Como aplicar o go-to-market na oficina e aproveitar os benefícios dessa estratégia

como aplicar o go-to-market na sua oficina

Saber como aplicar o Go-to-Market na oficina automotiva e aproveitar os benefícios dessa estratégia pode transformar o seu negócio de uma forma simples! Veja tudo sobre o assunto neste conteúdo.

No competitivo mercado das oficinas automotivas, a diferenciação e a eficiência são essenciais para o sucesso. E uma estratégia de Go-to-Market (GTM) pode ser a chave para alcançar esses objetivos. 

Aqui, vamos contar o que é GTM e como você pode aplicá-lo para impulsionar sua oficina automotiva. E, claro, os benefícios dessa estratégia. Confira agora.

O que é GTM?

O termo “Go-to-Market” (GTM) refere-se à estratégia que uma empresa utiliza para lançar e distribuir seus produtos ou serviços no mercado. No contexto de uma oficina automotiva, GTM envolve a forma como você apresenta seus serviços e produtos aos clientes, tornando-os mais acessíveis e atraentes. Se você ainda não conferiu nosso texto detalhado sobre o que é CTM, é só clicar aqui para realizar a leitura.

Como aplicar o Go-to-Market na oficina (passo a passo)

Bom, você já sabe o que é GTM, mas como aplicá-lo de maneira efetiva? Separamos um passo a passo que pode te ajudar!

Identificando seu público-alvo

Para aplicar o GTM com sucesso, o primeiro passo é identificar seu público-alvo. Entenda as necessidades, preferências e comportamentos dos clientes em potencial da sua oficina automotiva. Isso ajudará a adaptar seus serviços e produtos de acordo com suas demandas. Para isso:

  • entreviste seus clientes atuais;
  • faça um estudo do mercado;
  • analise o poder aquisitivo da região;
  • crie soluções para diferentes dores.

Sempre falamos sobre valor x preço. Conhecendo melhor o seu público é possível trabalhar a melhor percepção do cliente em relação à sua oficina. A partir disso é possível gerar oportunidades de negócio em busca do aumento do faturamento.

Desenvolvendo uma estratégia de produtos/serviços

A estratégia de produto e/ou serviço é uma parte crucial do GTM. Concentre-se em criar serviços de qualidade e diferenciados. Certifique-se de que seu portfólio de serviços e seu mix de produtos atendem às necessidades do seu público-alvo, destacando o que o torna único.

Cada objetivo requer uma estratégia e um combo de ações. Cruze os dados para ter maior assertividade nessa construção.

Escolhendo canais de distribuição eficientes

Selecionar os canais de distribuição certos é vital. Isso pode incluir parcerias com lojas de autopeças, marketing digital direcionado ou até mesmo um e-commerce. Garanta que seus serviços estejam disponíveis onde seu público-alvo busca soluções automotivas. Lembre-se que estes canais também devem comunicar sobre seus serviços. Exemplos:

  • Loja física
  • Parceiros estratégicos (divulgação em comércios na região pode ser uma boa ideia)
  • Feiras e eventos para o público apaixonado por carros
  • Redes Sociais mais utilizadas e Google Meu Negócio 

Definindo objetivos e métricas 

Sempre falamos sobre a importância de ter objetivos e metas claras, alcançáveis e  mensuráveis. Com o GTM não seria diferente, não é mesmo?

Para isso, comece primeiro definindo um objetivo. Por exemplo: aumentar as vendas da oficina no primeiro trimestre. A partir daí você deve construir e aplicar estratégias para alcançar esse objetivo e, em seguida, analisar os resultados diários e mensais. Mas o que analisar? Quais as métricas? Confira alguns exemplos:

  • Diminuir o retrabalho de carros em X % (afinal, todo carro que retorna na sua oficina devido algum problema, é dinheiro e tempo perdidos, além da possível insatisfação do cliente)
  • Aumentar o número de parcerias na região
  • Melhorar a eficácia das vendas para novos e antigos clientes 

Em todos os casos acima você consegue definir uma porcentagem específica para alcançar. Fazendo dessa forma, você terá números mais precisos para analisar e acompanhar, sendo possível corrigir alguma rota que não esteja atingindo o desejado.

Benefícios do GTM na oficina automotiva

A implementação bem-sucedida do GTM pode trazer diversos benefícios para sua oficina automotiva. Alguns deles são:

Maior visibilidade

Uma estratégia GTM eficiente aumentará a visibilidade da sua oficina, alcançando mais clientes em potencial.Você sabe onde encontrar seus clientes e quais canais online eles mais utilizam para esses adquirir os serviços que sua oficina oferece? Estar presente nesses locais é fundamental se você deseja ganhar visibilidade e aumentar as vendas.

Melhor posicionamento de produtos e serviços

Ao adaptar seus serviços de acordo com as demandas do mercado, você melhora o posicionamento de seus produtos, tornando-os mais atraentes para os consumidores. Já analisou se está faltando oferecer algum serviço ou produto na sua oficina? O contrário também é importante: será que você está oferecendo algo que a maior parte do público na sua região não tem interesse? 

Aumento das vendas

Com uma estratégia de GTM bem planejada, suas vendas tendem a aumentar, pois você estará mais alinhado com o que os clientes procuram. Foi como falamos anteriormente: será que você está oferecendo ou deixando de oferecer algo na sua oficina? Essa análise deve ser feita em relação aos clientes atuais ou ao público que deseja alcançar.

É hora de colocar a sua estratégia de produto em prática

Viu que saber como aplicar o Go-to-Market na oficina automotiva pode fazer toda a diferença? Ao entender o seu público, desenvolver produtos e serviços de qualidade, escolher os canais de distribuição corretos e medir os resultados, você estará no caminho certo para alcançar o sucesso. 

Não subestime o poder do GTM; ele pode transformar a sua oficina, seja ela mecânica, funilaria, auto center ou outro modelo, em um negócio de destaque. Portanto, aplique essas estratégias com determinação e mantenha-se atento às métricas do GTM para continuar aprimorando sua abordagem.
Para ter sucesso com o GTM, é preciso conhecer bem seu público. Então, confira agora dicas para conhecer o cliente da oficina.

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