Gestão de funcionário na oficina: 4 dicas para melhorar a sua!

gestão-de-funcionário-na-oficina

A gestão de funcionário na oficina pode até ser um desafio, mas é extremamente necessária! Afinal, sem pessoas caminhando para um mesmo objetivo, fica difícil manter o negócio saudável e os clientes satisfeitos. Leia este conteúdo e confira algumas dicas para executá-la!

Sabemos que lidar com pessoas é uma das partes mais difíceis do trabalho. Fornecedores, clientes, colaboradores, a lista é grande.

Quando falamos dos funcionários, é importante ter em mente que eles são parte fundamental da oficina e uma vez que estão satisfeitos e executam um bom trabalho, os clientes saem satisfeitos, retornam e o faturamento aumenta.

Dito isso, o que fazer para mantê-los motivados? Como aplicar a gestão de pessoas? Confira agora!

Gestão de funcionários na oficina: o que é?

A gestão de funcionários é o processo de acompanhar o desempenho e desenvolvimento dos colaboradores para garantir que sua oficina automotiva atinja os objetivos traçados. Mas, para isso, fique atento nos seguintes pontos:

  • alinhar expectativas;
  • definir metas;
  • dar e receber feedbacks;
  • investir em treinamentos;
  • ter uma comunicação clara e acessível;
  • ter processos internos bem definidos;
  • dentre outros.

Viu como não é simplesmente mandar e desmandar? Existe processos, técnicas e responsabilidade. O gestor da oficina deve lembrar sempre que gerenciar os colaboradores é seu papel. É claro, como dito no início do texto, isso não é uma tarefa simples, mas é possível executá-la com maestria. 

Não adianta só viver reclamando dos próprios funcionário e não buscar entender onde estão as falhas gerais. Você deve ter um plano de ação, processos, uma comunicação clara e educada. 

4 dicas práticas para melhorar a gestão de funcionário na oficina

Um ambiente de trabalho conturbado não é benéfico para ninguém. Pessoas desmotivadas, erros operacionais, falta de atenção, desgaste emocional, cliente insatisfeito e por aí vai. Uma coisa vai levando a outra e acaba impactando no faturamento da oficina.

Mas não se preocupe, é possível garantir que nada disso ocorra!

1 – Crie uma cultura de feedback

O feedback na oficina é muito importante não só para orientar os funcionários profissionalmente, mas também para melhorar o relacionamento pessoal com eles.

Instruí-los tecnicamente garante que eles não cometam os mesmos erros e também ajuda a estabelecer uma relação de confiança no trabalho. Mas não vá achando que dar feedback é só ir até o seu mecânico e falar qualquer coisa que vier na cabeça. Negativo!

Existem várias técnicas simples e eficazes para fornecer e receber o feedback. Sim, quando falamos sobre “cultura de feedback” isso também significa ouvir; receber.

Você irá ficar surpreso com os pontos positivos que vão acontecer quando esse processo começar a funcionar bem!  

2 – Invista em cursos e treinamentos para os funcionários

O mercado é dinâmico e cursos para os funcionários da oficina se aprimorarem tecnicamente é fundamental para que eles desenvolvam sua carreira, mas também para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelo seu negócio.

Fique atento ao desempenho de cada um, esteja informado das novidades do mercado e indique cursos para oficinas a fim de manter os profissionais atualizados.

3 – Defina metas alcançáveis

Agora, fala a verdade: sua oficina tem metas e objetivos estabelecidos? Seus funcionários sabem quais são elas? Essas informações são visíveis e reforçadas? 

Com metas bem definidas, os colaboradores sabem a razão de estarem executando determinadas tarefas, se sentem mais motivados e compreendem melhor quando mostramos que algo não foi atingido e que isso gera algumas consequências e novas soluções.

Com essa visão clara, fica mais fácil garantir uma boa produtividade e satisfação no local de trabalho. 

4 – Comunique-se

Evite comunicar somente quando as coisas não vão bem, garanta a transparência dentro da oficina para que todos saibam o que precisa ser feito, o que está bom e o que pode ser melhorado.

Durante algumas reuniões e conversas individuais, permita e incentive que as pessoas sugiram propostas de melhorias, afinal, todos podem e devem contribuir para o alcance das metas.

Isso evita ruídos, desmotivação e situações que podem resultar em erros maiores.

Pessoas são o ativo mais valioso de qualquer negócio, e com oficinas automotivas não é diferente. Até porque são elas quem executam o trabalho, vendem e compram.

Portanto, estar próximo dos seus colaboradores é algo insubstituível para ter sucesso com o seu negócio, além de ser uma das características de um gestor eficiente!

Gostou do post? Deixe aqui seu e-mail para receber nossas novidades