De acordo com o Sebrae, em seu relatório sobre Causa Mortis, os dois principais motivos que levam novas empresas à falência são a falta de planejamento prévio e a gestão empresarial pouco profissional.
As estatísticas não mentem: sem foco na gestão sua oficina corre um grande risco. Mas como tudo na vida, para isso também tem solução! Você pode dar o pontapé inicial na administração do seu negócio aproveitando esse início de ano para realizar seu planejamento estratégico anual.
O que é planejamento estratégico anual?
Planejamento estratégico anual, como o nome sugere, é o planejamento que você, gestor, realiza, analisando o cenário atual da sua oficina, prevendo mudanças no mercado e criando estratégias para crescer ou se proteger de eventualidades (ou ambos).
Em outras palavras, esse planejamento basicamente é um guia que você cria para entender onde sua oficina está hoje, onde quer que ela chegue até o final do ano e que ações você deve fazer para que isso aconteça.
Quais são as etapas de um planejamento anual para oficinas?
Um bom planejamento anual é composto por algumas etapas. Vamos conhecer cada uma delas?
1. Faça um levantamento do ano anterior
O bom planejamento começa pelo passado. Assim, o primeiro passo é puxar as informações do ano anterior da sua empresa — mas atenção: é para escrever! Nada de deixar a informação só na cabeça, combinado?
Comece definindo o que é sua empresa, o que ela faz, qual é o perfil do seu cliente e o valor que ele percebe no seu serviço.
2. Entenda o momento atual da sua oficina
Tenha bem claro o momento de desenvolvimento do seu negócio. Lembre-se: sua oficina é influenciada por fatores externos (concorrentes, por exemplo) e interno (como é o caso da gestão).
Uma ótima ferramenta para fazer essa análise é a Matriz SWOT. Ela oferece para você, gestor, os pontos fortes e fracos da sua oficina, bem como oportunidades e ameaças para seu negócio.
Para pensarmos em soluções primeiro precisamos entender o problema, certo? Por isso esse passo é tão importante.
3. Defina onde você quer chegar
Agora é o momento de definir os objetivos do seu negócio para o ano atual. A proposta aqui é estabelecer marcos que a empresa quer alcançar. Para montar os objetivos da forma correta é importante que eles sejam diretos, mensuráveis e tenham prazo muito bem definidos.
Em vez de dizer que você quer, por exemplo, “diminuir custos”, anote que sua oficina irá focar na diminuição de custos, com a meta de reduzir até 10% do custo médio do pátio até o final do mês de abril.
Repare: o objetivo é direto (qualquer pessoa consegue entendê-lo), mensurável (temos um valor fixado para alcançar) e está localizado dentro de um período (precisa ser realizado até o final de abril).
Uma forma mais “simples” de chegar a esse resultado é usando o método SMART.
4. Crie sua estratégia
Agora que você já sabe o que quer alcançar, é hora de definir COMO fará isso. É aqui que criamos uma estratégia, ou seja, um passo a passo das ações que serão feitas para que até o mês de abril, por exemplo, você e sua equipe reduzam os custos do pátio em 10%.
A ideia é realmente criar um guia para a empresa. Então, para cada objetivo que você listou no passo anterior se pergunte como conduzirá sua equipe para chegar lá.
5. Elabore um plano de ação executável
O último passo — antes de colocar tudo em prática, é claro — é a elaboração de um plano de ação.
Aqui, o que você, gestor, fará é bastante direto: pegue cada uma das estratégias criadas, dívida elas em pequenas tarefas com data de início, término, coloque uma pessoa responsável, estabeleça qual métrica será usada para avaliar o trabalho e o custo da etapa.
A ideia é elaborar algo mais ou menos assim para cada estratégia:
Tarefa | Data de Início | Data de Finalização | Responsável | Custo | Métrica |
Troca de fornecedor de ferramentas | 01/02/2022 | 02/02/2022 | João | X | Redução do custo por unidade |
O planejamento anual deve sempre ser seguido?
Idealmente, quando um planejamento anual é traçado é importante segui-lo até o fim. Isso evita gastos desnecessários e desorganização.
Apesar disso, sempre é possível fazer pequenos ajustes, principalmente se você notar que as decisões tomadas no planejamento não estão condizendo com a realidade da sua oficina.
Quer conhecer um pouco mais sobre o tema? Temos uma oportunidade de ouro para você! O professor Fábio Moraes está falando sobre esse e outros assuntos em algumas aulas do treinamento Texaco. Assista hoje mesmo as aulas na íntegra gratuitamente!