ROI: entenda o que é e como calcular o retorno sobre investimento para sua oficina

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Você já ouviu falar em ROI, ou retorno sobre investimento? Como empreendedor, provavelmente já se deparou com esse termo. Mas afinal, o que é ROI e por que é tão importante? Descubra agora!

ROI é uma métrica que mede o quanto sua oficina está gerando de retorno em relação ao que foi investido. Em outras palavras, é uma forma de avaliar se seus investimentos estão dando certo ou não.

E saber calcular o ROI é fundamental para tomar decisões estratégicas para o seu negócio!

Como calcular o ROI?

Basicamente, tudo o que você faz é pensando em gerar lucro para a oficina, certo? Dito isso, é preciso saber como calcular o ROI. Na prática, o objetivo é saber o retorno obtido a partir dos seus investimentos.

Então, para o cálculo, faça o seguinte:

  • divida o ganho obtido pelo valor investido. Por exemplo, se você investiu R$ 10.000 e obteve um ganho de R$ 15.000, o seu ROI seria de 50%;
  • ou subtraia o valor investido do ganho obtido e divida o resultado pelo valor investido. Nesse mesmo exemplo, (R$ 15.000 – R$ 10.000) / R$ 10.000 = 0,5 ou 50%.

Trazendo para a prática, imagine que você investiu R$2.000 em anúncios por meio do Instagram para oficina e esse investimento trouxe 5 novos clientes.

Se cada novo cliente gastou R$600, o retorno para sua oficina foi de R $3.000. Logo, o investimento se pagou e ainda trouxe lucro de mil reais.

Outra forma de analisar esse resultado também: você teve lucro de R$ 0,50 para cada real investido.

Analise o Retorno Sobre Investimento

Lembre-se que, para mensurar o resultado de uma ação, é necessário somar todos os investimentos feitos. Para exemplificar: digamos que você criou uma campanha específica, para atrair novos clientes na região que a oficina está localizada.

Você mandou imprimir folhetos (1.000 unidades por R$ 500), contratou panfleteiro para entregar em semáforo (28 horas semanais por R$ 280) e ainda divulgou em carro de som para rodar a região (20 horas semanais por R$ 300). Valor total: R$ 1.080.

Depois de um tempo da campanha, você atraiu 4 novos clientes que gastaram no total R$ 950,00 na sua oficina. Calculando o ROI: (R$ 950 – R$ 1.080)/R$ 1.080 = -0,12 ou -12%

Ou seja, a campanha trouxe prejuízo e a partir dessa informação você tem que analisar e entender as causas para corrigir. O custo dos folhetos poderia ser menor? Ou imprimiu mais folhetos do que o necessário? Dois dos clientes comentaram que o carro de som chamou a atenção, então será que valeria a pena aumentar o tempo de rodagem e negociar com o fornecedor a redução do custo/hora?

São inúmeras variáveis e cabe ao gestor, você, analisá-las!

calcule o roi do marketing da sua oficina

Acompanhar o ROI é fundamental para desenvolver sua gestão

Como você pode ver, o ROI é uma métrica simples e importante para avaliar se seus investimentos estão dando certo ou não.

Investir em ações estratégicas é essencial para o sucesso e crescimento de qualquer empresa, incluindo oficinas mecânicas, pois é isso que vai garantir a melhoria contínua dos serviços e produtos oferecidos, além de infraestrutura e capacitação de funcionários.

 É importante lembrar que o retorno sobre investimento não é o único indicador para guiar decisões, mas é uma boa forma de medir se sua oficina está tendo retorno sobre o que foi investido.

Entender como calcular o ROI e as variáveis que entram no cálculo é fundamental para realizar ações estratégicas do seu negócio. No fim, é uma forma de melhorar a administração de recursos.

Quer saber como ir além? Veja as funcionalidades de uma ferramenta de gestão para otimizar os processos da sua oficina.

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