Como criar uma persona para a sua oficina

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Criar uma persona para a sua oficina fará com que você consiga atingir o seu perfil de cliente ideal e consequentemente aumentar as vendas e retenções. Mas como estruturá-la? Descubra agora!

Persona é um personagem que representa o cliente ideal da sua empresa. É baseado em dados reais sobre o comportamento do cliente e as características demográficas, bem como em histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. 

Essas informações podem ajudar você a personalizar suas estratégias de marketing, atendimento ao cliente e vendas.

Confira neste conteúdo como criar a sua em 3 passos práticos!

Benefícios de criar uma persona

Uma persona bem estruturada traz benefícios como:

Como criar uma persona e saber quem é o cliente da oficina

O perfil de cliente ideal da sua oficina deve ser baseado em dados reais. Para isso, alguns passos fundamentais para a sua criação são:

1 – Estude o seu mercado

Para fazer a oficina mecânica crescer e se destacar no mercado, é necessário um estudo minucioso sobre o público, seus hábitos de consumo, concorrentes e demais fatores.

Entendendo tudo isso, você já consegue ter uma visão melhor de quem você quer atingir e quais ações serão necessárias para isso.

2 – Entreviste seus clientes

Converse com seus clientes e entenda quais são seus hábitos de consumo, preferências, desejos, poder aquisitivo, interesses, hobbies e afins.

Feito isso, você pode fazer um cruzamento de acordo com as características que eles têm em comum e ter mais base para criar a sua persona de acordo com informações reais.

3 – Entenda suas motivações

Por que aquela pessoa consome o seu produto ou serviço? Quais caminhos ela percorre até fechar a compra? Por onde ela se informa?

Respondendo essas questões, fica mais fácil estruturar o exemplo de cliente da oficina mecânica, criar estratégias e promoções para atingi-lo.

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Público-alvo para oficina e persona: quais são as diferenças?

De maneira direta, o estudo de público-alvo traz dados mais abrangentes que servem como base para o desenvolvimento da persona, que é mais específica.

Por exemplo, público-alvo podem ser homens ou mulheres de 25 a 35 anos, solteiros, com ensino superior e classe média alta.

Já a persona aprofunda mais ainda e traz dados mais concretos, como: mulher, solteira, 30 anos, formada em comunicação social, com salário de R$10 mil reais por mês.

No fim das contas, o estudo de público-alvo é complementado pela persona.

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