5 canais para melhorar a sua comunicação com o cliente

comunicação com o cliente

Os clientes são o ativo mais precioso de qualquer negócio e entendê-los é essencial para desempenhar um bom trabalho na oficina.

Até porque, pensa bem, o que você mais deseja enquanto empreendedor? Mais vendas, sem dúvidas.

Então, a melhor forma de garantir que elas aconteçam é investir em ações que encantem os clientes para que eles permaneçam comprando com você e ainda recomendem a sua oficina para amigos e parentes.

Reparou no “efeito cascata”? Por causa de um bom atendimento ao cliente na oficina mecânica,  automotiva, funilaria e pintura, retífica, vários outros interessados no seu serviço podem surgir.

Leia este artigo e confira 5 maneiras de realizar um atendimento excelente na sua oficina. Confira agora as melhores dicas e canais de comunicação com o cliente! 

Por que você deve investir em comunicação com o cliente

A comunicação com o cliente é a base para entendê-lo e saber quais são seus desejos, necessidades, interesses e, a partir disso, oferecer soluções assertivas para ele.

Esse é o caminho mais seguro para realizar um bom atendimento baseado na filosofia de encantamento. Ou seja, focar no que o cliente realmente precisa e não apenas induzi-lo a uma compra.

No fim, estar alinhado com o cliente traz muitos benefícios à sua oficina, como:

  • pessoas promotoras da sua marca;
  • consumidores fiéis;
  • aumento do faturamento na oficina;
  • fortalecimento da imagem do seu negócio frente ao mercado.

Além disso, contar com um sistema de CRM facilita o armazenamento do histórico de cada cliente, permitindo um atendimento mais personalizado e eficiente.

Dicas de comunicação com o cliente

O atendimento ao cliente requer alguns cuidados para ser eficiente e trazer os bons resultados citados acima para sua oficina. Confira abaixo alguns passos a serem seguidos durante a comunicação:

  • seja bom ouvinte: foque em ouvir e entender as dores do cliente e deixe-o à vontade durante o atendimento;
  • seja flexível: não dê soluções engessadas, sempre leve em consideração que cada caso é único e precisa de abordagens específicas para serem resolvidos;
  • seja objetivo: pense que o cliente está na sua oficina para resolver um problema, então vá direto ao ponto e seja transparente;
  • seja cuidadoso: foque em gerar satisfação nos clientes, para isso seja cuidadoso ao abordar seus problemas e mostre interesse em resolvê-los sem ser invasivo.

5 canais para melhorar a comunicação com o cliente

Confira os canais que você pode utilizar para melhorar a comunicação nas oficinas automotivas na prática.

1 – WhatsApp

O WhatsApp para oficinas é muito importante para prestar atendimentos rápidos, de pós-venda e fazer o envio de confirmação de compras.

As mensagens instantâneas permitem com que você se comunique com o cliente em tempo real e o direcione conforme a sua dúvida. Se tratando de um aplicativo que todo mundo tem instalado no celular, o WhatsApp é indispensável para a sua oficina.

Além disso, a ferramenta pode ser integrada a um sistema de agendamento, facilitando a marcação de serviços e evitando falhas na comunicação.

2 – Sistema de CRM

Bons sistemas de gestão para oficina possuem um sistema de CRM que permite com que você tenha acesso ao histórico de interação com o cliente, seus dados de contato e consiga prestar um atendimento muito mais assertivo.

Com um sistema de CRM eficiente, sua oficina pode acompanhar os serviços prestados a cada cliente, sugerir manutenções preventivas e até mesmo programar lembretes automáticos para futuras revisões.

Esse tipo de ferramenta também é essencial para entender como atrair clientes para oficina mecânica, pois permite identificar padrões de comportamento e criar estratégias para fidelizar o público.

3 – E-mail

Quem acha que o e-mail vem caindo em desuso está muito enganado. Ele ainda é uma excelente ferramenta para enviar recibos, orçamentos e notas fiscais de serviço, por exemplo.

O mais interessante é que você pode utilizar ferramentas para que esses e-mails sejam enviados de maneira automatizada.

Ter um sistema integrado para emissão de orçamentos e notas fiscais ajuda a organizar o fluxo financeiro e melhora a experiência do cliente. Por isso, contar com um sistema para oficina mecânica com NFE pode ser um grande diferencial na sua oficina.

4 – Telefonemas 

Os telefonemas ainda são muito bons para fortalecer o relacionamento com o cliente. Você pode, por exemplo, ligar para fazer pesquisas de satisfação, pós-vendas e agendar retornos.

Essa estratégia é especialmente eficaz quando combinada com uma agenda online para clientes, permitindo que os atendentes da oficina organizem os horários de contato e otimizem o tempo de atendimento.

Além disso, ligar para o cliente pode ser um diferencial competitivo no setor, mostrando que sua oficina se preocupa com a experiência do consumidor.

5 – Caixas de sugestão

As caixinhas de sugestões podem ser feitas online, via WhatsApp ou e-mail. O ideal é que você disponibilize um canal para o cliente falar sobre sua experiência com a oficina. 

Estimule as pessoas a expressarem sua opinião. Para isso, você pode criar condições como “responda à pesquisa de satisfação e ganhe 10% na próxima troca de óleo”, por exemplo.

Esse canal aberto para observações ajuda o seu serviço a melhorar conforme as expectativas dos clientes. Além disso, entender os feedbacks permite que você ajuste suas estratégias e otimize a forma como fazer um orçamento para cliente de forma mais eficaz e transparente.

Gostou dos canais mencionados neste conteúdo? Então conheça 5 ferramentas de gestão que vão acelerar o crescimento da sua oficina!