Por: Fábio Moraes
Você já se perguntou como os reparadores bem sucedidos alcançaram esse posto? Quais suas estratégias e dicas, por exemplo? Então, confira o texto e descubra alguns caminhos que você pode começar a trilhar para conquistar o objetivo de ser mais um reparador bem sucedido!
Dicas de reparadores bem sucedidos
1. Aceitar que você é empresário
Não importa o tamanho da oficina, o reparador bem sucedido já percebeu que, além de ser um bom profissional ele tem que administrar sua oficina. Ou seja, ele deixou de ser somente um mecânico para ser um empresário.
Um empresário que faz contas e que não pode ficar 100% do seu tempo no pátio. Um empresário que sabe que, com uma boa administração, ele consegue ganhar dinheiro.
Não é possível mais, nos dias de hoje onde quase não existe margem, fazer uma oficina dar dinheiro se não houver um bom gerenciamento e sem que o proprietário realmente se veja como empresário. Que ele se encha de orgulho e diga que é um empresário da reparação automotiva.
2. Mudar a forma de enxergar a sua empresa
Entramos em nossa empresa todos os dias e olhamos para ela todos os dias. O que nos difere do reparador de sucesso é que ele, além de olhar consegue enxergar. Olhamos nossa oficina todos os dias do mesmo jeito e não conseguimos enxergar onde estão as origens dos problemas.
Sabemos que tudo mudou no setor automotivo, na reparação de carros e no perfil de clientes, mas queremos continuar a cuidar da oficina o que fazíamos há alguns anos atrás. Este é o grande diferencial do reparador de sucesso.
Ele sabe que precisa mudar. Enxerga as mudanças como oportunidades dele crescer e de fazer a empresa crescer. Ele sabe que a mudança começa dele para chegar aos funcionários e clientes. Ele tem certeza de que não vai mais conseguir administrar sua oficina como fazia e principalmente, está disposto a ser um referencial para as outras oficinas. Ele sabe que precisa olhar a oficina, mas acima de qualquer coisa enxergar as coisas boas que acontecem e as coisas não tão boas e influenciam na administração.
Os reparadores de sucesso escutam mais. Falam menos. Olham sua empresa, e aprendem a enxergar aquilo que está na sua frente e muitas vezes não conseguiam ver. Deram um passo para trás. Viram onde estavam. Com isso tiveram mais segurança para tomar decisões.
3. Entender que é necessário gerenciar a oficina
Gerenciar é administrar. É organizar. Da mesma forma que o reparador bem sucedido administra os carros que entram na oficina e distribui, acompanha e muitas vezes executa os serviços, ele também se dedica a organizar e administrar sua oficina.
Ele não deixa esta rotina de trabalho para sua esposa ou algum funcionário. Ele mesmo “toma as rédeas” e faz com que as coisas aconteçam. O reparador bem sucedido acredita que gerenciar é estudar os números da empresa, fazer fechamentos de mês, entender e acompanhar os gastos com insumos, reduzir rotatividade. E ele sabe que só consegue isso com uma boa gestão.
4. Aprender a cuidar dos pequenos detalhes
Os reparadores de sucesso aprenderam que os pequenos detalhes fazem toda a diferença no final do mês, por isso sempre estão atentos a tudo. Monitoram a limpeza da oficina, dos banheiros e dos uniformes dos funcionários.
Enviam cartões de aniversário para todos os clientes do mês. Entregam e explicam para o cliente todo o orçamento de forma paciente e detalhada, pois sabem que seu cliente não entende muito.
Fazem reuniões semanais com todos os funcionários comentando as coisas boas que aconteceram na semana e os problemas que tiveram. Mostram a importância dos funcionários economizarem e fazerem parte do processo de crescimento da empresa.
5. Cuidar primeiro da saúde pessoal para depois cuidar da saúde da empresa
Esta é uma situação que faz toda a diferença e que os reparadores bem sucedidos já colocam em prática. Eles decidiram que, para cuidar bem da oficina, antes precisam se cuidar. E como eles fizeram isto?
- Cuidam da saúde. Vão ao médico periodicamente, fazem alguma atividade física, cuidam da família, têm paciência com os filhos e separaram um tempo que seja só deles. Entenderam que o tempo é uma “coisa” que só depende de cada um para arrumar.
- Alimentam um sonho. Mudar de casa, trocar de carro, ir a algum lugar (Machu Picchu, praias do Nordeste, caminho de São Thiago de Compostela, etc.) É importante estar sempre em busca de algo que os impulsiona.
- De alguma forma cuidam da espiritualidade. Não importa qual a sua religião, descobriram que é importante manter-se conectado com Deus. Rezam para sua família, para seus amigos e para seus inimigos.
- Estudam sempre. Aprenderam a interpretar números. Descobriram que não tem problema errar. Aprenderam com os acertos, mas entenderam onde erraram. Arrumaram um tempo para ler tudo que for relacionado ao seu trabalho. Compararam sua empresa com as outras do mercado (viram se ela está abaixo, acima ou no mesmo patamar das outras com o mesmo perfil de mercado, através dos números).
