Quais são os melhores canais de divulgação para sua oficina?

divulgação da oficina

Quem já está há algum tempo no mercado sabe que não adianta sentar de braços cruzados no galpão e esperar os clientes aparecerem. É preciso fazer divulgação, mostrar para as pessoas que sua oficina está ali e quais serviços oferece — essa é uma das principais maneiras de atrair clientes.

Contudo, uma boa campanha de marketing é pautada em estratégias bem elaboradas (conhecidas como plano de marketing), com conteúdos feitos sob medida para o perfil do cliente da oficina e veiculados em canais de divulgação adequados.

Vamos conhecer esses canais e as vantagens e desvantagens deles, tanto para o marketing digital quanto para o marketing offline?

Redes sociais

Sem dúvida, o espaço que mais acomoda pessoas no meio virtual são as redes sociais. Praticamente todas as pessoas que acessam a internet tem conta em alguma das maiores redes, como o Twitter, Instagram e Facebook.

Esses ambientes virtuais de interação social são um excelente local para fazer publicidade. No Instagram, por exemplo, é possível trabalhar com hashtags e localização, permitindo que as pessoas encontrem suas publicações com mais facilidade.

Além disso, as redes sociais são bem segmentadas e cada uma delas atende a um perfil diferente de pessoas. Então, antes de escolher alguma delas para criar uma estratégia de publicidade, faça uma pesquisa com seus clientes e veja qual eles mais acessam — sabendo o perfil dos seus clientes você saberá o perfil de futuros clientes.

As redes sociais tem um grande alcance e muita oportunidade de negócio, mas também tem pontos negativos. O principal deles é com relação ao alcance: se você não criar publicações regularmente, os mecanismos dessas redes deixam de entregar seus conteúdos para as pessoas, o que reduz o número de visitantes em seu perfil e, consequentemente, de novos clientes.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que o Google disponibiliza para que qualquer pessoa possa cadastrar sua empresa na plataforma. Dessa forma, quando clientes em potencial buscam pelo serviço ou produto em determinada região, o site de buscas oferece uma lista de alternativas — dentre elas, sua oficina, por exemplo.

O Google Meu Negócio é um site obrigatório para qualquer pessoa que queira divulgar seus serviços. Ele é quase como se fosse um catálogo virtual. Vamos supor que você tenha uma oficina em São Paulo, no bairro Jardins. Se o usuário digitar “oficina no bairro Jardins, em São Paulo” ele encontrará o seu negócio.

E o melhor: não custa nada, além de você não precisar publicar regularmente. Só é preciso ter cuidado com as informações e imagens colocadas ali, para serem atraentes para seus clientes.

Site e Blog

Atualmente já dizemos que o site é o cartão de visitas de qualquer empresa. Você precisa ter um site para mostrar seus serviços, peças que vende, preços, localização, informações de contato e outros detalhes importantes para seus clientes.

Mas… como as pessoas vão achar seu site? É aí que entra o seu blog. Com ele, você pode produzir conteúdos e atrair a atenção das pessoas — mais ou menos igual estamos fazendo agora. Você encontrou nosso blog e isso pode te levar até o nosso site (ou não), mas o motivo de ter nos encontrado foi por conta deste conteúdo. Interessante, não é mesmo?

O grande problema aqui, entretanto, está no custo e na habilidade em lidar com tecnologias. Para manter um site simples, com até 20 ou 30 mil acessos por mês, você terá que investir aproximadamente R$ 400,00 por ano.

Além disso, é preciso fazer o design do site e blog — caso não saiba fazer, um profissional para cuidar disso também tem seu preço, que pode ir de R$ 1000,00 ao infinito, dependendo das suas exigências.

Outro ponto de atenção é o blog: é preciso publicar regularmente, sempre com conteúdos de qualidade, para que o Google mostre seu site para as pessoas.

Mesmo com todos esses pontos de atenção, o site e o blog ainda são a base de qualquer estratégia digital bem sucedida.

WhatsApp

O WhatsApp hoje é uma forte ferramenta de comunicação. Contudo, não podemos dizer que ele é um bom veículo de divulgação. Até existem algumas estratégias que usam ele para conquistar novos clientes, mas são semelhantes aquelas ligações que recebemos, de empresas que não conhecemos, com a oferta de algum produto que não procuramos.

O WhatsApp pode ser usado, e muito bem usado, para conversar com seus atuais clientes, atualizá-los sobre o andamento dos serviços e dar dicas, periodicamente, sobre como cuidar dos veículos.

Nesse exemplo o WhatsApp não é uma ferramenta de divulgação, mas sim de retenção de clientes, que ajuda a trazer as pessoas de volta para sua oficina. E, claro, você sempre pode enviar promoções para seus clientes antigos — talvez isso faça eles procurarem por seus serviços.

Mídias offline

As mídias offline, como outdoors, panfletos, rádio, carro de som e anúncios em jornal continuam com força total, especialmente se sua oficina fica localizada em alguma região fora do centro da cidade ou no interior do estado.

Panfletagem nos bairros e anúncios em jornal ainda geram um bom resultado, especialmente se seus clientes consomem essas mídias — e não é uma divulgação tão cara de ser feita.

Os outdoors, por outro lado, são um pouco mais caros, mas dependendo da localização podem gerar um excelente resultado. O mesmo vale para anúncios em programas de rádio: propagandas mais longas podem se destacar, mas o preço também aumenta.

Já o carro de som é um grande dilema: ele gera resultados, mas também faz com que algumas pessoas evitem sua oficina por conta do transtorno sonoro que foram submetidas. Vale a pena? Vale, dependendo da sua região. É uma questão de pesquisar e testar.

O ponto mais importante com relação ao marketing da oficina é o fato de que todos os canais de divulgação são eficientes. Você apenas precisa fazer a publicidade certa para o seu perfil de cliente. Além de ter presença nos lugares que eles estão, seja nas redes sociais, no WhatsApp, no Google ou nas ruas.

Para complementar a leitura, veja nosso artigo sobre como identificar o cliente ideal da sua oficina!

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