Cálculo de precificação para oficina: o que considerar

cálculo de precificação para oficina

Você sabe o que considerar no cálculo de precificação para oficina? Então leia este conteúdo e descubra quais são os elementos que definem o valor do seu serviço/produto!

Responda sinceramente: somente este ano, quantas vezes você já ouviu de clientes que o seu serviço está muito caro? Ou então teve que negociar descontos sabendo que isso prejudicaria a sua margem de lucro?

Pois é, você não está sozinho nessa! Na verdade esse é um tipo de acontecimento comum em oficinas e ocorre porque a maioria dos empresários não sabe definir um preço justo, competitivo e passar a percepção de valor dele para o cliente.

Quer saber o que fazer neste caso? Continue a leitura deste artigo e confira 4 fatores que você deve considerar na hora de precificar os serviços e produtos da sua oficina!

Cálculo de precificação para oficina: o que deve ser considerado e como fazê-lo corretamente?

O preço elevado dos serviços é um dos grandes motivos pelos quais o baixo movimento da oficina acontece. Afinal, ninguém consome regularmente aquilo que acha caro.

Mas então, sem mais delongas, quais são os principais fatores que devem ser incluídos no cálculo de precificação para oficina?

Markup

O markup é um índice multiplicador que pode ser aplicado sobre um produto ou serviço para chegar ao seu valor final de venda, considerando inclusive a margem de lucro.

Nesta conta de cálculo do markup, inclui-se:

  • custos fixos;
  • custos variáveis;
  • margem de lucro;
  • custo direto (valor pago aos fornecedores de produtos e o preço em que eles serão vendidos ao cliente final).

Dobro do custo

O dobro do custo é uma estratégia para potencializar o faturamento da oficina, acontece que nem sempre ela é a mais indicada ou assertiva.

Esse tipo de precificação considera que um produto será vendido pelo dobro do seu custo. Ou seja, visa uma margem de lucro em 100%.

Pode servir para alguns, mas na maioria dos casos essa é a receita para uma precificação alta e sem muita base, pois não leva em consideração variáveis como estoque (vida útil dos produtos), encargos e afins.

Precificação múltipla

A precificação múltipla considera a venda de um serviço/produtos em pacote, considerando que eles sejam complementares. 

Por exemplo, o cliente encosta seu veículo para realizar revisão mecânica e elétrica e por um valor adicional é incluído também serviços estéticos nessa compra.

Esse tipo de estratégia pode funcionar, contanto que não seja feita no formato de venda casada, ou seja, o cliente não deve ser obrigado a contratar um serviço complementar para levar o primeiro, pois isso é considerado crime.

Precificação inteligente

A precificação inteligente está ligada ao uso de tecnologias e recursos como Big Data (banco de dados) e inteligência de mercado para definir uma estratégia de preços automatizada e competitiva a fim de maximizar as vendas sem comprometer a margem de lucro e o equilíbrio financeiro da oficina.

Como você pôde conferir, o cálculo de precificação para oficina é fundamental para mantê-la competitiva no mercado e gerar percepção de valor em seus clientes.

Então, defina qual público seu negócio pretende alcançar e trace estratégias para chamar a atenção dele com base na qualidade do serviço oferecido e a quantia paga por ele.

Falando nisso, saiba como um sistema de gestão para oficina pode te ajudar a crescer no mercado.

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