Trabalhar fazendo a diferença no pátio da oficina
Para trabalhar fazendo a diferença no pátio da oficina, é necessário que alguns processos do nosso dia a dia sejam modificados. Se queremos novos resultados, não podemos fazer as mesmas coisas de sempre e isso é um fato. Vamos entender melhor o que podemos fazer?
O que significa trabalhar fazendo a diferença no pátio?
Saia de sua rotina diária e pense um pouco em como está o pátio de sua oficina, mas faça isso com um olhar crítico, pois caso contrário você não conseguirá enxergar o que precisa. Procure observar tudo o que acontece e, principalmente, como acontece.
Muitas vezes colocamos defeitos nas outras oficinas, mas esquecemos de olhar para dentro da nossa e para fazermos a diferença no pátio da oficina a primeira coisa é pensar se somos escravos da oficina, não tendo tempo para fazer mais nada em nossas vidas, e também aceitar que a oficina não “gira” como deveria e nem como nós gostaríamos.
Quando conseguimos “enxergar” estas situações estamos dando o primeiro passo no sentido de fazer a diferença, pois estamos sendo o ponto de partida de mudança na oficina. É uma sequência lógica. Só consigo mudar alguma coisa na oficina quando eu mudo e é uma decisão que só eu posso tomar. Por isso decida mudar agora e entenda como trabalhar fazendo a diferença.
Atenção a tudo e a todos
Para fazer a diferença no pátio tenho que estar atento a tudo e a todos. E olha que não é fácil porque sempre estamos envolvidos na solução do problema e não na causa do problema. Estar envolvido com a solução do problema “suga” muito tempo do proprietário da oficina, porque quase todos os dias o mesmo problema aparece novamente. Para resolver este tipo de situação devemos rever todos os processos do pátio e estudar cada um deles para conseguirmos entender o que é preciso mudar nas rotinas para que o envolvimento seja na causa e não no problema.
Para ficar mais fácil acredito que valerá a pena cada um seguir o roteiro abaixo.
Passo a passo
1- As rotinas de atendimento ao cliente estão boas e são seguidas pelo atendente de uma forma igual para todos os clientes?
2- As rotinas de elaboração do orçamento seguem um padrão único pelo responsável?
3- A rotina de fazer um orçamento complementar (é quando depois que o orçamento é autorizado o mecânico identifica mais serviços para serem realizados ou peças para serem trocadas) segue um padrão único para todos os mecânicos?
4- As rotinas de manobras dentro da oficina (colocar os carros nos elevadores, na mesa de alinhamento, etc) estão padronizadas e todos na oficina seguem esta padronização?
5- A rotina de limpeza do pátio, organização de ferramentas, descarte correto de materiais contaminados funciona diariamente?
Conclusão
Trabalhar fazendo a diferença é o proprietário mudar a forma de gerenciar o pátio da oficina (com o chefe de pátio quando se tem um ou sem ele para as oficinas menores) e dentro deste novo formato de trabalho “enxergar” os cinco itens acima todos os dias e fazer eles funcionarem com “regularidade”, é conseguir trabalhar fazendo a diferença.
O resultado é maior satisfação dos funcionários, dos clientes e principalmente mais tempo para o proprietário ir melhorando a gestão de sua oficina.
Fábio Moraes
CEO da empresa Ultracar, com 25 anos de experiência em gestão e administração de oficinas. Matemático, Analista de sistema e Administrador de empresas. Auditor do IQA, (Instituto de Qualidade Automotiva), consultor do IAA e consultor de várias oficinas do Brasil. Viajou o Brasil inteiro no ano de 2016 ministrando palestra com o tema “Oficina dá dinheiro, mas tem que administrar”.
Bom dia,
Isso é uma coisa que preciso melhorar no pátio da minha oficina, desde o atendimento inicial até a finalização do serviço, preciso de uma orientação de como fazer isso de maneira correta.
Att,
Roberto!!!
Boa tarde, Roberto! Ficamos muito felizes em saber que você tem acompanhado nossos textos. Parabéns por buscar aprender cada vez mais! Peço que fique atento ao seu e-mail. Enviaremos algumas perguntas para que possamos alinhar as ideias e, por fim, conseguir te ajudar, ok? Grande abraço!