É tempo de gerenciar: gestão do tempo

Tempo é algo que cada um faz o seu. Como foi a gestão do seu tempo no mês passado? Conseguiu arrumar tempo suficiente para gerenciar e administrar sua empresa? Foi possível identificar os problemas diários e estudar a melhor forma de corrigi-los?

Se sua resposta for aquela que acontece com a maioria dos proprietários das empresas do setor automotivo, então inicie este mês de uma forma diferente. Estamos numa época do ano, em que o primeiro trimestre já foi embora e que muitos de nós se propõem a várias coisas pessoais e profissionais até o final do ano. Propostas que representam muitas vezes grandes mudanças de comportamentos e de posições ideológicas.

As empresas do setor automotivo dependem de muita coisa para poderem suportar a tantas mudanças e a tantas oscilações do mercado, mas tem uma que é fundamental e essencial: a decisão do proprietário em escolher que caminho tomar. O poder de definir o rumo da empresa está quase que exclusivamente em sua mão, por isso a importância desta época.

Relembrando o passado

É importante relembrarmos que grandes oficinas e centros automotivos fecharam ou tiveram sérios problemas financeiros no ano passado, sendo que alguns deles com muitos anos de existência. A maioria fechou por erro na administração. A maioria fechou por falha nas decisões tomadas pelos proprietários. A maioria fechou por falta de gestão. Não tem como escapar. Se você não quiser dar o mesmo destino para sua empresa, comece a encontrar o tempo que você não tem hoje e inicie, de imediato, o gerenciamento de sua empresa, de um jeito como nunca fez antes.

Pode até parecer repetitivo, mas não existe outra opção. Com todas as mudanças no relacionamento com fornecedores, seguradoras e clientes a informação passou a ser um diferencial importante das empresas. Aquelas que possuem informações mais rápidas e com melhor qualidade podem sair na frente, na conquista de novos clientes e na possibilidade de melhor negociação com seus fornecedores e com as seguradoras.

Mas só isso não basta. Não adianta ter a informação se não soubermos trabalhar esta informação.  Sistema de gestão, como o Ultracar, é importante para auxiliar a gestão, mas é fundamental não transferirmos para o sistema a falha na gestão diária de nossas empresas e na falta da alimentação correta do sistema. O que infelizmente é muito comum e acontece com muita frequência.

Não existe outra maneira senão pensarmos melhor em como disponibilizar um tempo para o estudo e a avaliação dessas informações. Aqui começa o diferencial entre as empresas que buscam o sucesso e as empresas que se contentam com o que tem hoje. Quando começo a pensar em como os proprietários das empresas do setor automotivo se envolvem 100% com o operacional deixando de lado o gerencial fico certo da importância desse assunto.

É tempo de gerenciar. É tempo de administrar

Quando falamos em “É tempo de gerenciar. É tempo de administrar” estamos querendo mostrar que esta é uma decisão única e pessoal do proprietário da empresa. Ele é quem tem de começar a arrumar tempo para entender um pouco as informações que são geradas e analisá-las para planejar o futuro. Estudar os ciclos de altos e baixos que a empresa passa. Entender melhor o mercado, buscar novas oportunidades e caminhar junto com as outras empresas do setor são ações fundamentais para a sobrevivência. E só vai ser possíveis se iniciarmos um processo de organização pessoal de nossas atividades diárias (pessoais e profissionais). Esta mudança exige de nós um imediatismo. Só assim iniciaremos um processo de conseguirmos mais tempo para gerenciar nossas empresas.

Não vamos esquecer que sem essa mudança cultural amanhã poderemos ser nós a estarmos fechando e isso ninguém quer. Não podemos deixar aquilo que criamos com tanto carinho e mantemos com tanta luta fugir de nossas mãos por falta de gestão.

Busque apoio nas entidades e associações do setor. Busque apoio nas empresas que são especializadas em gestão. Quando precisar de ajuda para sua empresa, nunca troque o certo pelo duvidoso, o que está perto, pelo que está longe.

Apesar de todo processo de gestão ser extremamente importante, existem empresas que falam em gestão, mas não vivem a gestão. Como em todos os setores existem as boas empresas e os oportunistas.

Gestão é algo sério. Gestão é estar peto. Exige conhecimento e vivência. Exige experiência e não pode ser colocada na suposição de que pode dar certo.

Gestão é conhecimento. É ouvir, aprender e colocar em prática.

 

 

 

Fábio Moraes é diretor da Ultracar, empresa com 21 anos de experiência em gestão de oficinas e proprietária do Software de Gestão Ultracar (parceiro da Universidade Newton Paiva e do curso GNA – Gestão de Negócios Automotivos), consultor do IAA, auditor do IQA, (Instituto de Qualidade Automotiva) e é consultor de várias oficinas do Brasil, parceira do Programa Cuide do Carro. A Ultracar recebe o apoio do IQA.

2 comentários em “É tempo de gerenciar: gestão do tempo

  • 23 de outubro de 2017 em 23:08
    Permalink

    Apesar do pouco conhecimento no assunto de gestão busco capacitação para entendimento que possa tocar uma oficina que estou iniciando a duras penas por estar a quase três anos fora do mercado de trabalho e descap e doze longe do setor automotivo.

    Resposta
    • 24 de outubro de 2017 em 08:04
      Permalink

      Bom dia, Ednilson! Parabéns por estar em busca de capacitação e entendimento sobre gestão. Esse, sem dúvidas, é o melhor passo para você iniciar essa jornada. Saiba que qualquer coisa que precisar pode contar com a equipe Ultracar, ok? Nós ministramos cursos e palestras por todo o Brasil, além de oferecer consultorias, dicas no blog e um software de gestão intuitivo e completo. Grande abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *