A gestão de funcionário na oficina pode até ser um desafio, mas é extremamente necessária! Afinal, sem pessoas caminhando para um mesmo objetivo, fica difícil manter o negócio saudável e os clientes satisfeitos. Leia este conteúdo e confira algumas dicas para executá-la!
Sabemos que lidar com pessoas é uma das partes mais difíceis do trabalho. Fornecedores, clientes, colaboradores, a lista é grande.
Quando falamos dos funcionários, é importante ter em mente que eles são parte fundamental da oficina e uma vez que estão satisfeitos e executam um bom trabalho, os clientes saem satisfeitos, retornam e o faturamento aumenta.
Dito isso, o que fazer para mantê-los motivados? Como aplicar a gestão de pessoas? Confira agora!
Gestão de funcionários na oficina: o que é?
A gestão de funcionários é o processo de acompanhar o desempenho e desenvolvimento dos colaboradores para garantir que sua oficina automotiva atinja os objetivos traçados. Mas, para isso, fique atento nos seguintes pontos:
- alinhar expectativas;
- definir metas;
- dar e receber feedbacks;
- investir em treinamentos;
- ter uma comunicação clara e acessível;
- ter processos internos bem definidos;
- dentre outros.
Viu como não é simplesmente mandar e desmandar? Existe processos, técnicas e responsabilidade. O gestor da oficina deve lembrar sempre que gerenciar os colaboradores é seu papel. É claro, como dito no início do texto, isso não é uma tarefa simples, mas é possível executá-la com maestria.
Não adianta só viver reclamando dos próprios funcionário e não buscar entender onde estão as falhas gerais. Você deve ter um plano de ação, processos, uma comunicação clara e educada.
4 dicas práticas para melhorar a gestão de funcionário na oficina
Um ambiente de trabalho conturbado não é benéfico para ninguém. Pessoas desmotivadas, erros operacionais, falta de atenção, desgaste emocional, cliente insatisfeito e por aí vai. Uma coisa vai levando a outra e acaba impactando no faturamento da oficina.
Mas não se preocupe, é possível garantir que nada disso ocorra!
1 – Crie uma cultura de feedback
O feedback na oficina é muito importante não só para orientar os funcionários profissionalmente, mas também para melhorar o relacionamento pessoal com eles.
Instruí-los tecnicamente garante que eles não cometam os mesmos erros e também ajuda a estabelecer uma relação de confiança no trabalho. Mas não vá achando que dar feedback é só ir até o seu mecânico e falar qualquer coisa que vier na cabeça. Negativo!
Existem várias técnicas simples e eficazes para fornecer e receber o feedback. Sim, quando falamos sobre “cultura de feedback” isso também significa ouvir; receber.

Você irá ficar surpreso com os pontos positivos que vão acontecer quando esse processo começar a funcionar bem!
2 – Invista em cursos e treinamentos para os funcionários
O mercado é dinâmico e cursos para os funcionários da oficina se aprimorarem tecnicamente é fundamental para que eles desenvolvam sua carreira, mas também para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelo seu negócio.
Fique atento ao desempenho de cada um, esteja informado das novidades do mercado e indique cursos para oficinas a fim de manter os profissionais atualizados.
3 – Defina metas alcançáveis
Agora, fala a verdade: sua oficina tem metas e objetivos estabelecidos? Seus funcionários sabem quais são elas? Essas informações são visíveis e reforçadas?
Com metas bem definidas, os colaboradores sabem a razão de estarem executando determinadas tarefas, se sentem mais motivados e compreendem melhor quando mostramos que algo não foi atingido e que isso gera algumas consequências e novas soluções.
Com essa visão clara, fica mais fácil garantir uma boa produtividade e satisfação no local de trabalho.
4 – Comunique-se
Evite comunicar somente quando as coisas não vão bem, garanta a transparência dentro da oficina para que todos saibam o que precisa ser feito, o que está bom e o que pode ser melhorado.
Durante algumas reuniões e conversas individuais, permita e incentive que as pessoas sugiram propostas de melhorias, afinal, todos podem e devem contribuir para o alcance das metas.
Isso evita ruídos, desmotivação e situações que podem resultar em erros maiores.
Pessoas são o ativo mais valioso de qualquer negócio, e com oficinas automotivas não é diferente. Até porque são elas quem executam o trabalho, vendem e compram.
Portanto, estar próximo dos seus colaboradores é algo insubstituível para ter sucesso com o seu negócio, além de ser uma das características de um gestor eficiente!
