Criar uma persona para a sua oficina fará com que você consiga atingir o seu perfil de cliente ideal e consequentemente aumentar as vendas e retenções. Mas como estruturá-la? Descubra agora!
Persona é um personagem que representa o cliente ideal da sua empresa. É baseado em dados reais sobre o comportamento do cliente e as características demográficas, bem como em histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Essas informações podem ajudar você a personalizar suas estratégias de marketing, atendimento ao cliente e vendas.
Confira neste conteúdo como criar a sua em 3 passos práticos!
Benefícios de criar uma persona
Uma persona bem estruturada traz benefícios como:
- mais assertividade nas ações de marketing da oficina;
- melhor atendimento aos clientes;
- melhor direcionamento das ações estratégicas;
- melhor precificação na oficina;
- definição de margem de lucro mais assertiva.
Como criar uma persona e saber quem é o cliente da oficina
O perfil de cliente ideal da sua oficina deve ser baseado em dados reais. Para isso, alguns passos fundamentais para a sua criação são:
1 – Estude o seu mercado
Para fazer a oficina mecânica crescer e se destacar no mercado, é necessário um estudo minucioso sobre o público, seus hábitos de consumo, concorrentes e demais fatores.
Entendendo tudo isso, você já consegue ter uma visão melhor de quem você quer atingir e quais ações serão necessárias para isso.
2 – Entreviste seus clientes
Converse com seus clientes e entenda quais são seus hábitos de consumo, preferências, desejos, poder aquisitivo, interesses, hobbies e afins.
Feito isso, você pode fazer um cruzamento de acordo com as características que eles têm em comum e ter mais base para criar a sua persona de acordo com informações reais.
3 – Entenda suas motivações
Por que aquela pessoa consome o seu produto ou serviço? Quais caminhos ela percorre até fechar a compra? Por onde ela se informa?
Respondendo essas questões, fica mais fácil estruturar o exemplo de cliente da oficina mecânica, criar estratégias e promoções para atingi-lo.
Público-alvo para oficina e persona: quais são as diferenças?
De maneira direta, o estudo de público-alvo traz dados mais abrangentes que servem como base para o desenvolvimento da persona, que é mais específica.
Por exemplo, público-alvo podem ser homens ou mulheres de 25 a 35 anos, solteiros, com ensino superior e classe média alta.
Já a persona aprofunda mais ainda e traz dados mais concretos, como: mulher, solteira, 30 anos, formada em comunicação social, com salário de R$10 mil reais por mês.
No fim das contas, o estudo de público-alvo é complementado pela persona.
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