Manutenção preventiva: 5 formas de conscientizar seus clientes sobre o assunto

Manutenção preventiva

“Manutenção preventiva pra quê? Meu carro está ótimo”. Talvez você já tenha ouvido algo assim. Se não soube como responder no momento, fica tranquilo, separamos 5 argumentos para orientar seus clientes em situações como essa.

O mecânico não está lá só para consertar o carro. Faz sentido?

Isso porque o profissional da oficina automotiva é um especialista no assunto. Ou seja, não basta só resolver o problema do cliente, ele deve orientá-lo em relação ao melhor a ser feito.

Sendo assim, qual foi a última vez que você educou seus clientes sobre algum assunto sem a intenção de fazer uma venda? Pois é, nem tudo se resume ao dinheiro.

E para que você consiga mostrar para seus clientes a importância da manutenção preventiva, separamos 5 argumentos que você pode usar.

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é um conjunto de ações e procedimentos realizados de forma regular e planejada, com o objetivo de evitar ou reduzir possíveis problemas mecânicos, elétricos ou de desgaste ao longo do tempo. 

De forma mais direta, ao invés de esperar por uma falha ou quebra no veículo para agir, a manutenção preventiva identifica e corrige pequenos problemas antes que se tornem mais sérios, garantindo assim a segurança, confiabilidade e durabilidade do veículo.

Alguns exemplos de manutenção preventiva são:

  • verificação de sistema de freios;
  • verificação de nível de óleo;
  • inspeção no sistema de suspensão;
  • verificação de filtro de motor;
  • dentre outros.

Benefícios da manutenção preventiva: 5 argumentos para você instruir os clientes da sua oficina

Não existe forma melhor de orientar seus clientes do que apresentar os benefícios da manutenção preventiva.

Aliás, essa prática traz vantagens para todos os lados. Maior faturamento para a oficina, mais tranquilidade para o cliente, e muito mais.

Então. separamos os principais e como você pode falar sobre eles no momento de atendimento ou negociação, confira abaixo:

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1. Economia a longo prazo

Quem não quer economizar? Ninguém gosta de perder dinheiro, e seu cliente não é diferente.

Então, você deve dizer que investir em manutenção preventiva pode parecer um custo adicional no curto prazo, mas a longo prazo, pode resultar em economia significativa. 

Até porque, ao detectar e corrigir problemas antes que se tornem mais sérios, os clientes podem evitar gastos excessivos com reparos emergenciais e substituição de peças danificadas.

2. Maior confiabilidade e segurança

O carro sempre quebra no momento em que isso não podia acontecer. Geralmente é um dia que se tem um compromisso, está corrido e, de repente, barulho estranho, luz no painel, triângulo e pisca alerta. 

Não existe uma pessoa que não fique nervosa com essa situação.

Então, deixe claro para o seu cliente que a manutenção preventiva ajuda a garantir que o veículo esteja sempre em boas condições de funcionamento, proporcionando maior confiabilidade e segurança. 

Isso reduz o risco de falhas mecânicas inesperadas, acidentes e danos ao veículo.

3. Prolongamento da vida útil do veículo

Tem cliente que nem sonha em trocar de carro nos próximos anos, então ele precisa ser conscientizado de que só será possível se houver manutenção preventiva. E deixar claro tudo o que pode ser feito é um direito do consumidor.

Ao realizar manutenções regulares, os clientes podem prolongar a vida útil de seus veículos, evitando o desgaste prematuro de componentes e sistemas. Isso significa que poderão desfrutar do seu veículo por mais tempo, sem a necessidade de substituições frequentes.

4. Menor tempo de inatividade

Ao evitar problemas mecânicos sérios por meio da manutenção preventiva, os clientes também podem reduzir o tempo de inatividade do veículo. Isso é especialmente importante para aqueles que dependem de seus veículos para o trabalho ou outras atividades diárias.

5. Valorização do investimento

Via de regra, depois de sair da concessionária, o carro só perde valor.

Mas, embora a desvalorização naturalmente ocorra, deixe claro para os clientes que manter um histórico de manutenção regular pode aumentar o valor de revenda do veículo no futuro. 

Os compradores em potencial valorizam veículos que foram bem cuidados e mantidos adequadamente, o que pode resultar em um retorno financeiro maior para o cliente no momento da venda.

A importância da manutenção preventiva está em tranquilizar seus clientes

Pare para pensar, se um cliente não tem grandes dores de cabeça com o carro, ele está feliz e, sempre que for à sua oficina, terá certeza que está contratando um serviço excelente. Afinal, você não só resolve, mas também evita dor de cabeça.

Logo, orientar sobre a  manutenção preventiva não é apenas uma prática recomendada, mas uma estratégia inteligente para garantir o bom funcionamento e a segurança do veículo a longo prazo e conquistar a confiança dos seus clientes.

Portanto, não deixe de orientar seus clientes e incentivá-los a investir na manutenção preventiva de seus veículos.

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