Existe uma palavra que resume o segredo do sucesso de todas as empresas: produtividade. Quanto mais sua equipe trabalha, e mais eficiente ela é, maior é o lucro da sua oficina, funilaria ou auto center.
Contudo, essa produtividade não aparece magicamente. Ela é fruto de um processo chamado “motivação”. E para motivar sua equipe você pode lançar mão de várias estratégias, mas tem uma, em especial, que já testamos e vimos o resultado, que é o uso de comissão e premiações com base no desempenho dos colaboradores.
Vamos entender como isso funciona?
O que é Comissão e o que é Premiação?
Primeiro existe uma diferença que precisa ser feita. Existem duas formas de motivar sua equipe usando o dinheiro. A premiação e a comissão.
A primeira, a premiação, é um valor específico que você dá para sua equipe quando a oficina alcança um determinado resultado. Por exemplo: se vendermos R$ 30.000 esse mês, toda a equipe ganha R$ 100,00 a mais.
Já a comissão é um percentual que damos para nossos colaboradores dependendo do desempenho individual. Por exemplo: a cada peça vendida o mecânico ganha 5% do valor líquido, e a cada venda após alcançar a meta de R$ 3.000,00 ele ganhará 10%.
Quais são as vantagens e desvantagens de usar essas estratégias?
Usar comissão e premiação para motivar sua equipe é uma ótima maneira de fazer com que cada pessoa trabalhe para atingir suas metas. Quando temos uma premiação por alcançar determinado resultado, a chance de nos dedicarmos a cumprir o objetivo definido é maior.
A grande desvantagem de utilizar essas estratégias está na sua aplicação. Você precisa ser transparente, claro, explicar ponto por ponto para sua equipe e ter muito cuidado na hora de fazer os cálculos.
Depois que o alinhamento e os cálculos são feitos, a comissão e a premiação geram só vantagens.
Como aplicar a comissão e as premiações em sua oficina?
O que vamos falar agora serve tanto para quem paga para seus funcionários uma remuneração fixa + comissão quanto para quem paga apenas a comissão, tudo bem? Apenas é importante ajustar os percentuais para que tenham mais relação com sua realidade.
Feito o esclarecimento, vamos ao passo a passo de como começar a usar comissão e premiações em sua oficina.
Defina uma meta
Frequentemente falamos sobre metas de gestão aqui no blog, e agora não será diferente. A primeira coisa que você precisa é ter uma meta clara. É com base nesse objetivo que será definida a comissão e a premiação.
Para tal, primeiro é necessário fazer um levantamento dos últimos 9 meses da sua oficina. Descubra quanto sua oficina faturou (quanto ela vendeu) e quanto ela recebeu (quanto entrou, de fato, em sua conta) nesse período.
Após levantar esses valores, divida ambos por nove para ter a média mensal de faturamento e recebimento.
Diferencie meta geral de meta individual
Pronto, agora você sabe quanto sua oficina normalmente gera de receita. A meta precisa ser baseada nesse montante.
Essa é uma meta geral, e caso a equipe consiga alcançá-la você pode, por exemplo, oferecer uma premiação de R$ 100,00 para todos (o valor depende da sua estratégia e fôlego financeiro).
Você pode, inclusive, pensar escalar essa meta, aumentando o valor para cada nova meta alcançada.
Já a meta individual segue mais ou menos pelo mesmo caminho, porém, em vez de considerar o faturamento e o recebimento de toda a oficina, você fará isso para cada funcionário.
Definindo a comissão na oficina
Para definir a comissão do seu colaborador você vai precisar fazer simulações. Pegue uma calculadora e comece a criar cenários e testar. Imagine o que aconteceria se ele ganhasse 5% por cada peça vendida e qual seria o resultado no final do mês, depois vá subindo até encontrar o percentual ideal para sua oficina.
Mas só a comissão, dessa forma, não é o suficiente para motivar seu colaborador. Ele precisa de mais um estímulo para vender produtos e serviços. Então, você pode fazer assim:
- 1% de comissão na venda de peças e serviços até alcançar a meta mensal;
- 3% de comissão para cada venda acima da meta mensal.
Os números são apenas um exemplo, mas ajudam a entender como você pode fazer.
Cuidados com a premiação ou comissão na oficina
Antes de distribuir comissões em sua oficina, deixe bem claro os termos. Explique que:
- o pagamento é sobre o valor líquido;
- o imposto é retirado antes de calcular a comissão;
- a taxa do cartão também é retirada;
- descontos interferem na comissão;
- se um serviço retornar a comissão será estornada.
Caso você e sua equipe prefiram contar metas pelas horas vendidas em vez de objetivos baseados no valor das vendas, também é possível. Mas será necessário fazer um levantamento do valor da hora vendida na oficina.
Não sabe como fazer o cálculo? Confira o vídeo e tire suas dúvidas!