Constantemente falamos aqui, em nosso blog, especialmente nos conteúdos sobre atendimento ao cliente, da importância de acompanhar as pessoas onde elas estão. É dessa forma que criamos vínculos com atuais e futuros clientes.
Seguindo essa lógica, qual é o aplicativo de troca de mensagens mais utilizado no Brasil? Exatamente, o WhatsApp! E-mail e sms ainda são usados? Sim, mas não com tanta frequência e nem com o mesmo alcance que esse simples, mas eficiente aplicativo de mensagens instantâneas.
O que é o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito oferecido pelo Facebook (empresa dona do WhatsApp) que foi desenvolvido especificamente para atender as necessidades das empresas.
Com o aplicativo a sua oficina, funilaria ou centro automotivo tem acesso a diversos recursos que ajudam a melhorar a comunicação com seus clientes. Você pode, por exemplo:
- criar e disponibilizar um catálogo com peças e serviços, facilitando a consulta e reduzindo as dúvidas dos seus clientes;
- registrar respostas rápidas para as perguntas mais comuns, poupando, dessa forma, tempo para você e para sua equipe;
- profissionalizar seu WhatsApp disponibilizando seu endereço, e-mail e site do seu negócio diretamente no seu perfil do aplicativo;
- utilizar etiquetas para organizar seus contatos de uma maneira inteligente e intuitiva (etiquetas para novos clientes, para serviços em andamento, antigos clientes etc.);
- enviar mensagens automáticas para avisar da sua ausência e informar quando você voltará a ficar disponível (com o horário de funcionamento da sua oficina, por exemplo), ou cadastre uma mensagem de saudação para receber as pessoas que entram em contato pela primeira vez.
Para ter acesso ao aplicativo basta fazer o download nas lojas oficiais. Você pode buscar por ele em seu aplicativo padrão ou clicar em um dos links abaixo:
O poder do WhatsApp em oficinas
Entendidas as vantagens do WhatsApp Business, é hora de falarmos da relação entre o seu negócio e seus clientes usando esse aplicativo de mensagens instantâneas tão popular atualmente.
Uma boa utilização do WhatsApp é pautada em estratégia. Antes de mais nada, que tipo de mensagens seus clientes gostariam de receber?
É bem provável que eles ficariam felizes em acompanhar os andamentos dos serviços na oficina, com informações sobre o que já foi feito, quando começa o próximo trabalho e a previsão de entrega.
- Eles também podem gostar de receber sugestões pelo aplicativo. Alguns exemplos de conteúdos úteis são:
- como saber se o combustível do posto está adequado para o carro;
- sinais de que o veículo precisa de óleo ou água;
- cuidados com o balanceamento;
- “sintomas” de que o carro precisa de uma revisão;
- etc.
Sua equipe também pode entrar em contato com o cliente para falar sobre substituição de peças, dar alternativas para o serviço contratado e outras sugestões. Apenas precisamos lembrar que as mensagens de WhatsApp não são um documento jurídico, e para proteger sua oficina é necessário que o cliente emita uma Ordem de Serviço “oficial”.
Recentemente Fábio Moraes, CEO da Ultracar, falou sobre direito preventivo para oficinas, funilarias e centros automotivos com a advogada, especialista no Setor Automotivo, Alessandra Milano Morais. A conversa foi bastante interessante e trata de tópicos importantíssimos para o seu negócio, incluindo essa questão de documentos jurídicos. Clique aqui e assista o bate-papo na íntegra!
Ultracar + WhatsApp: uma revolução
Somado a essas facilidades e vantagens da utilização do WhatsApp em seu negócio, precisamos falar que ainda é possível extrair mais benefícios dessa aplicação. Para isso, você vai precisar do Ultracar.
O Ultracar é um software de gestão completo, totalmente desenvolvido para atender oficinas, funilarias e centros automotivos. Ele conta com diversos módulos que ajudam na gestão da sua rotina administrativa e financeira.
Dentre as várias funções oferecidas pelo software, a integração entre WhatsApp e Ultracar é o que merece nossa atenção agora. Com ela, sua equipe pode emitir o orçamento e enviar diretamente para o número do cliente, com agilidade e segurança.
Funciona assim: sua equipe faz o levantamento do que precisa ser feito, coloca as informações no sistema, gera um orçamento e envia o link de download do documento em PDF via WhatsApp para que o cliente possa baixar e consultar quantas vezes achar necessárias.
Quer mais dicas de como melhorar o atendimento em sua oficina usando a tecnologia? Leia mais um artigo sobre o assunto clicando aqui!