A Ultracar está completando trinta anos e, ao longo desse tempo, construiu uma trajetória sólida de contribuição para o setor automotivo e a gestão de diferentes tipos de oficinas. Com o foco em criar conexões e oferecer soluções eficientes para administradores de oficinas mecânicas, funilarias, auto centers, oficinas elétricas, de motos e outros serviços de manutenção automotiva, a Ultracar passou as últimas três décadas inovando e mantendo seus valores humanos, consolidando-se como o pilar tecnológico do setor.
Essa motivação para transformar sempre esteve no coração da empresa, desde a sua fundação em Belo Horizonte, em 1995. Neste artigo, vamos entender um pouco sobre as origens de Ultracar e como a empresa se consolidou como referência no mercado naquilo que é seu principal atrativo: ajudar gestores de serviços automotivos a prosperar e entregar o melhor produto para seus clientes.
Educação na origem de tudo
Em 1995, o cenário para inovações tecnológicas não era como hoje. A Internet dava seus primeiros passos, e as grandes empresas do mercado digital ainda estavam em sua primeira infância. O Yahoo! estava sendo fundado, e a Microsoft disponibilizava o Windows 95, que foi a referência em sistema operacional por muito tempo.
Foi nesse contexto que o fundador da Ultracar, Fábio Moraes, se mudou de Poços de Caldas para Belo Horizonte. O motivo era sua posição como docente na Utramig, uma instituição referência em ensino técnico, que buscava o conhecimento de Fábio na área de matemática e análise de sistemas. Ao chegar na capital mineira, Fábio buscou a oficina local Irmãos Gomes, para reparos pontuais em seu veículo.
A observação dos processos manuais da oficina, junto ao apetite de Fábio pela pesquisa e desenvolvimento, fomentaram uma ideia revolucionária: usar sua expertise em análise de sistemas para criar um software de gestão que otimizaria os processos lentos e manuais da oficina. O convite foi singelo; após uma etapa de testes e desenvolvimento, Fábio propôs que os gestores da oficina experimentassem uma versão inicial gratuita de seu sistema, redigido na época com dois alunos na linguagem de programação Clipper. Batizou a solução de Ultrasystem, inspirado na sua afiliação com a escola.
Ultrasystem à Ultracar: mais do que um sistema para oficinas
A visão institucional de Fábio e da empresa foi bem colocada em entrevista recente da TV Oficina Brasil: “não quero vender só sistema”. Desde o início com os irmãos Gomes, a principal meta era auxiliar os profissionais do setor a conduzirem uma gestão de oficina mais eficiente, desde a etapa operacional até a análise financeira, controle efetivo de dados históricos e comunicação com os clientes. A empresa mudou de nome para Ultracar, colocando em evidência seu compromisso com a indústria automotiva.
Nesses 30 anos, a Ultracar honrou sua visão e ofereceu muito mais do que software de gestão: também construiu pontes com parceiros importantes, como a ASSORA (Associação das Oficinas Reparadoras de Automóveis de Minas Gerais), e visitou inúmeras oficinas e associados comerciais em busca de entender com profundidade as dores que eram associadas à gestão de oficina mecânica e de outros serviços. Oferecer um sistema para oficinas tinha sido um passo importante, mas o escopo das ofertas da Ultracar só cresceu à medida que a companhia evoluiu para se adaptar aos novos tempos. Era preciso também saber se comunicar, ser uma presença constante no debate de novas ideias.
Comunicação eficiente: um software de gestão na mídia
O background acadêmico de Fábio o inspirou a comunicar-se em várias frentes, à medida que o Ultracar Web, versão inicial do sistema para oficina usado hoje, era disseminado por parceiros diversos em Minas Gerais e no Brasil. Fábio começou escrevendo matérias para o Minas Motor Show, periódico belorizontino que discutia inovações no setor automotivo. Ao longo dos anos, estabeleceu a prática de manter-se em contato com a mídia, participando de eventos, apresentações e podcasts, de maneira que a missão institucional da Ultracar estivesse sempre clara aos parceiros.
Estar em contato com as tendências e inovações do mercado é um hábito comum em instituições longevas. Foi essa mentalidade que permitiu que a Ultracar adaptasse suas soluções em software para oficina automotiva pensando tanto nas dores de seus parceiros e colaboradores, quanto nas discussões e debates em alta no período.
E é difícil ignorarmos o quanto o mercado de soluções digitais se transformou ao longo dos anos. Com novas tecnologias emergindo, como a gestão de dados da nuvem, novas estratégias de usabilidade e acessibilidade, e o poder da inteligência artificial – ficou claro que a Ultracar precisava fazer novamente o que faz há trinta anos: adaptar-se diante dos novos tempos, trazendo inovação e lucro para oficinas.
Renovação e novos horizontes: como a Ultracar transforma o agora
Às vésperas de seu aniversário de 30 anos, a Ultracar se encontrou num período de grandes transformações. A pandemia alterou nossas relações pessoais, profissionais e institucionais para sempre. Os avanços nas áreas de tecnologia provaram-se cada vez mais rápidos, com desenvolvedores de software de gestão em todas as indústrias tendo que colocar sua criatividade e flexibilidade a teste. Havia também um desejo por escalabilidade, para oferecer sistemas para oficina além do Brasil.
Pensando em tudo isso, a Ultracar tomou a decisão de aposentar o sistema Ultracar Web e escrever, com a colaboração de talentosos desenvolvedores de software, uma nova solução para gestão de oficina mecânica, funilarias, serviços de pinturas e auto centers. Seu nome seria simples: Ultracar, o mesmo nome que Fábio escolheu há três décadas para nomear sua companhia, inspirado pela valiosa contribuição da Utramig.
Desenvolver e migrar para esse novo sistema não foi tarefa fácil, mas a experiência e conhecimento técnico contaram muito, e a Ultracar tem orgulho hoje de ter observado inúmeros parceiros na adoção do novo sistema para oficina. Clientes antigos fizeram o processo de carregar seus dados históricos para a nuvem, onde seu uso e transporte contam com muito mais flexibilidade e dinamismo. Além disso, as soluções integradas permitem implementações novas com muito mais rapidez, permitindo que a Ultracar adote as melhores práticas do mercado da tecnologia na gestão de oficina.
O novo sistema Ultracar traz soluções modernas, como gestão de pátio, sistema de CRM, além de flexibilidade nos planos (existem três oferecimentos, para pequenas, médias e grandes oficinas). Além disso, as ricas ferramentas de análise de dados permitem que os gestores tenham muitas informações sobre seu perfil de consumidor, e possam tomar decisões comerciais que melhor beneficiam seus clientes.
O legado e o futuro na gestão automotiva
A rica história da Ultracar está alicerçada num compromisso com a inovação, o empreendedorismo e o oferecimento de melhores resultados para gestão de oficina e outros serviços da área automotiva. São trinta anos demonstrando esses valores para clientes em Minas Gerais, no Brasil e no mundo. Com a duradoura confiança de parceiros comerciais em suas soluções em software de gestão, a Ultracar se posiciona de maneira muito positiva para continuar buscando novas soluções e estudando a fundo o mercado automotivo para servir seus clientes por muito mais tempo.
O conhecimento técnico e a sede por novidades impulsionou muito dessa história, mas foi a confiança e a proximidade com clientes que permitiu que ela fosse duradoura. Nesses trinta anos, a Ultracar mostrou muita coisa. É esse legado que permite que a companhia continue fazendo o que sempre fez por muitos mais anos: ajudar profissionais da área a alcançarem uma uma realidade próspera e saudável na gestão de oficina automotiva.