Por: Fábio Moraes
No texto anterior conversamos sobre o que devemos fazer para transformar funcionários em equipe e que, numa oficina, esta transformação começa pelo proprietário da oficina.
Hoje precisamos entender muito bem como operacionalizar este processo junto aos nossos funcionários e para que fique fácil quero que você, proprietário da oficina, leia abaixo com muita atenção.
Como podemos definir “equipe”
Equipe é um grupo de pessoas que trabalham na mesma tarefa, e unem esforços num mesmo propósito. É o proprietário da oficina que define o propósito e o caminho da equipe.
Perfil dos funcionários: como é em uma oficina?
- Os funcionários tendem a olhar só o seu lado;
- Não se envolvem diretamente na manutenção da limpeza da oficina, banheiros;
- Não se preocupam em deixar peças no chão ou a usar a bandeja;
- Não se envolvem de forma direta;
- Não tem consciência das dificuldades da empresa em pagar os salários em dia;
- Acreditam que oficina cheia é sinônimo de que o proprietário está ganhando muito dinheiro;
- Têm muita dificuldade para assumir os retornos e erros.
O que o funcionário deve fazer para ser aquele que agrega?
- Ser pró-ativos (ter iniciativa);
- Entender que, no momento atual do país as mudanças são necessárias (principalmente as culturais);
- Não esperar o cliente sentado (quando o cliente entrar na oficina o funcionário deve ir de encontro a ele);
- Sempre ter certeza de que o carro está pronto e testado antes de chamar o cliente;
- Alimentar o sistema de gestão corretamente (estudar os indicadores da oficina exigem qualidade nas informações que só é possível com uma boa alimentação das informações do cliente e dos serviços e peças que estão sendo realizados);
- Seguir os procedimentos (uniformes limpos e trocados a cada dois ou três dias, rotinas da empresa, entre outros);
- Seguias metas diárias estabelecidas pelo proprietário da oficina;
- Ajudar (sempre);
- Respeitar os proprietários.
O que falta nas oficinas na relação proprietário e funcionário
- Faltam reuniões;
- Falta orientação;
- Falta clareza no que o proprietário quer.
Fábio Moraes é CEO da empresa Ultracar, com 25 anos de experiência em gestão e administração de oficinas. Matemático, Analista de sistema e Administrador de empresas. Auditor do IQA, (Instituto de Qualidade Automotiva), consultor do IAA e consultor de várias oficinas do Brasil. Viajou o Brasil inteiro ministrando palestra com o tema “Oficina dá dinheiro, mas tem que administrar”.