Como aumentar o movimento da oficina em 4 passos

aumentar o movimento da oficina

Aumentar o movimento da oficina é o grande desejo da maioria (para não dizer todos) dos empresários do segmento, mas antes é preciso ter uma pergunta muito bem respondida: o seu negócio não tem movimento por falta de divulgação ou por causa do serviço oferecido?

Essa análise precisa ser realizada com cautela, assim é possível identificar de fato qual é o grande problema que a sua oficina enfrenta.

Mas, considerando que você já tem essa resposta na ponta da língua e seu objetivo seja captar novos clientes e criar percepção de valor na sua marca/serviço e produto, continue a leitura deste conteúdo e confira 4 passos para aumentar o movimento da oficina!

Qual o “passo zero” para melhorar o movimento da oficina?

Bom, vamos pensar juntos: antes de focar em trazer novos compradores, é preciso entender por qual motivo acontece o baixo movimento na oficina.

Diante disso, levante todos os pontos possíveis sobre o seu negócio e revise processos a fim de encontrar falhas em áreas como:

  • gestão financeira;
  • gestão de pessoas;
  • qualificação de mão de obra;
  • qualidade do serviço/produto vendido;
  • precificação competitiva;
  • atendimento ao cliente;
  • localização da oficina;
  • dentre outros;

Identificando os erros listados acima, fica muito mais fácil saber qual a necessidade da sua oficina.

4 passos para aumentar o movimento da oficina

Quem não quer aumentar o movimento da oficina? Podemos dizer que você, seus concorrentes e todo mundo que de alguma forma está envolvido neste mercado!

Pois bem, considerando que os erros cometidos já foram mapeados e corrigidos, a precificação na oficina seja justa e condizente com a qualidade de serviço e atendimento prestados, o que fazer quando o assunto é divulgação?

Confira algumas dicas abaixo!

 1 – Divulgue em canais online e offline

O marketing para oficina nunca deve ser esquecido, afinal é ele quem causa a percepção de valor da sua marca em relação aos clientes e é capaz de atraí-los e até fidelizá-los.

Para o seu investimento em divulgação ser assertivo, defina um público-alvo e saiba quais canais eles consomem, assim seus anúncios conseguirão alcançá-los.

De todo modo, algumas divulgações on e offline a serem consideradas são:

  • Perfil da Empresa no Google;
  • links patrocinados;
  • redes sociais;
  • panfletos;
  • placas;
  • dentre outros.

2 – Invista na fachada da oficina

A reforma da oficina é um ponto a ser considerado, mas aqui estamos falando especificamente da fachada.

Pense bem, se você está com fome e passa na frente de um restaurante que não possui nenhuma informação visual sobre cardápio, preços e afins na porta, ele não irá chamar sua atenção ainda que sirva os melhores pratos do mundo. Não é mesmo?

Com a sua oficina é a mesma coisa! Na fachada, coloque placas que estimulem a decisão de compra e atraia as pessoas que passam na frente dela.

Alguns exemplos são:

  • faixas e banners com preços dos principais produtos/serviços;
  • placas sinalizando promoções;
  • dentre outras.

3 – Crie e divulgue promoções

Promoções facilitam a entrada e o retorno de um cliente na oficina. Por isso, crie programas de fidelidade e descontos para primeiras compras.

Por exemplo, a cada três trocas de óleo, a quarta é gratuita. Outra estratégia é: o cliente que indicar um amigo para visitar a oficina ganha 10% de desconto na próxima compra. Nessa hora use sua criatividade!

No fim, essas estratégias ajudam no ponto de equilíbrio financeiro da oficina.

4 – Faça parcerias com empresas e seguradoras

Fazer parcerias com empresas e seguradoras do meio é uma excelente maneira de aumentar o movimento da oficina, isso porque vocês possuem os mesmos clientes em finalidades diferentes. Ou seja, é como se fosse uma troca de fluxo no negócio.

Para tal, crie programas como descontos e repasses do percentual das vendas feitas por quem recebe a indicação.

Neste artigo você conferiu 4 passos para aumentar o movimento da oficina e, além disso, qual deve ser a primeira medida a ser tomada antes de pensar em divulgação. No caso, uma análise interna para corrigir processos e melhorar a experiência do cliente na sua loja.

Então, saiba agora como ter uma oficina rentável!

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