Novas tendências na reparação automotiva vêm com tudo em 2023! Conheça algumas delas e como preparar sua oficina para acompanhá-las.
Infelizmente não temos uma bola de cristal para prever tudo o que vai acontecer em nosso mercado no ano que está começando, mas uma coisa é certa: nós estamos sempre acompanhando as novidades e temos algumas informações que podem ser bastante úteis para a sua oficina surfar nas tendências do momento.
Estar antenado é fundamental para o gestor que quer trazer diferenciais para o seu negócio e destacá-lo da concorrência.
Então, confira neste conteúdo as principais tendências automotivas e o que os consumidores irão procurar em 2023!
Principais tendências na reparação automotiva em 2023
As tendências na reparação automotiva sempre despertam o interesse de muita gente, seja dos profissionais do meio, dos consumidores ou dos amantes de carros. Indo além, são dúvidas de donos de oficina que ficam pensando em como agir.
Dos últimos 10 anos para cá, o mercado evoluiu muito. Quer uma prova? Compare o interior de um carro premium de 2012 com um “veículo médio” de 2022. Fica nítido que, embora talvez ainda seja “mais carro”, aquele modelo de topo de linha parece menos tecnológico que os carros considerados medianos atualmente.
Ou seja, muita coisa aconteceu e as novidades do setor automotivo não param! Confira abaixo as principais:
1 – Carros híbridos e elétricos
Híbridos e elétricos ainda não têm um preço tão acessível e por isso poucas pessoas pilotam um desse em solo nacional, mas a tendência é que a procura por eles aumente consideravelmente não só em 2023, mas também nos próximos anos.
Então, aqui vai uma dica: ainda não existem muitas oficinas especializadas em reparos de híbridos e elétricos. Por isso, buscar mão de obra qualificada a fim de oferecer esse serviço na sua oficina pode ser um grande pulo do gato para 2023.
A tendência de carros híbridos e elétricos, como dito acima, é só crescer. Você não vai querer parar no tempo e ficar para trás, né?
2 – Carros mais tecnológicos
Lembra do exemplo do carro premium comparado ao médio? Pois bem, os veículos novos estão cada vez mais equipados de fábrica com kits multimídia, lanternas, luzes e faróis de led, câmbios automáticos com novos sistemas de transmissão e várias outras novidades.
Portanto, garanta que a sua oficina esteja atualizada tanto em relação a reparos e fornecimento dessas peças, como com cálculo de precificação competitivo no mercado.
Sempre invista em novos conhecimentos e atualizações. Fazendo isso você nunca perde!
Expectativas para 2023: o que o consumidor irá buscar?
O consumidor também tem suas expectativas para 2023. Sendo assim, o que sua oficina deve esperar deles?
1 – Valorização da experiência
Os clientes não querem mais só um serviço ou produto. Eles desejam vivenciar o valor daquilo que estão comprando.
Então, é importante que a sua oficina esteja preparada para focar em oferecer soluções individualizadas com base em transparência e qualidade.
Como está o processo de atendimento e pós-venda na sua oficina? Você trabalha o relacionamento com o cliente ou só deixa as coisas rolarem?
2 – Confiança nas indicações da oficina (principalmente de peças)
Podemos dizer que o cliente nem sempre quer um mecânico, mas um amigo, uma pessoa em quem ele possa confiar. E aqui está a importância de indicar soluções e não apenas empurrar vendas.
Embora tenha virado febre o cliente levar a peça até a oficina e pagar apenas pela mão de obra, a tendência é que isso caia por terra e a mecânica defenda sua posição de especialista indicando as melhores peças.
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3 – Carros por assinatura
Voltado para os motoristas que valorizam mais o uso do que a posse, esse mercado esteve em bom crescimento em 2022 e tudo indica que deve continuar nessa linha.
A dica é: esses carros precisarão de manutenção em algum momento, é interessante que a sua oficina tente fazer contratos com as empresas de locação para aumentar o faturamento.
Em um mercado tão competitivo como este, estar antenado às tendências para se diferenciar e dar os próximos passos com segurança é essencial.
Não fique parado no tempo, se informe, crie estratégias para encantar seu cliente e evite o baixo movimento na oficina em 2023!