correta de preencher formulários e outros, tende a trazer esses resultados.

Ao conhecer a empresa e entender a gestão e os processos internos, os seus colaboradores vão falar a mesma língua que a sua.

Eficiência e eficácia em cada processo

O resultado da união de cada item anterior é uma oficina, ou funilaria, mais coesa, com processos eficientes e um serviço de excelência que se estende desde o atendimento ao cliente até o cuidado com os veículos e o processo de pós-venda.

Capacitar funcionários de maneira rotineira e com um bom planejamento — o planejamento é fundamental — proporcionam essa coesão.

Imagine como seria trabalhar com uma equipe na qual todos os membros sabem o que precisam fazer, como fazer e quando fazer. Isso poupa, inclusive, o tempo que hoje você passa orientando e corrigindo processos.

Quer conhecer um pouco mais sobre valorização de funcionário? Leia o artigo: Como valorizar o funcionário da oficina em 9 dicas práticas!

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