Meta de venda de serviços e peças por dia

Meta de venda de serviços e peças

Por: Fábio Moraes

Meta de venda de serviços e peças: vamos entender um pouco melhor? Em um dos textos passados falamos sobre a importância de nossa oficina ter uma meta de venda diária (se você ainda não leu, corre lá!).

Hoje iremos aprofundar mais neste assunto. Expliquei, de uma forma simples, quais os passos e como calcular para chegarmos a uma meta. Apenas para reforçar, vamos repetir aqui o que já falamos.

Relembrando

“Todas as empresas devem trabalhar em cima de metas e é você, proprietário da oficina, a pessoa responsável de definir esta meta”. Cada empresa tem uma e o ponto de partida para chegarmos a nossa meta é encontrarmos o custo fixo e o custo variável da oficina.

Se você ainda não tem uma planilha para controle do custo fixo e variável da sua oficina, é só clicar aqui e fazer o download do nosso modelo.

Só não vamos falar dos custos agora, porque nosso foco atual é o pátio, mas em breve estaremos explicando como calcular os custos e encontrar o ponto de equilíbrio da oficina.

Exatamente por isso vamos usar como referencial o valor total das despesas de sua empresa e com este número trabalhar as metas. Então vamos colocar a mão na massa!!

Meta de venda de serviços e peças: mão na massa!

Levante todas as despesas da oficina e coloque o valor aqui na frente: R$ ___________

  • Muita atenção para não esquecer de somar neste valor tudo o que você paga (ou deveria pagar) em sua oficina. Como exemplo do que deveria pagar, podemos colocar impostos que deveriam ser pagos e muitas vezes, por falta de dinheiro, não foi pago.
  • Este valor deve ser somado nas despesas, sempre usando como padrão o período do dia 01 a 30 de cada mês.
  • Quando fechamos as despesas de um mês e fazemos as contas é possível encontrar a meta do mês seguinte, ou seja, nossa oficina vai ter uma meta, que pode ser diferente, todos os meses.

Divida o valor que encontrou no item 1 por 22 (que é a média de dias úteis do mês): R$ _______

Acrescente no resultado que encontrou no item 2 o valor de 20%: R$ ________________

O valor encontrado no item 3 é meta de venda diária (peças e serviços). Significa que este número é o valor que sua oficina deve vender todos os dias (entre peças e serviços) para conseguir o equilíbrio que você tanto busca.

  • Com este número nas mãos podemos conversar com nossos mecânicos e orçamentistas qual o objetivo diário deles, não em quantidade de carros atendidos, mas em valores vendidos.
  • Pense comigo e veja como não é difícil fazer estas contas. Se sua oficina tem 4 mecânicos e a meta que encontrou no item 3 foi de R$ 1.600,00 (por exemplo), basta dividir R$ 1.600,00 por 4 (produtivos) e você verá que cada mecânico deve vender R$ 400,00 / dia.
  • Tão importante quanto a meta é, você proprietário da oficina, acompanhar todos os dias se a meta está sendo atingida ou não.
  • Isso se chama regularidade e qualquer processo de gestão para dar certo precisa de regularidade, então a orientação para vocês é que a conferência da meta por funcionário, seja feita todos os dias pela manhã, como primeira rotina das atividades do dono da empresa.
  • Significa que hoje pela manhã vamos conferir se a meta de ontem foi atingida. Se os funcionários conseguiram é fundamental você ir no pátio e elogiar a todos, mas se a meta não foi atingida é importantíssimo parar todos no meio do pátio, logo cedo, e mostrar que a meta do dia anterior não foi atingida e que a empresa precisa de uma dedicação maior de cada um.
  • Por fim, também é muito importante separarmos o que estamos vendendo de peças e o que estamos vendendo de serviços. Quando você fizer os cálculos e encontrar a meta de sua oficina (explicado no item 3 logo acima), lembre-se que aproximadamente 30 a 35% deste valor representa mão de obra e o restante peças, ou seja, 65 a 70% do que sua oficina vende todos os dias são peças.

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Fábio Moraes é CEO da empresa Ultracar, com mais de 25 anos de experiência em gestão e administração de oficinas. Matemático, Analista de sistema e Administrador de empresas. Auditor do IQA, (Instituto de Qualidade Automotiva), consultor do IAA e consultor de várias oficinas do Brasil. Viajou o Brasil inteiro ministrando palestra com o tema “Oficina dá dinheiro, mas tem que administrar”.

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