Gerenciando o setor administrativo da oficina

Gerenciando o setor administrativo

Por: Fábio Moraes

Nas várias visitas que faço às oficinas (mecânicas, funilarias, auto center, etc) percebo uma grande dúvida dos proprietários em  avaliar se existe um caminho diferente do atual. Todos são unânimes em falar que, a cada dia, as coisas estão mais difíceis e o dinheiro circula menos no caixa da oficina.

Acho que todos têm razão. Existe menos dinheiro no bolso das pessoas e consequentemente menos dinheiro para se autorizar um serviço que não seja autorizado pela seguradora (no caso de funilaria) ou um serviço (mecânico) que dê para “segurar” mais uns dois meses sem fazê-lo.

Acredito em um só caminho para que se encontre uma saída e este tem o nome de GESTÃO. O que me impressiona é que ainda existem muitas oficinas que não dão o devido valor a esta palavra e nem mesmo se preocupam em aplicá-la, mesmo nas pequenas decisões do dia a dia. Exatamente por isso vamos dar um foco mais prático em gestão de oficinas.

Iniciando a gestão da oficina

Como fazer, como aplicar e como monitorar? Para que isso aconteça e ainda para abranger todo o universo das oficinas (mecânica, funilaria e pintura, elétrica, ar condicionado, convertedora de gás, centro automotivo, entre outros), vamos dividir a oficina em 5 grandes partes e nessa matéria mostrar um pouco da aplicabilidade da gestão no setor administrativo.

No final certamente estaremos vendo nossa empresa de forma diferente da que víamos até hoje. Visualize sua empresa e a divida conforme abaixo:

  1. Administrativo
  2. Financeiro
  3. Estoque
  4. Produtivo
  5. Fiscal

Gerenciando o setor administrativo

Quando falamos em iniciar um processo de gestão na área administrativa da oficina estamos querendo dizer que a partir de hoje o setor administrativo vai receber a mesma dedicação que o produtivo.

É normal, até pela própria formação dos donos de oficinas, dedicar um tempo maior do seu dia para o setor produtivo, mas a partir de agora todos os setores devem receber a atenção do proprietário da empresa de forma equilibrada.

Quando abordamos o termo “gerir o setor administrativo”, não significa ter que contratar um administrador e sim começar a pensar em coisas que talvez você não pensasse até hoje. Pense em como responderia as perguntas abaixo:

  1. Qual o custo fixo de sua empresa (em reais R$ e em % sobre o faturamento)?
  2. Qual o percentual líquido que ganho na compra de peças?
  3. Qual o impacto da folha de pagamento sobre o faturamento da empresa?
  4. É melhor ter mais funcionários e pagar menos ou ter menos funcionários e pagar mais?
  5. Quantos e quais relatórios gerenciais utilizo antes de tomar alguma decisão?
  6. Como é o controle de EPI? Cobro dos funcionários?
  7. Qual o passivo (em reais R$) hoje?
  8. Existe algum trabalho permanente de treinamento dos funcionários?
  9. Que tipo de trabalho é feito para manter o cliente e nunca decepcioná-lo?
  10. Numa escala de 1 a 10 qual é o número que corresponde à sua ética profissional? Porque pensou neste número?

Se alguns destes itens ficaram nebulosos em suas respostas, é porque sua empresa não aplica a gestão no setor administrativo. Dê o primeiro passo!

Admita que é possível mudar começando por você. Organize o seu tempo pessoal. Arrume tempo para sentar em sua mesa e pensar no setor administrativo. Separe a folha de pagamento por setores e veja qual o percentual, em relação ao total da folha, que o setor administrativo absorve. Avalie se não existem funcionários demais para executar poucas funções.

O setor administrativo é extremamente importante para qualquer empresa, mas ele deve ser enxuto e deve ser bem “gerido”. As rotinas de cada funcionário devem estar documentadas e o funcionário bem treinado. Não tenha dúvidas de que um funcionário bem treinado vale por três.

Após organizar o seu tempo, a sua mesa e as suas atividades, passe agora a organizar e administrar as atividades da empresa como um todo. Toda oficina pode e deve “andar” sem a presença permanente do proprietário.

Defina as atividades de cada um e cobre os resultados através da análise dos relatórios que o setor administrativo irá passar. Acompanhe mais de perto as atividades dos funcionários administrativos. Observe o que cada um produz.

Refaça as perguntas acima todos os dias até você conseguir respondê-las, sem ter que ficar correndo atrás da informação. Quando isso acontecer, e pode ter certeza que acontecerá de forma natural, você e sua empresa já estarão gerenciando o setor administrativo.

Quer organizar, automatizar e ter todos os números da sua empresa nas mãos? Então teste nosso sistema gratuitamente e comece, hoje mesmo, a dar um novo rumo para a administração da sua oficina!

Veja o vídeo abaixo para aprender a administrar uma oficina:

Fábio Moraes é CEO do Ultracar, o melhor sistema de gestão para oficinas, membro do Conselho Consultivo da ASE, consultor do IAA, parceiro do Agenda do Carro, tem o apoio do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva de São Paulo), parceiro oficial do Cesvi Brasil e é consultor de várias oficinas no Brasil.

Um pouco sobre a Ultracar

Nos siga nas redes sociais

Últimos posts

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gostou do post? Deixe aqui seu e-mail para receber nossas novidades