Boa liderança na oficina: aprenda a ser um líder para sua equipe

liderança na oficina

Você provavelmente já deve ter escutado em algum lugar sobre o fato de que existe uma diferença entre ser um líder e ser um chefe. Esse conceito de “liderança” é algo que começou a fazer parte da gestão das empresas mais recentemente e tem gerado um excelente resultado.

A grande diferença entre as duas funções é que o chefe “manda” enquanto o líder se preocupa em “liderar a equipe”. Ou, em outras palavras, o líder é a pessoa que comanda, inspira e influencia sem precisar brigar, xingar ou elevar a voz para que as pessoas façam o que deveriam.

Porque você deveria ser um líder?

Tudo começa no impacto do nome. Quando falamos que alguém é chefe, já temos uma ideia de uma pessoa mais autoritária que nem sempre escuta seus funcionários e toma decisões baseado apenas no que ele acha certo.

A desvantagem de agir assim é que do outro lado não temos uma equipe. Se o gestor é um chefe, os que estão “abaixo” dele são funcionários, que provavelmente não “vestem a camisa da empresa”, têm o foco voltado para o salário no final do mês e apenas se esforçam quando estão sob a vigilância do patrão.

Quando você age como um líder, pouco a pouco as pessoas se sentirão inspiradas. Isso levará sua oficina para uma nova cultura, uma na qual todos ali dentro são uma equipe e têm como foco o crescimento do negócio.

Quais os benefícios de ter uma boa liderança na oficina?

Para deixar ainda mais claro o que estamos dizendo: quando você deixa de ser apenas chefe, patrão, e se torna um líder, sua oficina, rotina e equipe passam a usufruir de vários benefícios.

Em primeiro lugar, como líder você deixará a gestão mais profissional. Em vez de apenas mandar e ficar vigiando para que tudo saia como combinado, seu papel será o de supervisionar e orientar, ou seja, ensinar, dar suporte e colocar objetivos individuais.

Os funcionários, respondendo a isso, vão ficar mais motivados. Eles podem começar a propor novas soluções para os problemas da oficina e passarão a se importar ainda mais com o mesmo que você: a satisfação dos clientes.

Junto com esses benefícios, outras vantagens de ser um líder em vez de chefe são:

  • os colaboradores percebem seu papel na oficina;
  • as pessoas se sentem reconhecidas (e isso as impulsiona a ajudar mais);
  • os funcionários sentem vontade de contribuir com a oficina;
  • o trabalho em equipe passa a ser mais valorizado;
  • aumenta a produtividade da equipe e reduz o retrabalho;
  • a gestão pode adotar medidas mais profissionais, como indicadores de desempenho e rotina de treinamentos.

Quais as principais características de um líder?

Existem vários estilos de liderança diferentes. Cada um deles combina com um perfil de pessoa e com uma estratégia de gestão. Contudo, algumas características são essenciais para qualquer líder. São elas:

Reconhecer os limites da sua equipe

Cada pessoa tem um limite. Alguns funcionários trabalham melhor em uma coisa, outros em outra. Entenda o perfil de cada um, suas limitações e respeite isso.

Oferecer feedback constantemente

Em vez de esperar que as coisas se acumulem, a boa liderança oferece feedbacks para a equipe constantemente.

Alguém teve uma boa ideia? Elogie na hora. Aconteceu alguma coisa que precisa ser corrigida? Chame a pessoa e a oriente. A troca de informações é a base da boa gestão de pessoas e da liderança.

Reconhecer os méritos de cada pessoa

Como dono da oficina é normal você ficar feliz pelas vitórias do seu negócio. Entretanto, não podemos esquecer de dar o mérito a quem merece.

Reconheça a produtividade, o bom trabalho, as boas ideias. Dê o mérito, publicamente, para quem fez o que era correto. Isso não só valoriza o desempenho daquele funcionário, como estimula o restante da equipe para que eles também recebam esse reconhecimento.

Ser exemplo para os liderados

Em vez de apenas mandar, o líder mostra como faz. Ele é o exemplo que todos devem seguir. Por isso, a maneira como você se porta na oficina, a forma como fala com os clientes e até as palavras que usa servem de orientação para seus funcionários.

No lugar de cobrar alguma atitude, tenha essa atitude e seus colaboradores vão segui-lo.

Assumir suas próprias responsabilidades

Ninguém gosta de errar, e nada mais comum que procurar um culpado para nossos próprios erros. Mas o líder não pode cair nessa armadilha. Pelo contrário, ele deve assumir suas responsabilidades, fazer o próprio trabalho e se desculpar quando necessário.

Esses são os atributos mais presentes em um bom líder. Junto a eles você pode incluir algumas características pessoais que farão com que a sua forma de liderar reflita o seu método de gestão.

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