6. Parar de reclamar
Os reparadores de sucesso descobriram que devem reclamar menos e gerenciar mais. Isso porque dono de oficina reclama de tudo.
Reclama da falta mão de obra: mas esquece de que uma empresa gasta mais tempo, dinheiro e energia, para trocar de funcionário do que para orientar e ensinar o funcionário atual. Rotatividade alta nunca é boa.
Eles se perguntam diariamente:
- Como está minha paciência com os funcionários?
- Quanto tempo do dia eu me dedico para ensinar, através de reuniões curtas de, no máximo, 3 minutos, seus funcionários? (são reuniões que devem acontecer no momento que o funcionário erra ou não segue uma orientação).
Reclama da falta de dinheiro: mas mantém seu pró-labore num valor acima do que a empresa pode pagar. A empresa dá. A empresa tira.
Eles perceberam que o pró-labore, como empresários, deve estar dentro do que a empresa suporta pagar. Um mês pode ser maior, outro mês não.
Reclama dos valores praticados: mas não estuda os números para saber se realmente dá prejuízo (vai pelo que escuta). Eles começaram a fazer contas em todos os orçamentos. Começaram a analisar o custo de cada peça aplicada no carro e o valor cobrado. Entenderam que, para ganhar dinheiro, precisam acompanhar de perto.
7. Clientes devem ser sempre bem cuidados
Os reparadores de sucesso entenderam que seus clientes são pessoas que possuem o potencial de comprar ou adquirir aquilo que eles reparadores estão vendendo/oferecendo como solução. Por isso melhoraram a forma de se relacionar com o cliente.
Perceberam que uma carteira de clientes, nos dias de hoje, só é possível formar com qualidade de serviços, qualidade de atendimento e preços compatíveis com o mercado. Somente com a junção destas três situações é que conseguiram a formação de uma carteira de clientes.
Conseguiram ver, no dia a dia, que fidelização só aparece quando a carteira de clientes é sólida e que o diferencial que vai fazer o cliente voltar em sua oficina é a qualidade do atendimento (transmitiram confiança e ética para o cliente), a qualidade dos serviços (somente usam peças de qualidade) e conseguiram dar agilidade na execução dos serviços e praticar preços compatíveis com o mercado.
Os reparadores de sucesso escutam seu cliente, com mais atenção. Mais de uma vez se necessário. Encaram as críticas como construtivas e fazem com que seu cliente se sinta especial.
8. Manutenção Preventiva
As pessoas não estão acostumadas a fazer revisões preventivas. Sempre deixam a manutenção do carro em segundo plano. Isso é cultural. Não tem outro jeito.
É nosso dever e nossa obrigação, como empresários do setor, mostrar para o mercado a importância da manutenção preventiva e como ela representa menor custo ao proprietário do veículo.
Os reparadores bem sucedidos perceberam que a confecção, bem elaborada, de um check-list é uma grande oportunidade para vender mais. Com isso aumentaram o ticket médio e usam o argumento da manutenção preventiva para atrair mais clientes em sua oficina.
9. Treinamento dos funcionários/equipe
Treinar a equipe de funcionários é um ponto forte dos reparadores bem sucedidos. Eles sentiram a importância de formar uma equipe e para conseguirem isso diminuíram a rotatividade dos funcionários e investiram em treinamento (técnico e geral).
Criaram procedimentos internos e ensinaram a todos da equipe (ex: quais os dias da semana devem organizar e limpar as ferramentas ou o que devem arrumar / organizar no setor de trabalho antes ou após iniciarem o trabalho diário).
10. Software de gestão
Os reparadores bem sucedidos já entenderam que eles precisam de um software que dê segurança e que esta ferramenta ajude na gestão e administração do dia a dia. Esta segurança eles encontram no programa de gestão Ultracar.
Além de ser fácil de utilizar, eles conseguem gerenciar todos os setores da oficina com tranquilidade através das informações que o software Ultracar disponibiliza. Eles sentem segurança na qualidade das informações.
Descobriram, no dia a dia através de conversas com o pessoal da Ultracar, que além do Software de Gestão a Ultracar entende e conhece de oficinas, do mercado automotivo e principalmente de como ajuda-los a cuidar melhor de seus negócios.
Encontraram, na Ultracar, um parceiro que se preocupa e que soma na gestão da oficina. Torne-se um reparador de sucesso você também. Tenha como apoio para sua gestão a Ultracar.
Fábio Moraes é diretor da Ultracar, empresa com 30 anos de experiência em gestão de oficinas e proprietária do Software de Gestão Ultracar (parceiro da Universidade Newton Paiva e do curso GNA – Gestão de Negócios Automotivos), consultor do IAA, auditor do IQA, (Instituto de Qualidade Automotiva) e é consultor de várias oficinas do Brasil, parceira do Programa Cuide do Carro. A Ultracar recebe o apoio do IQA.