Como fazer o planejamento estratégico anual da sua oficina?

planejamento estratégico para oficina

De acordo com o Sebrae, em seu relatório sobre Causa Mortis, os dois principais motivos que levam novas empresas à falência são a falta de planejamento prévio e a gestão empresarial pouco profissional.

As estatísticas não mentem: sem foco na gestão sua oficina corre um grande risco. Mas como tudo na vida, para isso também tem solução! Você pode dar o pontapé inicial na administração do seu negócio aproveitando esse início de ano para realizar seu planejamento estratégico anual.

O que é planejamento estratégico anual?

Planejamento estratégico anual, como o nome sugere, é o planejamento que você, gestor, realiza, analisando o cenário atual da sua oficina, prevendo mudanças no mercado e criando estratégias para crescer ou se proteger de eventualidades (ou ambos).

Em outras palavras, esse planejamento basicamente é um guia que você cria para entender onde sua oficina está hoje, onde quer que ela chegue até o final do ano e que ações você deve fazer para que isso aconteça.

Quais são as etapas de um planejamento anual para oficinas?

Um bom planejamento anual é composto por algumas etapas. Vamos conhecer cada uma delas?

1. Faça um levantamento do ano anterior

O bom planejamento começa pelo passado. Assim, o primeiro passo é puxar as informações do ano anterior da sua empresa — mas atenção: é para escrever! Nada de deixar a informação só na cabeça, combinado?

Comece definindo o que é sua empresa, o que ela faz, qual é o perfil do seu cliente e o valor que ele percebe no seu serviço.

2. Entenda o momento atual da sua oficina

Tenha bem claro o momento de desenvolvimento do seu negócio. Lembre-se: sua oficina é influenciada por fatores externos (concorrentes, por exemplo) e interno (como é o caso da gestão).

Uma ótima ferramenta para fazer essa análise é a Matriz SWOT. Ela oferece para você, gestor, os pontos fortes e fracos da sua oficina, bem como oportunidades e ameaças para seu negócio.

Para pensarmos em soluções primeiro precisamos entender o problema, certo? Por isso esse passo é tão importante.

3. Defina onde você quer chegar

Agora é o momento de definir os objetivos do seu negócio para o ano atual. A proposta aqui é estabelecer marcos que a empresa quer alcançar. Para montar os objetivos da forma correta é importante que eles sejam diretos, mensuráveis e tenham prazo muito bem definidos.

Em vez de dizer que você quer, por exemplo, “diminuir custos”, anote que sua oficina irá focar na diminuição de custos, com a meta de reduzir até 10% do custo médio do pátio até o final do mês de abril.

Repare: o objetivo é direto (qualquer pessoa consegue entendê-lo), mensurável (temos um valor fixado para alcançar) e está localizado dentro de um período (precisa ser realizado até o final de abril).

Uma forma mais “simples” de chegar a esse resultado é usando o método SMART.

4. Crie sua estratégia

Agora que você já sabe o que quer alcançar, é hora de definir COMO fará isso. É aqui que criamos uma estratégia, ou seja, um passo a passo das ações que serão feitas para que até o mês de abril, por exemplo, você e sua equipe reduzam os custos do pátio em 10%.

A ideia é realmente criar um guia para a empresa. Então, para cada objetivo que você listou no passo anterior se pergunte como conduzirá sua equipe para chegar lá.

5. Elabore um plano de ação executável

O último passo — antes de colocar tudo em prática, é claro — é a elaboração de um plano de ação.

Aqui, o que você, gestor, fará é bastante direto: pegue cada uma das estratégias criadas, dívida elas em pequenas tarefas com data de início, término, coloque uma pessoa responsável, estabeleça qual métrica será usada para avaliar o trabalho e o custo da etapa.

A ideia é elaborar algo mais ou menos assim para cada estratégia:

TarefaData de InícioData de FinalizaçãoResponsávelCustoMétrica
Troca de fornecedor de ferramentas01/02/202202/02/2022JoãoXRedução do custo por unidade

O planejamento anual deve sempre ser seguido?

Idealmente, quando um planejamento anual é traçado é importante segui-lo até o fim. Isso evita gastos desnecessários e desorganização.

Apesar disso, sempre é possível fazer pequenos ajustes, principalmente se você notar que as decisões tomadas no planejamento não estão condizendo com a realidade da sua oficina.

Quer conhecer um pouco mais sobre o tema? Temos uma oportunidade de ouro para você! O professor Fábio Moraes está falando sobre esse e outros assuntos em algumas aulas do treinamento Texaco. Assista hoje mesmo as aulas na íntegra gratuitamente!

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